O que fazer em Dresden com crianças

Marcela Miserochi da Alemanha para o blog Mari pelo Mundo

Dresden não foi a primeira cidade que conhecemos na região da antiga Alemanha Oriental, mas foi a que, até o momento, mais me encantou. A cidade barroca possui uma atmosfera alegre onde há música ecoando em cada praça.

Sobre Dresden

Está situada às margens do rio Elba e, sendo a antiga capital do reino da Saxôniafoi a residência oficial dos reis saxões. 

Durante a 2ª. Guerra foi considerada um ponto forte ofensivo para impedir o avanço soviético. Em 1945 um intenso bombardeio americano e inglês deixou o centro antigo (Altstadt) quase completamente destruído. Como hoje em dia o centro histórico está completamente reconstruído, a parte mais antiga da cidade tornou-se Neustadt, a cidade nova. 

A maior parte dos pontos turísticos está localizado no centro antigo. Por esta razão, se você tiver pouco tempo na cidade, aconselho a escolher um hotel nessa área. Nós ficamos no Maritim Hotel Dresden, uma boa escolha para famílias. O hotel tem um enorme átrium interno e ao menos 4 suítes em cada andar. As suítes acomodam confortavelmente famílias com crianças. O hotel também tem bicicletas para aluga (infelizmente não possui bicicletas para as crianças).  

Dá para passear por todo o centro antigo a pé, alugar uma bicicleta ou um patinete elétrico. Para locais mais distantes, a rede de transporte público é, como via de regra na Alemanha, bastante eficiente. 

Escute o Podcast Turistando em Dresden

O que fazer em Dresden com crianças (ou não)

Os principais lugares para visitar são: 

  • Residenzschloss 

Esse palácio foi por 400 anos a residência dos reis da Saxõnia e hoje em dia é um museu bem interessante. O museu divide-se em áreas distintas e o visitante escolhe na bilheteria quais áreas tem interesse em visitar. O Grünes Gewölbe possui uma enorme coleção de tesouros e jóias. É uma área com um forte esquema de segurança onde não se pode fotografar.

O Münz Kabinett possui uma coleção de moedas e cédulas, o Kupfestich Kabinett reúne figuras, desenhos e fotografias e o Rüstkammer apresenta armas, armaduras, roupas e têxteis. Neste último encontra-se a Câmara Turca 

  • Zwinger 

Zwinger era originariamente o palácio de festas do rei e hoje em dia é uma coleção de museus (a galeria de antigos mestres, a coleção de porcelana e o musei de matemática e física). Os jardins são muitos bonitos, gratuitos e abertos ao público para visitação 

  • Theaterplatz 

A praça em si não é algo tão marcante mas é um ponto que reúne três pontos turísticos da cidade: o Zwinger, a Hofkirche e a Semperopera.  

  • Semperoper 

Esse edifício de arquitetura barroca é muito simbólico na cidade. É a casa de ópera mais famosa da Alemanha e possui uma das orquestras mais antigas e conhecidas do país. 

  • Neumarkt 

A antiga praça do mercado foi construída em XVI e possui uma localização bastante central na cidade antiga de Dresden. Nela localiza-se a igreja mais famosa de Dresden, a Frauenkirche. Há sempre alguém tocando música e algumas estátuas vivas espalhadas pela área que lhe conferem uma característica dinâmica. 

  • Frauenkirche 

Essa é a principal igreja luterana da cidade. Foi construída entre 1726 e 1743. Como muitas outras edificações de Dresden, Frauenkirche foi completamente destruída após o bombardeiro de 1945. Durante o tempo da Alemanha Oriental, a igreja permaneceu uma pilha de destroços e, apenas após a unificação alemã, foi iniciada sai reconstrução. Após 13 anos de trabalho, em 2005, a reconstrução foi finalizada. 

  • Brühl´s terrace 

O terraço ao longo do rio Elba é um conjunto arquitetônico histórico da cidade. Foi aberto ao público em 1814 e é a mais antiga estrutura do Renascimento em Dresden.  

