O que fazer em Santos com crianças: TOP 10

Santos fica a 80km de São Paulo. Como eu moro na Zona Oeste, a distância é de cerca de 100 km. Ótimo aproveitar Santos com crianças.  As vezes, é mais demorado atravessar a cidade do que fazer o trajeto da estrada. Mas não se engane. Em feriados e férias, esta curta distância pode levar horas.  Sendo assim, é bom planejar bem sua descida para a Baixada Santista.

Se o objetivo da descida for só aproveitar a praia, então busque uma boa acomodação perto da orla e aproveite.  Caso fique uns dias a mais, aproveite para conhecer as atrações da cidade. São fáceis de chegar, muito agradáveis e divertem bastante as crianças como o Teleférico, o Bonde Histórico, Aquário, o Sesc e a Orla.  Também há passeios culturais, afinal, Santos tem uma importância história grande: Museu do Café, Monte Serrat, Pinacoteca, Museu da Pesca, Museu de Arte Sacra, entre outros.

Separei os TOP 10 que fazem mais sucesso com as crianças.

Top 10 em Vídeo

TOP 10 Santos com crianças

Nosso preferido vai em primeiro lugar!

(1) Caminhar pelos Jardins da Orla (no Guiness Book) e faixa de areia

Os jardins da orla de Santos formam o maior jardim frontal de praia em extensão do mundo. São 5.335 metros de comprimento, largura entre 45 e 50 metros e 218.800 m² de área, indo desde a praia José Menino até a Ponta da Praia. São gramados lindos e bem cuidados, além da faixa de areia. Alamedas de palmeiras, ciclofaixa, bancos, quiosques, sombra e torneiras para lavar pés.  Recebeu em 2002 o título de maior jardim frontal à orla da praia, pelo “Guinness Book”, o Livro dos Recordes. São 1.746 árvores.  Adoro caminhar de uma ponta a outra.

(2) Praia do Gonzaga e Praia do José Menino

As praias não são as mais lindas do Brasil, mas é uma competição difícil. A faixa de areia é grande e as crianças amam isso. Correr, fazer castelo e brincar no calor. Santos tem uma única praia dividida em vários trechos. Paria José Menino, Praia do Gonzaga, Praia do Boqueirão, Praia do Embaré e Praia da Aparecida.  A Praia José Menino é a mais fácil para quem vai de ônibus e a Praia do Gonzaga é a mais central. A praia dos milionários é boa para crianças pequenas. É calma.

(3) Aquário Municipal de Santos

Fizemos um passeio de um dia com as crianças para Santos e nossa primeira parada foi o Aquário Municipal da cidade. Aquário Municipal de Santos Situado no bairro da Ponta da Praia, o Aquário ocupa uma área de dois mil metros, com 32 tanques e 200 animais. … leia mais

Eu acho o Aquário pequeno e simples comparado com os grandes aquários pelo mundo, mas as crianças curtem e aprendem um pouco sobre a vida marinha. Foi inaugurado em 1945. Não custa caro e é um passeio bem rápido. Reserve meia hora para caminhar lentamente.  No entanto, as crianças curtem. Vá com poucas expectativas para poder desfrutar mais.

(4) Centro Histórico e Bonde Turístico de Santos

A melhor forma de conhecer o Centro histórico com as crianças é fazer o passeio do Bonde Turístico de Santos. O bonde percorre 5 km pelo centro. O Ticket deve ser comprado na Estação do Valongo em frente ao Museu do Pelé. Custa em torno de 7 reais e o passeio dura 40 minutos.   Largo Marquês de Monte Alegre nº 2, Valongo – Centro Histórico

Pode-se comprar o ticket no dia, mas o bonde sai de hora em hora e as vezes lota. Então se chegar as 2h30 e o das 3 já estiver lotado, terá que comprar para o das 4h… então vale a pena se planejar para não perder tempo e muito menos o passeio. E só funciona na parte da tarde. Guarde seu ingresso – dá direito a 50% de desconto para subir o Monte Serrat de funicular.

Roteiro:  Estação do Valongo –  Museu do Café –  Conjunto do Carmo – Palácio José Bonifácio –  Outeiro de Santa Catarina –  Edifício da Alfândega –  Catedral – Teatro Coliseu – Praça Mauá.

Bem em frente ao Museu do Pelé fica o Restaurante Estação Bistrô.  Fica a dica para almoçar por ali.  leia mais

(5) Museu das Conquistas e Museu do Pelé

Fizemos esta semana um passeio muito legal em Santos.  Levamos as crianças para conhecer Santos e, um dos lugares que eu fiz questão de ir foi o novo Museu Pelé. Eu não sou torcedora, Eu não sou torcedora, então fica a dica de que a visita é legal mesmo para quem entende muito pouco de futebol.

O Museu das Conquistas fica mais afastado do centro, na Vila Belmiro. É bem mais antigo e vale a visita.

