O que fazer em Lyon com crianças

Viajar com criança não significa fazer só programas infantis.   Talvez a criança não entenda exatamente o que é um museu, mas sabe que é um lugar que guarda coisas interessantes.

Lyon com crianças - passeios pela França
Lyon com crianças – passeios pela França

Lyon com crianças

Lyon não tem Disneylandia, nem muitos parques pelas ruas, mesmo assim é uma ótima cidade para crianças.  Há o Parque da Tête d´Or e, se o tempo estiver bom, aproveite para ir ao zoológico também. É o maior parque urbano da França.  Infelizmente quando fomos a Lyon o tempo não estava bom. Fica para a próxima e prometo fotos.

As crianças podem ir a todos os lugares que indicamos no post O que fazer em Lyon  mas selecionamos aqui alguns bem interessantes, principalmente se ficar alguns dias a mais na cidade.

Bibliotecas

Lyon tem muitas bibliotecas. Uma em cada bairro.  São abertas ao público e colocam todas as informações no site, como horário de abertura e eventos.   As crianças não precisam falar francês para passarem horas agradáveis na biblioteca.  Se tiver sorte ou conseguir planejar,  poderá ver um teatro ou contação de história.  Adoro as bibliotecas da França, sempre muito organizadas e coloridas. Ótimo programa para dias chuvosos e uma boa forma de encontrar outras crianças.

Bibliotecas
Bibliotecas

 

Auditorium Orchestre National de Lyon

Muito fácil de chegar.  Por fora é um prédio moderno. Eu não me encantei com a arquitetura,  mas por dentro é belíssimo!   Há concertos ao meio dia e, pelo que entendi, não há restrição de idade, o que as vezes acontece no Brasil.  Compramos o ticket no dia anterior. Eram os últimos disponíveis, recomendo comprar com antecedência pelo site.  Não importa se é uma programação infantil ou não. O lugar é lindo e certamente a musica será maravilhosa.

Auditorium Orchestre National de Lyon
Auditorium Orchestre National de Lyon

 

O Museu Lumière

Falamos dele neste post (clique aqui).  No dia que fomos, havia uma escola visitando o museu.  Vale a pena levar as crianças para conhece-lo. Leia nosso post completo sobre o museu.

Institut Lumière

 

Le Mur Des Canuts

Embora seja uma das principais atrações turísticas de Lyon, pelo menos esta, achei meio longe.  Várias estações de metro, e não há nada de interessante ao redor, nem um cafezinho.  Então é um programa para ir com crianças maiores ou para ir de taxi. Ou para ir sem esperar muito do local. A atração é mesmo a pintura.  Minha filha adorou!  É tanto detalhe que realmente impressiona.  Há 3 grandes pinturas principais em Lyon. Fomos em duas.  Há um mais próximo do centro, o Fresque des Lyonnais, talvez seja mais interessante levar as crianças nesta.

Le Mur Des Canuts
Le Mur Des Canuts

 

Basilique Notre Dame de Fourviere e Musee de Fourviere

Fica no alto da colina. A Basílica é linda. A vista lá de cima é fantástica e o museu é muito interessante.  No entanto, o que as crianças gostam mesmo é do funicular para chegar até a Basílica.  Fácil de chegar! A estação do funicular é exatamente em frente a Basílica e ele é interligado com o metro. Não tem erro.

Basilique Notre Dame de Fourviere
Basilique Notre Dame de Fourviere

 

Guignol de Lyon

Lyon também é famosa pelos seus bonecos marionetes – o Guignol.  O mesmo que tem no Jardim de Luxemburgo em Paris , mas em Lyon há dois teatros e um museu.  Para ir ao teatro, voce pode reservar por e-mail pelo site ou chegar um pouco antes e comprar no próprio local.  Fora do período de férias, como é comum na França, as sessões ocorrem as quartas e sábados.    Difícil encaixar toda a programação infantil em dois únicos dias.  Mas se tiver que escolher um, coloque o Guignol na lista.  Não precisa falar francês, criança entende marionetes em qualquer língua. O importante é o visual, os movimentos e todo o entorno.

  • Theatre du Guignol de Lyon
  • Theatre la Maison de Guignol
  • Le Petit Musee de Guignol fantastique
Guignol
Guignol

Musée Miniature et Cinèma

 

Veja nosso post completo sobre esse Museu (clique aqui).  Imperdível para crianças e adultos.

