O que muda no turismo depois do Covid-19

postado em: Podcast 0

O que muda no turismo depois do Covid-19?

Ainda não sabemos quando a pandemia do Coronavírus começará a dar sinais mais fortes de trégua. Nos últimos dois meses assistimos o mundo parar, e os hábitos mudarem muito. Alguns irão ficar para sempre. E uma coisa é certa, ou pelo menos é consenso mundial: o mundo vai sair dessa crise diferente de como entrou. Todos esperam que seja para melhor.

O turismo sofre com a pandemia

E o turismo? Certamente uma das indústrias mais afetadas foi a do turismo. Fronteiras foram fechadas. Viajar ficou para depois. Estamos em casa para evitar o contágio ainda maior.

E as empresas de turismo sofrem as consequências. Empresas aéreas com mais de 80% de sua frota no chão. Hotéis fechados. Agências de viagem com vendas zero. Guias de turismo sem trabalho. O mundo do entretenimento, dos restaurantes, dos passeios está parado.

E infelizmente vai deixar sequelas. E também muitas mudanças. Muitas deles serão para melhor. Estamos acompanhando de perto as discussões sobre o tema. E aqui está um resumo do que ouvimos de muitos profissionais do setor.

Como fica o turismo?

As viagens vão voltar. Afinal viajar, explorar, conhecer novos lugares e fazer descobertas faz parte da história da humanidade e da natureza humana. Mas vamos viajar de forma diferente.

Algumas viagens de trabalho devem voltar mais rapidamente. Mas as viagens de lazer serão mais tímidas e diferentes. Viajar com a família ganha uma nova dimensão e mais importância. Viajar para perto e para lugares com menor aglomeração será um novo padrão para o lazer.

Para quem precisa viajar de avião é possível que tenha que apresentar exame de sangue. E certamente atestado de vacinação, assim que esta estiver disponível em larga escala para o mundo.

Nas praias talvez uma nova forma de separar as pessoas. Talvez tenhamos espreguiçadeiras separadas por plexiglass. Pelo menos é uma das opções que se estuda para as praias da Itália na estação de verão que está chegando. E o distanciamento certamente será maior.

Novos padrões de limpeza e certificados de qualidade e serviço serão exigidos dos profissionais e estabelecimentos do setor de viagens num mundo pós-bloqueio.

Ainda é cedo para saber exatamente como será esse mundo. Mas algumas medidas já começam a ganhar corpo.

Aeroportos

Muitos aeroportos já introduziram medidas como distanciamento de um a dois metros. Desinfetante para as mãos e dispositivos para desinfetar o corpo inteiro já estão em teste no aeroporto Internacional de Hong Kong .

O mesmo aeroporto também está testando robôs de limpeza autônomos que se movem matando micróbios.

Isso certamente irá significar mais tempo nos aeroportos para que todos os procedimentos sejam feitos. Já passamos por isso antes. Os procedimentos de segurança com raio-x, tirando sapato em muitos lugares e com uma lista de itens proibidos entrou no nosso dia a dia depois do 11 de setembro.

Alguns aeroportos introduziram a “triagem de detecção térmica” para impedir a propagação do vírus. Mas os casos assintomáticos acabam colocando em questão se essa medida realmente é efetiva. A Emirates oferece aos passageiros exames rápidos de sangue para o Covid-19 antes do embarque nos terminais do aeroporto de Dubai . A empresa afirma que os testes produzem resultados em 10 minutos.

Mas ainda não há consenso sobre o que fica e o que ainda virá.

No avião

O uso das máscaras é uma mudança de hábito que deve ficar. O oriente já fazia uso regular desse “acessório”. Agora ele entrou também para os costumes do ocidente. E no avião quem não tiver máscara provavelmente será minoria daqui para frente.

Tripulantes e viajantes vão aprender a sorrir com os olhos.

A limpeza das aeronaves também terá um novo patamar de exigência. Vamos ver as equipes de limpeza trabalhando com novos padrões. E as aeronaves ficarão mais tempo no chão para poder cumprir as novas regras.

A lotação dos voos também deve ser diferente. Poltronas do meio devem ficar vazias, pelo menos no início da retomada das viagens. Algumas companhias cogitam uma remodelação interna dos aviões, retirando poltronas e mantendo espaços livres maiores entre os passageiros.

Isso impacta nos custo? Certamente. Como? Ainda não sabemos.

Os hotéis

Os hotéis também serão diferentes. Novos padrões de limpeza e higienização já fazem parte do planejamento de quem quer voltar a funcionar no segundo semestre de 2020.

Um novo lay out nas áreas comuns é outra mudança que devemos observar nos hotéis. Tudo o que facilite e promova um maior distanciamento das pessoas.

Café da manhã em buffet self-service não mais será uma opção nos hotéis. A prioridade agora é o serviço de quarto. Quanto menos aglomeração melhor.

E os hotéis menores devem ser os preferidos nas primeiras viagens. Algo mais exclusivo, no sentido de menos contato com outras pessoas.

Assim como as casas de aluguel devem ter maior procura, pois possibilitam maior liberdade e maior privacidade.

