Portugal: O que ver e fazer em Aveiro

postado em: Destinos, Europa 0

Marcela M. Litjens de Portugal para o blog Mari pelo Mundo

Separei uma lista de coisas interessantes para se ver e fazer em Aveiro.  Sugestões econômicas e que podem ser feitas com as crianças.

  • Passeio de moliceiro – A maneira mais divertida de conhecer a cidade é passeando no barco típico denominado moliceiro. Outrora usados para apanhar o moliço, espécie de alga usada para adubo, os moliceiros eram movidos a vela. Hoje existe apenas um furo no local onde havia o mastro e são barcos a motor. Possuem duas pinturas, uma na proa e outra na popa sendo uma delas com motivo religioso e outra com motivo cômico. O passeio dura entre 45 minutos e 1 hora, custa 8 euros por adulto e 4 euros por criança.
Aveiro - Canal central - central de turismo
Aveiro – Canal central – central de turismo
  • Mercado do Peixe – Localizado na praça do Peixe desde 1910, o mercado fecha nos fins de semana quando a feira de usados é instalada. No pavimento superior encontra-se um restaurante bem recomendado.
Aveiro - Feira no Mercado do Peixe
Aveiro – Feira no Mercado do Peixe
  • Demais passeios – A cidade também pode ser percorrida por Tuk Tuk a um custo de 5 euros e há também tours com guias a pé.
Aveiro
Aveiro
  • Passeio de Bicicleta – O uso das bicicletas municipais é gratuito e pode ser usada o dia inteiro. As bicicletas, porém, não podem sair da cidade e ir para a região das praias. Para alugá-las basta dirigir-se ao quiosque da BUGA e fazer o registro. Maiores informações no site
Aveiro - BUGA
Aveiro – BUGA
  • Estação de Caminhos-de-Ferro – O charme da área antiga da estação de trem são os painéis em azulejo bem conservados
Estação de trem
Estação de trem
  • Feira de Antiguidades e velharias – Instalada na Praça do Peixe no 4º domingo de cada mês. Encontra-se de tudo desde roupas, louças, móveis, ferramentas, brinquedos, livros e o que mais se possa pensar.
Aveiro - feira de rua
Aveiro – feira de rua
  • Ponte de Carcavelos – Tradicional ponte do canal de São Roque em pintura amarela e balaústres. Não é bonita, mas é muito conhecida.
    Aveiro - Canal de São Roque - Ponte de Carcavelos
    Aveiro – Canal de São Roque – Ponte de Carcavelos
  • Museu de Aveiro – Localizado no antigo convento no qual enclausurou-se a princesa S. Joana, em 1472, filha de Afonso V. e  Museu da Cidade de Aveiro – Logo no centro, fácil de chegar e com um acervo muito interessante contando a história da cidade.
Museu
Museu
  • Igreja da Nossa Senhora da Apresentação – A fachada desta igreja de 1606 é decorada com dois painéis de azulejo.
    Aveiro - Igreja de Nossa Senhora da Apresentação
    Aveiro – Igreja de Nossa Senhora da Apresentação
  • Antiga Fábrica de Cerâmica Jerônimo Pereira Campos – Instalada às margens da Lagoa da Fonte Nova, a antiga fábrica hoje abriga um centro de Convenções.
Aveiro - Canal do Côjo
Aveiro – Canal do Côjo
  • Edifícios em Art Nouveau – como a central de Turismo e o Talho localizado ao lado desta.
    Aveiro - Canal central - central de turismo
    Aveiro – Canal central – central de turismo
  • Antiga Capitania / Assembléia Municipal – Este prédio em art nouveau foi antigamente usado como moinho e a água passava pelos arcos de sua base. Hoje é um edifício público e abriga a Assembléia Municipal.
    Aveiro - Canal central - antiga capitania
    Aveiro – Canal central – antiga capitania
  • Centro Comercial Não acho que vale muito a pena visitar esse shopping, mas ele situa-se em frente a uma ponte na qual os namorados amarram fitas ao invés de cadeados, o que deixa o visual interessante.

Centro ComercialCentro Comercial

Aveiro - Canal central 12 (Copy)

  • Apreciar o Por do Sol em Aveiro

O por do sol deixa a cidade de uma cor completamente diferente. O visual é lindo!

Por do Sol
Por do Sol
Por do Sol
Por do Sol

marcela boli

Marcela M. Litjens.  Arquiteta e mãe de duas menininhas sapecas. Vivo em Portugal há um ano e, mesmo passeando sempre, acho que nunca irei conhecer todos os lugares incríveis que existem no país.

Compartilhe esta página..
Share on Facebook
Facebook
0Pin on Pinterest
Pinterest
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

Comente pelo Facebook

comentario(s)

Seguir Mari pelo Mundo:
As colaboradoras e as Friends Connection de Mari Pelo Mundo compartilham o olhar e as experiências, contribuindo com o planejamento de viagens de pessoas que adoram se jogar nesse mundo.