Passeios em Moscou

postado em: Eurásia, O que fazer, Planeje-se 0

Teatro Bolshoi

São vários os passeios imperdíveis em Moscou.

Um dos teatros mais famosos do mundo, símbolo da capital russa e do ballet clássico. Sua arquitetura é fascinante e o interior do teatro ricamente decorado.

Assistir ao ballet Bolshoi estando na Rússia, é algo realmente imperdível. Programe-se com antecedência pois os ingressos costumam esgotar rápido. No website oficial é possível ver a programação e comprar os ingressos. http://www.bolshoi.ru/en/

O teatro fica próximo a estação do metro Teatralnaya.

Teatro Bolshoi, Moscou
Teatro Bolshoi, Moscou

Praça Vermelha

O coração da cidade de Moscou, palco de importantes manifestações de toda a história da Rússia. Aqui fica o Kremilin, o Mausoléu de Lenin, a GUM – maior loja de departamento da cidade construída durante o regime soviético, o Museu Histórico do Estado da Rússia com relíquias pré-históricas das tribos que habitaram o território russo até obras de arte de valor inestimável adquiridas por membros da família Romanov e a indescritível Catedral de São Basílio.

Museu Histórico
Museu Histórico
Foto: Andrea

 

 

Mausoléu de Lênin

No imponente mausoléu de granito situado na Praça Vermelha está o corpo de Lênin, uma das personalidades políticas mais famosas da Rússia, que foi o chefe de Estado e líder da Revolução Russa.

A visita ao mausoléu não demora mais do que 5 minutos, mas a fila para entrar tende a ser longa e demorada, principalmente no verão, pois você deve passar por um detector de metais e revista rigorosa, além de não serem permitidas mochilas e bolsas grandes, fotos dentro do local ou uso de celulares.

A dica para os que desejam evitar filas é chegar cedo ao local.

Mausoléu de Lenin
Mausoléu de Lenin

A Catedral de São Basílio

Uma das mais belas construções da capital russa, com suas cúpulas coloridas e com as torres de tijolos vermelhos, a Catedral de São Basílio se destaca na Praça Vermelha.

A igreja ortodoxa foi construída a mando de Ivan, o Terrível, em comemoração à vitória na batalha Kazan, em 1552 e a unificação das terras russas em torno de Moscou. A catedral tem várias capelas, sendo oito delas pertencentes ao projeto original.

O interior é igualmente fascinante com arte por todos os lados, pinturas e afrescos do século XIX e outros tesouros.

 

O Kremlin

O Kremlin é o símbolo maior da Rússia. É a parte mais antiga da cidade, pois ali já se achava uma povoação eslava em 1147. Ao longo dos séculos foram muitas construções e modificações. Durante o regime soviético foram demolidos mosteiros e templos e erigido o Palácio do Congresso, hoje uma sala de espetáculos e concertos. Mas suas muralhas e torres que tanto impressionam seguem o estilo mais clássico das construções da Europa Medieval.

Entrada do Kremilin e Torre Kutáfia – construção de 1516
Entrada do Kremilin e Torre Kutáfia – construção de 1516
Foto: Andrea

 

A Armaria, uma construção datada de 1547 é o museu mais antigo da Rússia e abriga a fabulosa coleção de Ovos Fabergé. Imperdível!

 

Armaria
Armaria
Foto: Andrea

 

Convento Novodévitchi

Um dos mais belos conventos de Moscou, declarado Patrimônio Mundial da Unesco é dos pontos mais imperdíveis da cidade. Fundado em 1524 o convento desempenhou função de Forte, avançado na defesa da capital russa por diversas ocasiões. Está diretamente ligado a história política, cultural e religiosa da Rússia e foi usado pelas mulheres da mais alta nobreza russa.

Convento Novodévitchi
Convento Novodévitchi
Foto: Andrea

Entrando no convento, visite a belíssima catedral ortodoxa dedicada a Nossa Senhora de Smolensk. O cemitério do convento também costuma ter muitos turistas, pois abriga os túmulos de personalidades como o escritor russo Bulgakov, o ator e diretor Constantin Stanislavski, o ex-presidente Boris Yeltsin, entre outros.

O convento fica a 900 metros da estação do Metrô Sportivnaya, e está aberto a visitação das 7:00 às 19:00 horas todos os dias da semana. O cemitério abre das 9:00 às 17:00h.

Catedral de Cristo Salvador

A Catedral do Cristo Salvador é considerada um ícone do renascimento cristão ortodoxo na Rússia e é um marco na cidade, não apenas pela sua grande beleza e riqueza, mas também por sua história que tem início no século XIX, após a vitória do exército russo sobre as forças napoleônicas, quando o então imperador russo Alexandre I decidiu construir uma catedral em homenagem aos soldados mortos na guerra.

Catedral de Cristo Salvador
Catedral de Cristo Salvador

Ruas Famosas

Algumas ruas se destacam na capital como pontos turísticos. A Rua Arbat é reservada apenas para pedestres e você vai encontrar movimento por ali durante o dia e à noite também. É conhecida por seus restaurantes, bares, lojas de souvenires, música e arte.

Estações de metro Arbatskaya ou Smolenskaya.

Outra rua famosa na cidade está a mais ou menos 1,5 km de caminhada da Praça Vermelha. A movimentada Tverskaya, é a rua central da cidade e reúne lojas famosas, bares e restaurantes, museus/teatros, belos prédios, entre outras atrações.

Vá a pé partindo da Praça Vermelha, ou de metrô desça nas estações Tverskaya ou Mayakovskaya.

As Sete Irmãs de Stalin

Andando pela cidade não há como não notar os enormes arranha-céus construídos numa combinação de estilos barroco e gótico que foram erguidos entre 1947 e 1953 a mando de Stalin para comemorar a vitória da União Soviética na II Guerra Mundial.

Conhecidos como as sete irmãs de Stalin, são eles: a Universidade Estatal de Moscou, o edifício de apartamentos Kotelnicheskaya Embankment, o hotel Ukraina, o hotel Leningradskaya, o edifício Kudrinskaya Square, o Edifício Administrativo Red Gates e o Ministério de Assuntos Exteriores.

Edifício principal da Universidade Estatal de Moscou.

 

Galeria Tretiakov

A Galeria é um dos museus de artes plásticas mais famosos do país e abriga um acervo de mais de mil anos de cultura russa. Aberta de terça a domingo, a galeria fica próxima às estações do metro “Tretyakovskaya”, “Novokuznetskaya” e “Polyanka”.

http://www.tretyakovgallery.ru/en

Compartilhe esta página..
Share on Facebook
Facebook
0Pin on Pinterest
Pinterest
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

Comente pelo Facebook

comentario(s)

Seguir Andrea:
Sou publicitária e amo viajar. Um grande objetivo: conhecer ao menos um lugar novo a cada ano. Trago aqui dicas e experiências que tive com essas viagens ao longo do tempo. Alguns lugares agora até se repetem, mas com a diferença de viajar na companhia do filhote pequeno.