Ponta Grossa no Paraná – Um lugar para conhecer e se encantar

postado em: Américas, Destinos, Natureza 0

O Brasil é um país com belezas naturais únicas para visitar e conhecer. Um país que deixa estrangeiros apaixonados e querendo voltar (muitos até ficam por aqui). 

De norte a sul, apesar de todos os nossos problemas, temos incontáveis belezas naturais, histórias de povos e culturas que se misturam e se integram, simpatia e hospitalidade de sobra. 

Por isso quando viajo pelo Brasil os sentimentos são sempre muito intensos e especiais, e divulgar nossas belezas e pontos turísticos é um trabalho que traz orgulho e diversão. 

Divulgar as belezas do sul do país, confesso que é ainda mais especial. Sou paulistana, filha de gaúchos, neta de italianos, descendentes de portugueses e índios. Tenho na memória de infâncias lugares, histórias e costumes dessa grande mistura. 

A cidade de Ponta Grossa na região de Campos Gerais, sudoeste do Paraná, é uma dessas belezas que merecem ser recomendadas para viajantes de todas as idades e localidades. 

Salão de Turismo de Campos Gerais

Fiz a viagem para participar do 2° Salão de Turismo de Campos Gerais promovido pela Prefeitura de Ponta Grossa e Fundação Municipal de Turismo de Ponta Grossa, conhecendo os principais pontos turísticos da região. E são muitos e maravilhosos! São muitas dicas e muita história para contar!

Nesse post faço um resumo dos pontos altos da viagem. E seguem links para várias outras dicas e detalhes! 

Em Ponta Grossa vale a pena um passeio a pé pelo centro da cidade que tem prédios históricos e muita simpatia e orgulho dos ponta-grossenses para nos contar um pouquinho mais sobre a região. 

A Casa da Memória do Paraná é um desses lugares. Localizada na antiga estação ferroviária da cidade, construída em 1894, a Casa da Memória é um centro documental e faz aqui um trabalho em conjunto com o Departamento de História da Universidade Federal de Ponta Grossa para identificar e catalogar jornais – um exemplar do jornal “O Progresso” de 1907 faz parte desse acervo – documentos históricos e um acervo de  45 mil fotos do fotografo italiano Luís Bianchi, que registrou momentos da história da cidade como a pedra fundamental da Santa Casa de Misericórdia. 

Para quem gosta de fotografia antiga é uma visita imperdível! 

A locomotiva da década de 30 construída aqui mesmo em Ponta Grossa chama a atenção na paisagem do parque urbano, e encanta quem passa por aqui. Ponto certo para uma fotografia!

A Catedral de Sant’Ana construída em 1978, no centro da cidade é outro ponto para visitar e fotografar. O local foi escolhido por ser o ponto mais alto da cidade para a construção da capela da cidade em 1823 quando Ponta Grossa era uma Freguesia. 

Onde ficar – História

O Hotel Planalto, que além de ser uma das dicas de onde ficar na cidade, é motivo de orgulho para seus proprietários e administradores. O hotel foi inaugurado em 1941, e mantem na sua fachada a arquitetura típica da época. Foi o prédio mais alto da cidade durante anos, e em 1943 hospedou o então Presidente da República Getúlio Vargas.

Da sacada do hotel Getúlio fez seu discurso a população. As fotos nas paredes do hotel marcam a história dessa visita.

Hoje reformado e modernizado o hotel é administrado pela família Wagner desde a década de 70.

O hotel tem 4 categorias de quarto, e o destaque é a suíte master! Um luxo! 

A outra dica para hospedagem é o Premium Vila Velha Hotel. Também localizado na região central o hotel é muito confortável, e serve um café colonial de tarde que faz qualquer regime ir por água abaixo! E na verdade para que regime quando temos café colonial! 

A exuberante natureza do local

A natureza é um capítulo à parte nas dicas para conhecer a região de Campos Gerais. Cachoeiras, furnas e lagos fazem parte do dia a dia por aqui.

 

Buraco do Padre

A região do distrito de Itaiacoca abrigava um mosteiro de padres jesuítas que meditavam próximos a belíssima cachoeira que hoje leva o nome de Buraco do Padre. 

O nome foi dado pelos tropeiros que por ali passavam e se referiram ao local dessa forma. 

