Portugal: 11 de novembro, dia de São Martinho

Direto de Mari pelo Mundo, Roteiro de Lisboa por Marcela M. Litjens

No dia 11 de novembro comemora-se o dia de São Martinho, uma das celebrações que marca o outono. Por toda Europa existem diferentes tradições de celebrar esse dia. Em Portugal o costume pede que se comam castanhas (portuguesas) assadas e beba-se o vinho novo, produto da safra anterior. Essa festa é chamada de Mangusto.

Castanhas
Castanhas

 

A castanhas portuguesas são produzidas principalmente no norte do país. O fruto fica dentro de uma capa espinhosa como um ouriço que se parte no outono. No século XVII, antes da batata chegar à Europa, a castanha era a base da alimentação.

Castanhas
Castanhas – Castanheiro da Europa

 

Reza a lenda que Martinho, um soldado romano, voltava da França para sua casa na Itália. Cruzava os Alpes e o tempo estava muito frio quando avistou um mendigo pedindo esmola. Como não tinha nada a oferecer, rasgou sua capa com sua espada em duas partes e a ofereceu ao mendigo. Nesse momento o tempo melhorou e as nuvens se dissiparam. Acredita-se que foi uma recompensa divina por causa da bondade de Martinho.

Nesta época o tempo costuma melhorar e o sol aparece. Este acontecimento é chamado de Verão de São Martinho.

 S_Martinho

Diz o provérbio: “No dia de São Martinho, vai à adega e prova-se o vinho”

 

marcela boli
Marcela M. Litjens.  Arquiteta e mãe de duas menininhas sapecas. Vivo em Portugal há um ano e, mesmo passeando sempre, acho que nunca irei conhecer todos os lugares incríveis que existem no país.

Compartilhe esta página..
Share on Facebook
Facebook
0Pin on Pinterest
Pinterest
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

Comente pelo Facebook

comentario(s)

Seguir Mari pelo Mundo:
As colaboradoras e as Friends Connection de Mari Pelo Mundo compartilham o olhar e as experiências, contribuindo com o planejamento de viagens de pessoas que adoram se jogar nesse mundo.