Portugal: Por que devo ir para Aveiro?

postado em: Europa, O que fazer 0

Marcela M. Litjens de Portugal para o blog Mari pelo Mundo

A cidade de Aveiro, localizada ao sul do Porto é conhecida por seus canais e é por vezes denominada “ Veneza portuguesa”. É uma pena que não seja incluída nos roteiros tradicionais portugueses. Não é tão sofisticada como Veneza, mas tem seu charme e vale a visita.

Veneza Portuguesa

Aveiro - Canal central
Aveiro – Canal central

A área metropolitana é cortada por canais de água salobra, denominados rias. O principal chama-se Canal Central e percorre o centro histórico da cidade, dando acesso ao Rossio e à avenida Dr. Lourenço Peixinho, a principal avenida da cidade.

As salinas

Na entrada da cidade, na área envolvente ao canal das Pirâmides, encontram-se as salinas. Hoje somam mais de 200 unidades, mas chegaram a ser mais de 800 salinas na região.

Aveiro - Canal de São Roque - Antigos armazens de sal remodelados
Aveiro – Canal de São Roque – Antigos armazens de sal remodelados
Aveiro - Canal de São Roque - Antigos armazens de sal remodelados
Aveiro – Canal de São Roque – Antigos armazens de sal remodelados

O sal era muito usado para o preparo do bacalhau mas a crescente produção de bacalhau congelado e as restrições à pesca reduziram a sua demanda. Sendo conhecido como um dos produtos típicos da região, encontram-se a venda diversos produtos feitos a partir do sal, especialmente cosméticos.

Aveiro - Canal de São Roque - Ponte de Carcavelos
Aveiro – Canal de São Roque – Ponte de Carcavelos

O Canal de São Roque limita a cidade a noroeste e nele podem ser observados antigos armazéns de sal. Nele ainda está localizada a Ponte de Carcavelos e o início do canal que leva ao antigo Mercado de Peixe. Este sofria com inundações constantes já que se encontra abaixo do nível do mar. A cidade como um todo sofria também, mas obras de aprofundamento do leito das rias e a instalação de eclusas resolveu o problema.

O Canal Central

Aveiro - Canal central
Aveiro – Canal central

Aveiro - Canal do Côjo Aveiro – Canal do Côjo

Na continuação do canal Central está o canal do Côjo que liga até a antiga fábrica Jerônimo Pereira Campos que é o atual Centro de Congressos de Aveiro. No final está o lago da Fonte Nova, um lago artificial com o moderno prédio do hotel Meliá.

Aveiro - Canal do Côjo
Aveiro – Canal do Côjo

 

Veja os outros posts de Aveiro e conheça mais sobre essa bela cidade.

marcela boli

Marcela M. Litjens.  Arquiteta e mãe de duas menininhas sapecas. Vivo em Portugal há um ano e, mesmo passeando sempre, acho que nunca irei conhecer todos os lugares incríveis que existem no país.

Compartilhe esta página..
Share on Facebook
Facebook
0Pin on Pinterest
Pinterest
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

Comente pelo Facebook

comentario(s)

Seguir Mari pelo Mundo:
As colaboradoras e as Friends Connection de Mari Pelo Mundo compartilham o olhar e as experiências, contribuindo com o planejamento de viagens de pessoas que adoram se jogar nesse mundo.