O Museu Pelé foi inaugurado em 2014 e fica no antigo Casarão do Valongo, construído em 1865 no Largo Marquês de Monte Alegre. São 4 andares de exposição. … leia mais

(6) Teleférico de São Vicente e praia

O teleférico fica em São Vicente. Na verdade as praias praticamente se juntam, mas é bom ter essa informação. O Embarque é na Praia Itararé (Avenida Ayrton Senna da Silva, 500, Praia Itararé, São Vicente.)  que fica a dois quilometros da Praia do José Menino. Você compra o ticket no local e é isso. Um passeio incrível para quem não tem medo de altura.

A cadeira passa por cima de um trecho de mata. Vimos um bicho preguiça! Foi um passeio encantador. O final do passeio é no Pico da Asa Delta (Morro Voturua). Outro local lindo de visitar.  Dá para chegar lá de carro, mas o divertido para as crianças é ir de teleférico. O ticket também dá desconto no Monte Serrat, então não jogue fora.

(7) Morro Voturua

Morro da Asa Delta ou Morro do José Menino. Fica em São Vicente. Você pode subir de Teleférico e ver a vista lá de cima, mesmo que não queira pular. Há um espaço para as crianças na saída do teleférico. O passeio é bem bonito.

(8) Monte Serrat

A atração do Monte Serrat é o Santuário de Nossa Senhora do Monte Serrat, padroeira da cidade. Lá do alvo você pode ver a vista para a cidade e funciona uma cafeteria. Fica a 150 metros de altura e pode-se chegar lá pela escadaria ou pelo bondinho. O ingresso do bonde turistico dá 50% de desconto no Funiculare. Clique no site oficial para saber mais

(9) Shopping em Santos

Há quem diga que Shopping não é atração turística, mas na hora de fazer comprinhas, comer algo e dar uma volta tranquila no ar condicionado, é bem vindo. Santos tem três bons Shoppings.  Praiamar Shopping, Miramar Shopping e Shopping Parque Balneário. O Praiamar é bem amplo. Tem supermercado e muitas lojas. O Miramar fica no Gonzaga e não é tão grande, mas é suficiente para algumas comprinhas de ultima hora. O Shopping Parque Balneário é menor e fica perto da Praça das Bandeiras. Tem algumas opções de comidas na praça de alimentação e roupas de verão.

(10) Museus

A Pinacoteca fica em um casarão antigo e é uma viagem no tempo.  Um passeio rápido e que vale a pena.  O Museu do Café já fui mais de uma vez e sempre levo turistas lá. É um ponto histórico de grande importância para a cidade, estado e país. A escultura você vai ver facilmente se estiver na praia.   O Museu do Mar e o Museu do Porto de Santos eu não conheço mas está na lista para visitar em breve.

  • Pinacoteca Benedicto Calixto
  • Museu do Porto de Santos
  • Museu do Mar
  • Museu do Café
  • Escultura 100 anos da imigração

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO – click nos links e comece a reservar tudo

🏨BOOKING.COM Veja melhores tarifas
🏨Hoteis.com
🏠Escolha um AirBnB
📱CHIP INTERNET ILIMITADA em 240 países
🚘ALUGUEL CARRO - cotação com várias empresas
🚌Compre sua passagem de ÔNIBUS
✈️ PASSAGENS aéreas em promoção
🎡Ingressos, tickets, passeios e transfer - cupom: MARIUNIVERSAL.
🚑SEGURO VIAGEM - cotação com várias empresas.
🎫PASSEIOS E EXCURSÕES Get Your Guide
🎟️INGRESSOS PARA JOGOS, SHOWS E TEATRO - EUA

Extras

Mirante e Ilha Porchat

Conheci recentemente fazendo um passeio de carro pela Ilha Porchat. Em 20 minutos você dá a volta completa se não quiser parar em nenhum ponto.  Realmente recomendo parar apenas no Mirante. A vista é linda para umas fotos.

Há muitos apartamentos de aluguel na Ilha Porchat. Famosa pelos bailes de carnaval. Hoje está com mais segurança e cameras.  Passou por um período mais complicado.

Pôr do Sol

Eu acho o Pôr do Sol um super atrativo. Grátis e lindo. Há vários lugares para sentar na Orla ou mesmo assistir esse espetáculo caminhando. Confira nos aplicativos online o horário do Pôr do Sol e esteja na Orla para contemplá-lo.

Como chegar em Santos

Duas formas fáceis de chegar em Santos para quem está na capital de São Paulo.  Ônibus e carro.  A distancia entre São Paulo e Santos é 55 km. Pela estrada é de 78.7 km.

Ônibus: Se você não curte dirigir na estrada ou na serra, há boas opções de ônibus. Os ônibus descem pela Via Anchieta. O mais usual é pegar o Ônibus que sai da estação Jabaquara de Metro.  Dependendo de onde você estiver, vá de taxi ou metrô até a estação.  O Ônibus para no centro e na Praia José Menino.

