Carros de cesto do Monte em Funchal, Ilha da Madeira

Os carros de cesto do Monte? O mundo é grande e confesso que eu não sei de tudo.  Quando fomos para Funchal, a primeira coisa que meu marido falou foi  “vamos descer de cesto montanha baixo” .  Hã? Como assim?

Um passeio super típico na Ilha da Madeira é o passeio de cesto, ou melhor “Os carros de cesto do Monte”. Surgiu em 1850 e era usado como meio de transporte dos pequenos produtores locais e de suas produções, hoje é atração turística.

Carros de cesto do monte
Carros de cesto do monte

Os carros de cesto do Monte

O trajeto é uma descida de 2 km pelo Caminho do Comboio no Monte ao Livramento (cerca de 10 minutos)  num carro de cesto de vime montado sobre patins de madeira.

Detalhe que a descida chega a 50 km/h. Maior emoção!    Fui sem criança nesta viagem, uma pena.  As crianças amam!  No cesto só cabem dois, então a criança tem que ser pequena para ir junto.

Carros de cesto do monte
Carros de cesto do monte – A descida

Os “carreiros” são especialistas na descida com segurança e tem o equipamento certo para isso. O passeio não custa pouco, mas vale a pena.  Acho que pagamos em torno de 25 euros por pessoa.

Carros de cesto do monte
Carros de cesto do monte – Carreiros

Como chegar

Para chegar ao local, fomos de taxi, sei que há opção de ir de ônibus.  Nós voltamos de ônibus porque não achamos um taxi no bairro, mas caminhamos um pouco, foi meio confuso.  Para conforto total é melhor ir de taxi e pedir para o motorista aguardar.  Em épocas mais turisticas, com certeza não faltarão taxis.  Mas também a fila para descer o morro será bem maior.  Quando fomos, não havia ninguém.

O início se dá na frente a Igreja do Monte. Você pode chegar lá de teleférico também. Cerca de € 15, ida e volta.

Carros de cesto do monte
Carros de cesto do monte

Aproveite a subida para visitar o Jardim Tropical Monte Palace.

Site oficial da Madeira  – Consulte os horários e dias de funcionamento

Compartilhe esta página..
Share on Facebook
Facebook
0Pin on Pinterest
Pinterest
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

Comente pelo Facebook

comentario(s)

Seguir Mari Christine:

Editora

Sou formada em Comunicação e Turismo. Adoro viajar pelo mundo ou através de filmes e livros. Não tenho problema de ir ao mesmo lugar milhões de vezes ou de não sair do hotel. Adoro planejar a próxima viagem!