Portugal: Basílica do Palácio Nacional de Mafra

A Basílica ocupa a parte central do edifício, e fica entre as torres sineiras.  O desenho é de João Frederico Ludovici ourives de origem alemã.  A Basílica tem a forma de cruz e é toda trabalhada em pedra de Sintra, Pêro Pinheiro e Mafra.

Iniciamos nossa visita pela Basílica, aproveitando que não estava em horário de Missa.   Uma coisa que me impressionou foi ver a Basílica através de uma das janelas internas do Palácio, porque a Basília fica bem no centro do Palácio.

Foi nesta Basílica que se deu a primeira cúpula construída em Portugal

Basílica do Palácio Nacional de Mafra

O projeto da Basílica de Mafra é inovador devido aos seis órgãos. Os 6 instrumentos são de pau-santo representando flores, festões, colunas e capitéis e diversos instrumentos musicais, como trompas e violinos entre outros objetos.

Na capela-mor encontra-se uma tela de Francesco Trevisani representando A Virgem, o Menino e S. António, a quem a Basílica é dedicada.  

Os retábulos das duas capelas no cruzeiro, Sagrada Família (lado sul) e Santíssimo Sacramento (lado norte), bem como da capela lateral sul, Nossa Senhora da Conceição,  e das seis capelas colaterais são da autoria de Alessandro Giusti da Escola de Escultura de Mafra e seus discípulos.

(site Palácio)

Na Biblioteca há partituras de músicos portugueses renomados como João de Souza Carvalho,  Marcos Portugal ou João José Baldi, que só podem ser todadas neste órgão.
Basílica - Palácio Nacional de Mafra Basílica do Palácio Nacional de Mafra

Basílica - Palácio Nacional de Mafra

O escultor Carlo Amattuci foi responsável pelo medalhão com a efige de D. João VI, no órgão da Epístola.
Lord Byron, nas suas cartas, referindo-se a este conjunto de órgãos, escreve: “… os mais belos que ainda vi, quanto a decoração”. Basílica - Palácio Nacional de Mafra Basílica - Palácio Nacional de Mafra
Basílica - Palácio Nacional de Mafra

 

Pena que não ouvimos o órgão tocar, mas só de ver já foi impressionante.

Palácio Nacional de Mafra
Terreiro D. João V
2640 Mafra
Tel:  (+351) 261 817 550
Fax: (+351) 261 811 947
E-mail: [email protected]

Compartilhe esta página..
Share on Facebook
Facebook
0Pin on Pinterest
Pinterest
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

Comente pelo Facebook

comentario(s)

Seguir Mari Christine:

Editora

Sou formada em Comunicação e Turismo. Adoro viajar pelo mundo ou através de filmes e livros. Não tenho problema de ir ao mesmo lugar milhões de vezes ou de não sair do hotel. Adoro planejar a próxima viagem!