Museu de Miniatura e Cinema
Museu de Miniatura e Cinema

 

Confluence

Veja nosso post completo (clique aqui) sobre esta área moderna de Lyon.   Cinema, lojas de brinquedos, Patinação no Gelo, Lanchonetes e uma bela vista.. claro que é para levar as crianças. Programe-se com antecedência para saber o filme, horários, abertura da pista de patinação, etc.

Confluence
Confluence

 

Musée des Confluences

Verifique a exposição temporária.  Lindíssimo! Fácil de chegar com crianças. Uma estação de tram a mais depois do shopping Confluence.  Não vale a pena ir a pé para economizar alguns euros porque é um pouco longe, embora não pareça, e não tem nada interessante no trajeto, muito pelo contrário.

Confluence
Confluence

 

Comidinhas

Lyon tem de tudo.  Muito bem servido de restaurantes e comidinhas. Ninguém passa aperto.

comidinhas
comidinhas

 

Passear pelo Vieux Lyon

O centro antigo é lindo, cheio de lojinhas, sorveterias, restaurantes, lanchonetes..   O centro antigo tem muita história e é onde está localizada a maioria das atrações de Lyon.  Não tem como deixar de conhecer.

Vieux Lyon

Centre Commercial La Part-Dieu

Se você ficar vários dias na cidade, provavelmente irá conhecer o Centre Commercial La Part-Dieu.  Um shopping enorme, ao estilo dos Shoppings de São Paulo. Restaurante, lanchonete e muitas lojas, das pequenas até as grandes lojas de departamento. O café Angelina tem uma filial dentro do shopping.  Wi-fi, espaço bebê e vários eventos na área central.

Quando fomos, havia uma apresentação circense (com uma dupla de brasileiros) e um evento “Frozen”.  Sempre cheio. O metrô tem uma estação dentro do Shopping, então já viu…   não é o que se espera fazer enquanto visita Lyon mas mesmo assim, acabamos indo várias vezes por causa do frio.

Centre Commercial La Part-Dieu
Centre Commercial La Part-Dieu

 

Feira livre

Se tiver tempo (bastante tempo) vá a uma feira.  Minha filha adora ver todas as frutas, principalmente as que são diferentes das nossas.  Um passeio gostoso. Apenas uma feira, nada de mais, mas não deixa de ser bom. Há uma pequena feira em frente ao Museu Lumiere (infelizmente não sei que dia funciona)

Feira

 

Se você foi para Lyon com crianças e tem mais alguma sugestão, nos avise.  Escreva nos comentários.

Leia também e guarde no Pinterest!  Onde ficar e o que fazer em Lyon

Guia do que fazer em Lyon com crianças

Planejando a viagem

Não deixe de viajar sem ter um chip com internet ilimitada (leia mais) e seguro viagem (leia mais)
Aeroporto Lyon-Saint-Exupéry: Traslado de Luxo- Disponibilidade, preço e ticket

Caso prefira organizar sua viagem com uma agência de turismo de confiança nos avise.  Para roteiros personalizados que detalham dia a dia sua viagem com sugestões dos melhores pontos a serem visitados nos consulte pelo e-mail: [email protected]

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO

🏨BOOKING.COM Veja melhores tarifas
📱CHIP INTERNET ILIMITADA em 240 países
🚘ALUGUEL CARRO - cotação com várias empresas
✈️ PASSAGENS aéreas em promoção
🎡Ingressos, tickets, passeios e transfer - cupom: MARIUNIVERSAL.
🚑SEGURO VIAGEM - cotação com várias empresas.
🎫PASSEIOS E EXCURSÕES Get Your Guide
🎟️INGRESSOS PARA JOGOS, SHOWS E TEATRO - EUA

 

Instagram @maripelomundo.blog    Facebook Mari Pelo Mundo

Dúvidas, solicitações e sugestões E-mail: [email protected]

Compartilhe esta página..
Share on Facebook
Facebook
0Pin on Pinterest
Pinterest
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

Comente pelo Facebook

comentario(s)

Seguir Mari Christine:

Editora

Sou formada em Comunicação e Turismo. Adoro viajar pelo mundo ou através de filmes e livros. Não tenho problema de ir ao mesmo lugar milhões de vezes ou de não sair do hotel. Adoro planejar a próxima viagem!