  • Großer Garten 

Esse grande parque configura um retângulo verde bem no meio da cidade. Há um pequeno trenzinho que faz passeio pela área, algo que agrada as crianças. 

  • Kulturpalast 

Esse é um prédio da época da Alemanha Oriental que fica bem no meio das reconstruções barrocas. Mostrando bem o contraste das arquiteturas da cidade, o Kulturpalast é uma sala de concertos. Na sua fachada está instalado Fürstenzug. 

  • Fürstenzug 

Esse extenso mosaico dourado mostra todos os reis da Saxônia. Conhecido como a procissão dos príncipes, o mural era originariamente uma pintura para celebrar a dinastia Wettin. No início do século XX foi recoberto por mosaico para tornar-se mais resistente à água. É hoje o maior mural de mosaico do mundo.  

Ótimo para comer com as crianças 

  • Restaurante Schwerlos (das Achterbahn-Restaurante) 

Recebi a dica desse restaurante de uma amiga. A comida não é o forte, mas o lugar é muito divertido para as crianças. O pedido é feito através de um Ipad localizado na mesa e a comida vem do alto através de um interessante sistema de trilhos. 

As crianças podem ver o sistema em funcionamento desde a cozinha através de um vidro. O lugar é de fácil acesso, localiza-se próximo à estação de trem.

Dicas com crianças

Onde se hospedar



Booking.com

Outros passeios em Dresden

Leia também:

marcela boli

Marcela M. Litjens.  Arquiteta e mãe de duas menininhas sapecas. Viveu em Portugal por alguns anos e agora está na Alemanha para mais uma temporada.  “mesmo passeando sempre, acho que nunca irei conhecer todos os lugares incríveis que existem nesses países”.

 

 

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO

🏨BOOKING.COM Veja melhores tarifas
📱CHIP INTERNET ILIMITADA em 240 países
🚘ALUGUEL CARRO - cotação com várias empresas
✈️ PASSAGENS aéreas em promoção
🎡Ingressos, tickets, passeios e transfer - cupom: MARIUNIVERSAL.
🚑SEGURO VIAGEM - cotação com várias empresas.
🎫PASSEIOS E EXCURSÕES Get Your Guide
🎟️INGRESSOS PARA JOGOS, SHOWS E TEATRO - EUA

 

 

Deixe seu email para receber dicas de transfers e tours em Português na cidade. Por enquanto, minhas dicas são de Dubai , Portugal (Lisboa, Porto), França ( Paris e redondezas), São Paulo e Itália (Milão, Roma e redondezas)  Clique aqui. Agora já posso acrescentar mais um a lista: Roma. Estes transfers eu conheço, testei, gostei e são serviços de Brasileiros pelo mundo. Fácil de agendar, confirmar e pagar. Clique aqui para solicitar orçamento de transfer 

Receba mais informações e valores





Clicando nos links da página você ajuda a manter o blog, não paga mais por isso, tem a certeza de estar em um link seguro.

 

S H O P   T H E   T R I P

Clique nos itens e conheça os programas especiais dos nossos parceiros

Cidadania Portuguesa e ItalianaCooking in PortugalServiços de Brasileiros no exterior

S H O P   T H E   L O O K 

Clique nos itens e faça sua compra online


Fast Shop

Sestini

Amazon

 

Instagram @maripelomundo.blog    Facebook Mari Pelo Mundo

Dúvidas, solicitações e sugestões E-mail: [email protected]

Compartilhe esta página..
Share on Facebook
Facebook
0Pin on Pinterest
Pinterest
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

Comente pelo Facebook

comentario(s)

Seguir Mari pelo Mundo:
As colaboradoras e as Friends Connection de Mari Pelo Mundo compartilham o olhar e as experiências, contribuindo com o planejamento de viagens de pessoas que adoram se jogar nesse mundo.