Leva em torno de 3 horas o trajeto todo. Consulte os trajetos, valores e horários diretamente no site deles porque pode haver alteração.    Já fizemos o trajeto de ônibus. É bem tranquilo. Se quiser fazer um bate e volta saindo cedinho e voltando para São Paulo depois do almoço, é possível.(veja preços nos links acima)

Carro: É bem tranquilo. Fique atento aos horários de transito intenso. Uma viagem de uma hora e meia pode levar até 7 horas tranquilamente! Você pode ir para SP 160 Rodovia dos Imigrantes ou a SP 150 Via Anchieta.  Eu prefiro a Imigrantes. Use os mapas online para traçar sua rota.

Na primeira vez que fui dirigindo, errei o caminho na entrada de Santos (fiz um retorno fácil) e na entrada de São Paulo (retorno fácil também). Fora isso, não tem muito que errar se seguir os aplicativos, placas e o fluxo.

Consulte o twitter da Ecovias para ter as informações sempre atualizadas. Caso decida alugar um carro, as tarifas variam bastante entre as empresas, os tipos de carro e as épocas do ano.  Não deixe de fazer uma boa pesquisa. Clique aqui para fazer uma cotação com a Rentcars.com   

Hotéis em Santos

Há vários! De todos os tipos. Hotel, hostel, apartamentos.. a dúvida é qual escolher e o qual seu objetivo na viagem. Eu sugiro um que seja pertinho da praia. Se tiver serviço de praia, melhor ainda. Uma boa localização para quem quer caminhar, estar perto dos restaurantes e comércio é ficar perto da Praça das Bandeiras.

Para quem quer tomar banho de mar, aí eu recomendo verificar antes a qualidade das praias em Santos antes de ir (site da CETESB) .   Eu gosto muito de Santos, mas nem sempre a qualidade da água está própria para banho. No entanto, isso não atrapalha na viagem. Gosto de desfrutar a cidade.

Para ter conforto, estar perto da praia e com espaço para crianças, esta é uma das melhores opções. Tem kids room, monitor, sauna, piscina aquecida e jacuzzi no rooftop, um bom bar no terreo, restaurante com boas opções e pode-se levar as toalhas para a praia.

Uma segunda opção com muito conforto também é o Park Inn. Com vários serviços, café da manhã e uma decoração toda nova, dá a impressão que estamos na cidade, estando na beira da praia. Os quartos superiores tem vista para o mar.

Outras opções de hospedagem com conforto

Com os novos protocolos, os cafés da manhã podem ter sido alterados. Se tiver dúvida, envie mensagem para o hotel através do booking. Reserve pelos nossos links 🙂

Para opções mais em conta, busque no link acima o Ibis, Ibis BudgetAtlantico Inn. São boas opções também.

Restaurantes em Santos

Um Restaurante que vale a pena ir é o Bublet. Uma das melhores Pizzas que já comi e tudo muito saboroso e elegante.

Na R. Jorge Tibiriçá há dois restaurantes para você conferir

Uma delícia de Restaurante. De segunda a sexta oferece o menu de almoço. Bem servido e muito ambiente muito caprichado.

  • Alkabir Culinária Libanesa
  • Restaurante Catalina – R. José Caballero, 36 – Gonzaga
  • ELO Gastronomia – Rua Goias 116
  • Van Gogh – Av. Mal. Floriano Peixoto, 314 – José Menino
  • Restaurante Olímpia – Av. Pres. Wilson, 92 – José Menino
  • Hina Fish & Lounge – Av. Alm. Saldanha da Gama, 44 – Ponta da Praia

 

Continue lendo: Viagens pelo Brasil

 

Quer saber mais e receber novidades e promoções?






Clicando nos links da página você ajuda a manter o blog, não paga mais por isso, tem a certeza de estar em um link seguro.

 

S H O P   T H E   T R I P

Clique nos itens e conheça os programas especiais dos nossos parceiros

Cooking in PortugalServiços de Brasileiros no exterior

S H O P   T H E   L O O K 

Clique nos itens e faça sua compra online


Fast Shop

Sestini

Amazon

 


PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO

🏨BOOKING.COM Veja melhores tarifas
🏨Hoteis.com
🏠Escolha um AirBnB
📱CHIP INTERNET ILIMITADA em 240 países
🚘ALUGUEL CARRO - cotação com várias empresas
🚌Compre sua passagem de ÔNIBUS
✈️ PASSAGENS aéreas em promoção
🎡Ingressos, tickets, passeios e transfer - cupom: MARIUNIVERSAL.
🚑SEGURO VIAGEM - cotação com várias empresas.
🎫PASSEIOS E EXCURSÕES Get Your Guide
🎟️INGRESSOS PARA JOGOS, SHOWS E TEATRO - EUA

 

Instagram @maripelomundo.blog    Facebook Mari Pelo Mundo

Dúvidas, solicitações e sugestões E-mail: [email protected]

Compartilhe esta página..
Share on Facebook
Facebook
0Pin on Pinterest
Pinterest
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

Comente pelo Facebook

comentario(s)

Seguir Mari Christine:

Editora

Sou formada em Comunicação e Turismo. Adoro viajar pelo mundo ou através de filmes e livros. Não tenho problema de ir ao mesmo lugar milhões de vezes ou de não sair do hotel. Adoro planejar a próxima viagem!