Piscinas e áreas de lazer serão repensadas.

Para onde vamos viajar?

Para lugares próximos. Ao menos no início vamos viajar para lugares próximos no nosso tempo de lazer. Viagens locais, com a família, provavelmente de carro. Depois vamos ver viagens nacionais e por último viagens internacionais mais distantes.

Natureza, experiência, conforto, família. Esse deve ser o foco das próximas viagens.

Restaurantes

Os restaurantes terão mais espaço aberto, menos mesas. Quem tem área ao ar livre sai na frente. Melhor estar em ambientes aberto.

É bem provável que nossos garçons e atendentes estejam de máscara e luvas quando os restaurantes reabrirem.

E mais uma vez, os padrões de limpeza e higienização ganham um novo patamar.

Isso mudará o futuro das viagens para sempre?

Acredito que muitas coisas venham para ficar. Algumas espero que realmente que fiquem. Da mesma forma que as mudanças provocadas pelo 11 de setembro que comentamos acima estão aí até hoje. As mudanças geradas pela pandemia também vão perdurar.

Espero que o padrão de limpeza perdure. Que a segurança e respeito à saúde também.

Mas mesmo que nas próximas férias você não viaje, e que as viagens para o exterior sejam menos frequentes num primeiro momento. Acredito que o turismo vai voltar a brilhar e vamos voltar a conhecer e explorar novos horizontes.

Certamente começando por aqueles mais próximos de casa. Mas sempre em busca de novas oportunidades, experiências e conhecimento.

 

Podcast – Ouça nossa conversa sobre o novo normal no turismo.


Dicas com crianças

  • Evite alta temporada. Caso não seja possível, faça passeios em horários alternativos e bairros menos concorridos.
  • Compre todos ingressos com antecedência e de preferência com prioridade na fila.
  • Fique em hotéis centrais para evitar muitos deslocamentos.
  • Leve sempre uma garrafa de água, chapéu, filtro solar e casaco.
  • Não deixe de viajar sem seguro viagem. É importantíssimo e imprescindível se estiver com criança.  Verifique as opções e valores e compre com antecedência. Clique aqui para cotar com a Seguro Promo – cotação de várias empresas de seguro (Mapfre, April, GTA, Travel Ace, Assist Card, Assist Trip, Intermac, Affinity, Assist Med)
  • Viaje conectado para poder se comunicar com taxi, hotel e seguro e para poder usar os aplicativos de museus, passeios e mapas. (Veja as opções de chip e internet no exterior)

Planejando a viagem

Você tem duas opções – Planejar sozinho sua viagem ou comprar com assistência de agência. Em qualquer uma dessas hipóteses, se estiver viajando com crianças ou quiser um roteiro personalizado para ajudar no dia a dia ou indicação de agência para pacotes ou aéreo e hotel, nos avise. Envie mensagem para o e-mail [email protected] ou WhatsApp

Se quiser planejar sozinho, aqui no post há várias dicas e links dos sites oficiais de vendas de passagem, hospedagem e todos os serviços que você vai precisar.


PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO

🏨BOOKING.COM Veja melhores tarifas
🏨Hoteis.com
📱CHIP INTERNET ILIMITADA em 240 países
🚘ALUGUEL CARRO - cotação com várias empresas
🚌Compre sua passagem de ÔNIBUS
✈️ PASSAGENS aéreas em promoção
🎡Ingressos, tickets, passeios e transfer - cupom: MARIUNIVERSAL.
🚑SEGURO VIAGEM - cotação com várias empresas.
🎫PASSEIOS E EXCURSÕES Get Your Guide
🎟️INGRESSOS PARA JOGOS, SHOWS E TEATRO - EUA

 


Para fazer passeios guiados com guia brasileiro também podemos indicar um parceiro se vocês tiverem interesse. Envie um email para [email protected]

Deixe seu email para receber dicas de transfers e tours em Português na cidade. Por enquanto, minhas dicas são de Dubai, Portugal (Lisboa, Porto), França ( Paris e redondezas), São Paulo e Itália (Milão, Roma e redondezas)  Clique aqui. Agora já posso acrescentar mais um a lista: Roma. Estes transfers eu conheço, testei, gostei e são serviços de Brasileiros pelo mundo. Fácil de agendar, confirmar e pagar. Clique aqui para solicitar orçamento de transfer 


Passagens aéreas promocionais. Pesquise aqui sua próxima viagem! 


Receba mais informações e valores





Clicando nos links da página você ajuda a manter o blog, não paga mais por isso, tem a certeza de estar em um link seguro.

Instagram @maripelomundo.blog    Facebook Mari Pelo Mundo

Dúvidas, solicitações e sugestões E-mail: [email protected]

Compartilhe esta página..
Share on Facebook
Facebook
0Pin on Pinterest
Pinterest
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

Comente pelo Facebook

comentario(s)

Seguir Andrea:
Sou publicitária e amo viajar. Um grande objetivo: conhecer ao menos um lugar novo a cada ano. Trago aqui dicas e experiências que tive com essas viagens ao longo do tempo. Alguns lugares agora até se repetem, mas com a diferença de viajar na companhia do filhote pequeno.