Passeio pelas Vinícolas do Chile

Nara Sano-Sarfati para o blog Mari pelo Mundo

Os vinhos chilenos são conhecidos mundialmente por sua qualidade e sabor. Reflexo direto das condições climáticas e geográficas chilenas, com baixas temperaturas advindas das altas altitudes das Cordilheiras dos Andes, além da costa marítima voltada para o Oeste e influenciada pela corrente gelada de Humboldt, favorece um vinho de alta acidez e sabor elegante.

O solo é diversificado, de várias qualidades, advindas de diversos tipos de rochas, possibilitando uma extensa variedade de uvas capazes de gerar vinhos de diversas qualidades.

Viniculas no Chile Veramonte (4) (Copy)

Tours das Vinícolas do Chile

Em geral os tours das vinícolas são bilíngues (espanhol e inglês). É capaz de encontrar guias que arranham o português, pois a quantidade de turistas brasileiros na região é considerável. Muitas vinícolas são de fácil acesso, há vários perto de Santiago sendo possível chegar de ônibus. Se a vinícola é perto da capital, na região de Aconcágua, é certo encontrar mais turistas. De carro chega-se nas vinícolas mais afastadas e, portanto, mais tranquilas. Não é raro uma vinícola possuir parreiras em diversos vales chilenos, a fim de obter a melhor variedade de uva.

Zona de vinicultura do Chile

A zona de vinicultura do Chile é basicamente dividida em 6 regiões:

  • Região do Atacama

Vale Copiapo e Vale Huasco

  • Região de Coquimbo

Vale Elqui, Vale Limari e Vale Choapa

  • Região de Aconcágua

Vale de Aconcágua, Vale Casablanca, San Antonio

  • Região do Vale Central

Vale de Maipo, Vale Rapel, Vale Curicó e Vale Maule

  • Região Sul

Vale Itata, Vale Bio-Bio, Vale Malleco,

  • Região Austral

Vale Cautin e Vale Osorno.

Viniculas no Chile Veramonte (8) (Copy)

A Vinícola Concha y Toro (www.conchaytoro.com) é provavelmente a mais famosa do Vale de Maipo. Um dos vinhos mais famosos da casa, o Casillero del Diablo, atrai muitos turistas, por isso, prepare-se para degustar vinhos em meio a um grupo grande de turistas ruidosos.

A Vinícola Emiliana (www.emiliana.cl) produz vinhos a partir de uvas produzidas seguindo as regras da agricultura orgânica (sem fertilizantes e agrotóxicos industriais) e biodinâmicas (regras lunares e uso de fertilizantes biodinamizados). O tour é conduzido por guias didáticos, cujo foco é mais a agricultura biodinâmica do que o vinho em si. De fato, o vinho não é dos melhores, deveras ácido. Fique longe da degustação do vinho com o chocolate: não sabem harmonizar. De qualquer modo, se quiser conhecer uma vinícola biodinâmica, vale uma visita. O lugar é lindo, há galinhas soltas (que se encarregam de comer e eliminar as pragas de insetos), pés de lavanda entre as parreiras e muitas outras flores silvestres que auxiliam no controle de pragas. As crianças correm soltas pelos campos, mas não há opções para as crianças. Leve lanche.

Viniculas no Chile Veramonte (9) (Copy)

A Vinícola Veramonte está localizada no vale de Casablanca. O tour é bem conduzido e é possível verificar o perfil do solo e a profundidade da raiz da parreira in loco. Explicação técnica e correta. Apesar de não alardearem, seguem os princípios da agricultura orgânica e seu vinho é excelente. No local encontramos, além da loja, um café e um espaço para crianças, com livros, brinquedos de feltro e móveis em formato de carneiros. A degustação é uma das melhores, vinhos harmonizados corretamente com queijos e patês. A surpresa foi a “degustação das crianças: água com cookies.

Viniculas no Chile Veramonte (10) (Copy)

A Vinícola Santa Rita possui terras em seis diferentes vales e produz muitas variedades de vinho, aproveitando as diferentes condições de crescimento de cada vale. É bem conhecida aqui no Brasil, vale a visita.

Vinícolas a de Miguel Torres

Há exatos 10 anos fui visitar as vinícolas chilenas com meu marido. Hoje temos dois filhos pequenos e continuamos a visitar as vinícolas, mas de uma forma lúdica, conciliando o conforto e a participação dos pequenos e a nossa degustação. O fato de muitas vinícolas aceitarem as crianças diz muito sobre o Chile. As crianças transitam pelo local, são bem recebidas e até recebem mimos. Mas considere que as crianças chilenas são muito bem comportadas e não verá nenhuma falando alto no meio do tour.

