Músicas e viagens: Carlos Gomes passou pela Itália

Carlos Gomes
Carlos Gomes

Antônio Carlos Gomes foi o mais importante compositor de ópera brasileiro. Nasceu em Campinas  e faleceu em Belém (1836 – 1896)

Seu pai, Manoel Jose Gomes, vivia em dificuldades e formou uma banda musical com os filhos. A partir daí Carlos Gomes se desenvolveu musicalmente.

Teve grande triunfo ao apresentar A Noite do Castelo no Teatro da Ópera Nacional onde o Imperador, também entusiasmado com o sucesso do jovem compositor, agraciou-o com a Imperial Ordem da Rosa e o ajudou-o a ir para a Europa.

O Imperador preferia que Carlos Gomes fosse para a Alemanha, onde estava Wagner, mas a Imperatriz, Dona Teresa Cristina, napolitana, sugeriu-lhe a Itália.

Carlos Gomes levou recomendaçôes de Dom Pedro II ao Rei Fernando de Portugal, pedindo-lhe que o apresentasse ao Diretor do Conservatório de Milão, Lauro Rosi assim que chegasse a Milão.

Para mais detalhes, veja aqui

No Teatro Alla Scalla

Entre Maria Callas, Renata Tebaldi e muitos outros, encontramos o busto de Carlos Gomes no Museu do Teatro Alla Scalla de Milão.   Carlos Gomes destacou-se pelo estilo romântico, foi o primeiro compositor brasileiro a ter suas obras apresentadas no Teatro alla Scalla. É o autor da ópera O Guarani.

Carlos Gomes no Teatro alla Scalla
Carlos Gomes no Teatro alla Scalla

Conheça Milão (veja todos os nossos post sobre Milão)

Conheça o Teatro Alla Scalla (veja o post sobre Teatro Alla Scalla)

As Óperas

As principais óperas de Carlos Gomes são:

  • A Noite do Castelo (Rio de Janeiro,1861)
  • Joanna de Flandres (Rio de Janeiro,1863)
  • O Guarani (Milão, 1870)
  • Fosca (Milão, 1873)
  • Salvador Rosa (Genova, 1874)
  • Maria Tudor (Milão, 1879)
  • O Escravo (Rio de Janeiro, 1889)
  • Condor (Milão, 1891)
  • Colombo (Rio de Janeiro, 1892)
  • Minha Campinas

Lecco de Carlos Gomes

A Villa Gomes está localizada no distrito de Maggianico, perto da estação ferroviária. Construído para o músico brasileiro Antonio Carlos Gomes (1836-1896) em 1880 pelo arquiteto Attilio Bolla segue o movimento filosófico do “ecletismo neo-renascentista”. O edifício é um bloco retangular com dois pisos.   (Leia nosso post sobre Lecco)

Villa Gomes
Villa Gomes

O interior é reforçada por uma escada cujo teto tem afrescos, os únicos sobreviventes da degradação em que a vila foi deixada. Esplêndido piso veneziano da sala de estar no piso térreo. O local foi totalmente restaurada em 1987 pelo engenheiro Giuseppe Terragni de Como, convertendo-a em ‘Istituto Civico Musicale G. Zelioli”.

É nesta pequena aldeia, recanto genial preferido por muitos artistas que Almicare Ponchielli e Carlos Gomes fixaram suas moradas… A de Gomes suntuosa, vasta e principesca; a outra, de Ponchielli, simples, sem ares de grandiosidade, muito semelhante ao caráter nada pretensioso do proprietário. (Gaspare Nello Vetro)

Parque da Villa Gomes
Parque da Villa Gomes

A área verde de Lecco está no parque de Villa Gomes. O parque é muito bonito e permite correr e brincar  O  músico Carlos Gomes deu à casa o apelido de ” Villa Fiori ” devido a raridade e variedade de vegetais importados existentes.

Endereço:  Via Gomes, 10 – Maggianico.

Saiba mais sobre a Villa Gomes

Lago de Lecco

 

 Veja o lago

Compartilhe esta página..
Share on Facebook
Facebook
0Pin on Pinterest
Pinterest
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

Comente pelo Facebook

comentario(s)

Seguir Mari Christine:

Editora

Sou formada em Comunicação e Turismo. Adoro viajar pelo mundo ou através de filmes e livros. Não tenho problema de ir ao mesmo lugar milhões de vezes ou de não sair do hotel. Adoro planejar a próxima viagem!