O que fazer no Parque da Independência em São Paulo?

Fiquei muito bem impressionada com o Parque da Independência, mas não vou mentir, achava que estava abandonado, não sei porque.   Eu amo a imagem do Museu do Ipiranga e dos jardins e acho um lugar lindo, mas já houve épocas em que dava tristeza passar por lá.  O que não é o caso neste momento.   O parque foi fechado há alguns anos atrás e a grama estava linda e o dia perfeito.

Parque da independência - O Jardim
Parque da independência

O Parque da Independência

Fomos em um domingo de janeiro (férias!) e todos estavam se divertindo. Muita criança!

Parque da independênciaParque da independência

O parque é tombado e é um marco histórico nacional porque na Colina do Ipiranga, junto ao Riacho do Ipiranga, em 1822 D. Pedro I declarou a independência do Brasil.

Riacho do Ipiranga e bandeira
Riacho do Ipiranga e bandeira
Chama da Independência
Chama da Independência

O que fazer no Parque da Independência?


Em um dia lindo, há muitas coisas a fazer no parque.  Caminhar, andar de skate, patinete, passear os cachorros, fazer piquenique, correr, sentar no gramado…  Há bosque, playground, sanitários e aparelhos de ginástica.  No bosque ao fundo do Museu há espécies como araribá-rosa, canela, canela-branca, cedro, embiruçu, falsa-seringueira, figueira-mata-pau, imbiruçu, jatobá, marinheiro, pau-ferro, pinheiro-do-paraná e sapucaia.

Parque da Independência
Bosque

Museu Paulista ou do Ipiranga (4)

Quando está aberto, também é possível conhecer a Casa do Grito (SMC), o Monumento da Independência e a Cripta Imperial. Saindo do parque, há o Museu de Zoologia (USP) que também vale a pena.

Havia uma roda de capoeira próximo ao monumento.

Parque da independência
Parque da independência – Grupo de Capoeira

A fauna e a flora

Nas laterais do parque há bosques com araribá-rosa, eucalipto, jacarandá-mimoso, jaqueira, paineira, palmeiras e sibipiruna. Há borboletas, saguis, gambás-de-orelha-preta e bicho-preguiça e muitas aves como joão-velho e pica-pau-de-banda-branca e muitos outros animais.

Vimos muitos passarinhos, mas não encontramos os outros bichinhos..  além dos 500 cachorros que todos levam para passear.

Sobre o Jardim

O Jardim foi projetado no estilo francês e liga o museu ao monumento.  O Chafariz não funciona.. uma pena.  Mas o gramado está belíssimo (nesta data). No jardim francês há topiárias de azaleia, buxo e falsa-figueira-benjamim, rosas e palmeiras e pinheiros.

Parque da independência - O Jardim
Parque da independência – O Jardim
Parque da independência - O Jardim
Parque da independência – O Jardim

 

Monumento à Independência do Brasil

O Monumento serve de banco, ponto de encontro, arquibancada e mirante.

Monumento à independência
Monumento à independência

 

O Monumento do Ipiranga ou Altar da Pátria, é um conjunto de esculturas feitas em granito e bronze.   Foi idealizado e executado por Ettore Ximenes, escultor, e Manfredo Manfredi, arquiteto, ambos italianos, na época do primeiro centenário da independência.  Foi inaugurado ainda incompleto em 1922.

Monumento à independênciaMonumento à independência

No subsolo do monumento há uma urna que abriga os restos mortais de D. Pedro I, ao lado do tumulo de Dona Amélia, sua segunda esposa, construída em 1952, e pode ser visitada.
Monumento à independência
Monumento à independência – “Independência ou Morte”;
Monumento à independência
Monumento à independência – grupo triunfal

 

 

O Museu Paulista

Fechado ao público desde agosto do ano passado, o Museu Paulista, mais conhecido como Museu do Ipiranga, deverá abrir as portas apenas em 2022, ano do bicentenário da Independência. (Fonte G1)

O Museu Paulista
O Museu Paulista

 

Museu Paulista ou do Ipiranga
Museu Paulista ou do Ipiranga

Chegando ao Parque

Para estacionar, todos param ao redor onde os mil flanelinhas se dividem para tomar conta do carro. Há vários ambulantes com comidinhas e balões, tudo bem simples.

Onde estacionar
Onde estacionar

Parque da Independencia (13)

 

O entorno

Quando for visitar o Parque, não deixe de notar ao redor as mansões e casas antigas e imagine como deve ter sido este bairro há muitos anos atrás!

Mansões ao redor do Parque da Independência
Mansões ao redor do Parque da Independência

Mansões ao redor do Parque da Independência Mansões ao redor do Parque da Independência

 

Endereço e site

Av. Nazareth, s/nº – Ipiranga
Subprefeitura Ipiranga
Área: 161.300m²
Telefone: (11) 2273-7250

Para chegar de Onibus:   www.sptrans.com.br

Site

 

Comente pelo Facebook

comentario(s)

Seguir Mari Christine:

Editora

Sou formada em Comunicação e Turismo. Adoro viajar pelo mundo ou através de filmes e livros. Não tenho problema de ir ao mesmo lugar milhões de vezes ou de não sair do hotel. Adoro planejar a próxima viagem!