Onde comer em Lima: Restaurante Cosme

Lima é uma cidade cosmopolita onde relíquias históricas convivem harmonicamente com a arquitetura contemporânea. Sem dúvidas é um lugar impar.

Lima – Destino Gastronômico

Nos últimos anos, a estes atrativos agregam-se novos roteiros e Lima passa a ser um dos mais importantes destinos gastronômicos do mundo e, certamente, o principal em termos de América Latina: é aqui que se concentram alguns dos restaurantes mais estrelados do planeta. Agora, combinando com seu artesanato típico e multicolorido unem-se pratos que passam a exibir uma exótica combinação de cores, sabores e aromas, capazes de encantar até aos poucos iniciados no mundo fantástico da gastronomia.

Onde comer em Lima: Restaurante Cosme

Foi neste contexto que fomos conhecer o Restaurante Cosme, a convite do restauranter e chef James Berckemayer que, a propósito, é simpaticíssimo e faz questão de dar as boas-vindas a todos que chegam a sua casa, amparado por um eficiente staff .  

Situado no charmoso e requintado bairro de San Izidro, o restaurante evoca, através do seu nome, a simplicidade do bairro de San Cosme, um dos primeiros bairros populares da cidade e é nesta simplicidade que o James se inspira para a elaboração de suas verdadeiras obras, fazendo com que, através destas, inevitavelmente, materializem-se e revitalizem-se aromas, sabores e texturas que estavam encapsulados em nossas lembranças. Suas inspirações estão alicerçadas nas premissas da comfort  food e da casual cuisine.

James fez questão de expor, logo de início, sua preocupação com a sustentabilidade tão em voga ultimamente: como se fosse um céu multifacetado, centenas de garrafas pet cobrem o teto do restaurante e espalham uma fosca e colorida luminosidade que contrasta com o ambiente que é, ao mesmo tempo, simples e requintado.

Logo ao abrirem-se as cartas, mais uma vez a preocupação com a sustentabilidade se evidencia: os ingredientes frescos e da época são a matéria-prima para os elaborados pratos que virão a seguir.

O delicioso menu

Pedimos, inicialmente, uma das fantásticas sodas disponíveis na casa: um mix de erva Luisa, mandarinas e pisco.  Realmente delicioso, a mistura é perfeita e o sabor surpreende.  A seguir, aportam à mesa os crocantes pães artesanais produzidos no própria casa, acompanhados de especiarias sob a forma de manteigas.

Na seqüência, micro-filetes de salmão cru ao molho de leite de tigre.

O leite de tigre faz a diferença e é composto, basicamente, pelo suco remanescente do ceviche.

A salada é um mix de grãos de milho gigantes, maionese, pimenta amarela e queijo de cabra,

que farão o acompanhamento a deliciosa Molleja Emparrillada: purê de milho, pimenta amarela, molho de vinho e barriga de porco

e ao inigualável arroz com lagostins, entremeados por alho, óleo e pimentas secas 

A sobremesa, Limão do Convento: Recordações de um Pé de Limão, reflete exatamente o que se poderia esperar da sua engenhosa denominação. À mousse de limão, agrega-se o próprio limão e o seu suco, aos quais serão adicionados crumbles.

 Possivelmente você nunca tenha experimentado uma explosão de sabores como esta.

A finalização do jantar-espetáculo-show se dá com um café peruano

com grãos frescos, torrados e moídos na hora.

Tudo aqui se ajusta milimetricamente para que, ao final, tanto sabores, quanto aromas se tornem impossíveis de ser traduzidos por palavras. A experiência é única, as texturas divinas e o prazer extasia. Tudo é indefectível.

Confort Food

A cozinha peruana fundida aos conceitos de casual e comfort food são magistralmente combinadas pelo chef James e destinadas a nós, os protagonistas de sua indelével obra:  o Cosme é uma daquelas agradáveis surpresas da viagem e que nos agrega a latente e irritante necessidade de voltar o mais breve possível a Lima.

 

Mais informações

Site oficial Cosme Restaurante & Bar

Endereço   Tudela Y Varela 160 – 162   San Isidro

[email protected]

Compartilhe esta página..
Share on Facebook
Facebook
0Pin on Pinterest
Pinterest
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

Comente pelo Facebook

comentario(s)