Passeio pelas Vinícolas do Chile
Passeio pelas Vinícolas do Chile

Dentre tantas vinícolas a de Miguel Torres é uma das melhores (na minha modesta opinião), por sua história, pela região geográfica a que pertence e pelo modo como conduzem a vinícola e o restaurante.

Fundada no Chile em 1979, a vinícola Miguel Torres (www.migueltorres.cl) está localizada em Curicó, margeando a rodovia, perto da Cordilheira dos Andes, cuja localização geográfica, aliada à corrente marítima de Humboldt, favorece diferenças de 20°C entre as temperaturas máximas e mínimas. Isso quer dizer que, durante o dia é quente e, à noite, é frio. Tal característica aliada a um solo vulcânico, torna a região ideal para obter uma uva que concentra sabores e aromas.

Viniculas no Chile Veramonte (7) (Copy)

Tem lugar especial na história da vinicultura chilena uma vez que modernizou a produção da vinicultura, sendo pioneiro na instalação de tanques de aço inoxidável e barricas de carvalho francês, transformando o rudimentar processo de produção de vinhos no Chile.

O restaurante localizado dentro da vinícola oferece um cardápio cujos pratos são preparados com as iguarias da região e harmonizados com os vinhos da casa. Uma sugestão é apreciar o menu degustação contendo uma sequência de 4 pratos, harmonizados com os vinhos da casa e elaborados com ingredientes da região. Vou destacar o robalo com crosta de funghi envolta em uma cama de purê de beterraba: visualmente reflete a paisagem chilena, as beterrabas representam a lava vulcânica, o robalo vem dos mares do Pacífico e a crosta de
funghi é o solo escuro advindo das rochas vulcânicas. É para apreciar e amar.Viniculas no Chile Veramonte (6) (Copy)

As crianças? O chef preparou uma sopinha especial e batatas fritas, harmonizada com suco de uva.   O passeio pelas Vinícolas do Chile vale a pena.

Viniculas no Chile Veramonte (2) (Copy)

Fotos: Nara Sano-Sarfati

Nara

Nara Sano-Sarfati é advogada/geógrafa e mãe de 2 filhos, mora em São Paulo mas está sempre viajando pelo mundo com a família.

 

Planejando a viagem

Você tem duas opções – Planejar sozinho sua viagem ou comprar com assistência de agência. Em qualquer uma dessas hipóteses, se estiver viajando com crianças ou quiser um roteiro personalizado para ajudar no dia a dia ou indicação de agência para pacotes ou aéreo e hotel, nos avise. Envie mensagem para o e-mail [email protected] ou WhatsApp

Se quiser planejar sozinho, aqui no post há várias dicas e links dos sites oficiais de vendas de passagem, hospedagem e todos os serviços que você vai precisar.

 

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO

🏨BOOKING.COM Veja melhores tarifas
📱CHIP INTERNET ILIMITADA em 240 países
🚘ALUGUEL CARRO - cotação com várias empresas
✈️ PASSAGENS aéreas em promoção
🎡Ingressos, tickets, passeios e transfer - cupom: MARIUNIVERSAL.
🚑SEGURO VIAGEM - cotação com várias empresas.
🎫PASSEIOS E EXCURSÕES Get Your Guide
🎟️INGRESSOS PARA JOGOS, SHOWS E TEATRO - EUA
🏨Hotels.com

 

 

Para fazer passeios guiados com guia brasileiro também podemos indicar um parceiro se vocês tiverem interesse. Envie um email para [email protected]

Deixe seu email para receber dicas de transfers e tours em Português na cidade. Por enquanto, minhas dicas são de  Dubai , Portugal (Lisboa, Porto), França ( Paris e redondezas), São Paulo e Itália (Milão, Roma e redondezas)  Clique aqui.  Fácil de agendar, confirmar e pagar. Clique aqui para solicitar orçamento de transfer 

Passagens aéreas promocionais. Pesquise aqui sua próxima viagem! 

Receba mais informações e valores





Clicando nos links da página você ajuda a manter o blog, não paga mais por isso, tem a certeza de estar em um link seguro.

 

S H O P   T H E   T R I P

Clique nos itens e conheça os programas especiais dos nossos parceiros

Cidadania Portuguesa e ItalianaCooking in PortugalServiços de Brasileiros no exterior

S H O P   T H E   L O O K 

Clique nos itens e faça sua compra online


Fast Shop

Sestini

Amazon

 

Instagram @maripelomundo.blog    Facebook Mari Pelo Mundo

Dúvidas, solicitações e sugestões E-mail: [email protected] 

Compartilhe esta página..
Share on Facebook
Facebook
0Pin on Pinterest
Pinterest
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

Comente pelo Facebook

comentario(s)

Seguir Mari pelo Mundo:
As colaboradoras e as Friends Connection de Mari Pelo Mundo compartilham o olhar e as experiências, contribuindo com o planejamento de viagens de pessoas que adoram se jogar nesse mundo.