O Buraco do Padre é uma furna, uma caverna ou cavidade profunda na encosta de uma rocha. No pé dessa caverna a visão da cachoeira com uma queda de 30 metros é realmente de um local mágico para meditar, relaxar e repor as energias. 

Para chegar neste lugar paradisíaco, temos que percorrer uma trilha que é bastante acessível de um quilômetro, com uma paisagem lindíssima, habitada por animais silvestres como capivaras, lobo guará e andorinhas. 

O local é uma propriedade particular – RPPN – Reserva Particular de Patrimônio Natural e está aberta à visitação de quinta a domingo das 9:00 às 17:00 horas. 

O ingresso custa R$ 18,00. Estudantes, idosos e crianças pagam meia entrada. 

 

Cachoeira São Jorge

A cachoeira de São Jorge tem diversas quedas d’agua, a principal com 30 metros de altura. O local é considerado Unidade de Conservação Municipal, mas fica dentro de uma propriedade particular. A dica é de quem mora no local e adora cachoeiras. Para chegar a estrada é de terra, mas bem tranquila. O local tem uma lanchonete e a trilha é de aproximadamente 500 metros.

Cachoeira da Mariquinha

Outra dica de quem mora na cidade de Ponta Grossa, a cachoeira da Mariquinha fica a 30 quilômetros do centro da cidade no meio de uma trilha por mata nativa. Para os mais aventureiros há local para acampamento e caminhadas.

Quem mora por aqui adora passear e curtir as cachoeiras da região nos fins de semana e feriados.

 

Parque Estadual de Vila Velha

O Parque Estadual de Vila Velha é um capítulo a parte nessa visita. Um local lindíssimo de natureza única no mundo. Clique aqui para ver as fotos e o post do parque de Vila Velha!

Nota

O blog Mari Pelo Mundo foi convidado a participar da Press Trip a Ponta Grossa com o objetivo de promover e divulgar os destinos turísticos da região de Campos Gerais entre os dias 24 e 26 de agosto de 2017. A viagem foi organizada pela Prefeitura de Ponta Grossa, através da Fundação Municipal de Turismo (FumTur) com a colaboração das prefeituras de Castro e Carambeí.

A Press Trip contou com o patrocínio da Sicredi Campos Gerais, Sistema Fecomercio Sesc Senac Paraná, Paraná Turismo, Madero, Princesa do Campos, Frederica’s, Parque Estadual de Vila Velha, Parque Histórico, Casa Tropeiro, Churrascaria Expedicionário do Cogo, Hotel Vila Velha, IAP (Instituto Ambiental do Paraná), Adega Porto Brazos, Buraco do Padre, Hotel Planalto, Olinger e Posto Contorno.


Quer saber mais e receber novidades e promoções?




Clicando nos links da página você ajuda a manter o blog, não paga mais por isso, tem a certeza de estar em um link seguro.

 

S H O P   T H E   T R I P

Clique nos itens e conheça os programas especiais dos nossos parceiros

Cidadania Portuguesa e ItalianaCooking in PortugalServiços de Brasileiros no exterior

S H O P   T H E   L O O K 

Clique nos itens e faça sua compra online


Fast Shop

Sestini

Amazon

 


PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO

🏨BOOKING.COM Veja melhores tarifas
🏨Hoteis.com
📱CHIP INTERNET ILIMITADA em 240 países
🚘ALUGUEL CARRO - cotação com várias empresas
✈️ PASSAGENS aéreas em promoção
🎡Ingressos, tickets, passeios e transfer - cupom: MARIUNIVERSAL.
🚑SEGURO VIAGEM - cotação com várias empresas.
🎫PASSEIOS E EXCURSÕES Get Your Guide
🎟️INGRESSOS PARA JOGOS, SHOWS E TEATRO - EUA

 

Instagram @maripelomundo.blog    Facebook Mari Pelo Mundo

Dúvidas, solicitações e sugestões E-mail: [email protected]

Compartilhe esta página..
Share on Facebook
Facebook
0Pin on Pinterest
Pinterest
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

Comente pelo Facebook

comentario(s)

Seguir Andrea:
Sou publicitária e amo viajar. Um grande objetivo: conhecer ao menos um lugar novo a cada ano. Trago aqui dicas e experiências que tive com essas viagens ao longo do tempo. Alguns lugares agora até se repetem, mas com a diferença de viajar na companhia do filhote pequeno.