Visitando o Instituto Moreira Salles com Crianças em São Paulo

Os finais de semana vão chegando e a gente sempre pensa fazer alguma coisa diferente e cultural com as crianças.  As vezes falta ânimo para enfrentar o trânsito ou falta tempo para atravessar a cidade em busca do que fazer.

Finalmente consegui ir no Instituto Moreira Salles com as crianças. Até que não demorou tanto assim. O IMS foi inaugurado em 2017.   

Moreira Salles com Crianças

Arte, foto, gravura, iconografia…. e sim, as crianças gostaram.   Para as crianças menores, é um passeio de no máximo meia hora.  Para as maiorzinhas e mais curiosas, reserve pelo menos uma hora para percorrer as 3 galerias, olhar a Av. Paulista pelo terraço e tomar um suco no primeiro piso.

Eu já escrevi aqui no blog que Museu/Galerias com crianças não é algo espontâneo. Tem que cultivar, levar sempre, acompanhar a visita, mostrar as novidades, perguntar a opinião das crianças (mantê-las bem alimentadas e com sapatos confortáveis) e passar apenas o tempo necessário para que o passeio seja agradável.  Com isso, a criança vai acostumar, vai gostar e vai querer voltar.

Há uma programação de férias no IMS e atividades para as crianças, principalmente aos finais de semana. A programação fica disponível no site do IMS

As visitações são gratuitas.  Para as demais atividades, consulte o site.  Atualmente, a maioria dos museus e exposições que temos visitado há muita interatividade no acervo.  Uma mistura de imagens, sons, lentes, espaços e texturas.   Por menor que seja o interesse da criança, pelo menos uma das sensações será despertada.

Nas exposições que visitamos, uma havia um vídeo com legendas contando a história do fotografo por trás de todas as fotos expostas. Seus cenários coloridos expostos na parede e livros e textos sobre a sua obra estavam a disposição.

Na outra galeria, uma projeção unindo a obra de dois pintores antigos em um único filme feito por um artista contemporâneo.  Bem impactante para visitantes de todas as idades.

Visitando o Instituto Moreira Salles

Há três Institutos mantidos pela família Moreira Salles. Um em Poços de Caldas, MG (o primeiro deles), o IMS no Rio de Janeiro – Leia o Post do blog  e esse, inaugurado em 2017 em São Paulo.

O IMS em São Paulo foi projetado pelo escritório de arquitetura de Andrade Morettin e são 6 mil metros quadrados e 9 andares. No primeiro piso há uma cafeteria e livraria.  Nos demais, há três andares de galeria, sala de eventos e sala de projeção.

Assista o Vídeo

 

Como chegar

Uma forma bem tranquila de chegar no instituto com as crianças é de carro ou metro.  No site há todas as indicações.  Não há estacionamento no local, mas há muitos lugares para estacionar o carro ao redor (estacionamento privado).

O IMS Paulista oferece estacionamento apenas para pessoas com deficiência. Há um bicicletário gratuito, que funciona das 10h às 20h.

Onde se hospedar

Se você vier para São Paulo e quiser ficar bem pertinho. O hotel mais próximo é o IBIS PAULISTA. Praticamente na frente.  Há também o Meliá Paulista e o Renaissance para um maior conforto.

O Acervo

Tivemos a sorte de visitar três exposições interessantes.  Recomendo a visita pela qualidade da curadoria, a beleza da arquitetura e o conforto do local.


OUTRAS OPINIÕES DO LOCAL

Clique aqui para saber a opinião de outros frequentadores desse local no TripAdvisor

BOOK  THE  HOTEL – RESERVE UM HOTEL

Comece a pesquisar preços e reserve com antecedência seu hotel na cidade pela Trivago ou  booking   

 

 

 

Quer saber mais e receber novidades e promoções?

Compartilhe esta página..
Share on Facebook
Facebook
0Pin on Pinterest
Pinterest
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

Comente pelo Facebook

comentario(s)

Seguir Mari Christine:

Editora

Sou formada em Comunicação e Turismo. Adoro viajar pelo mundo ou através de filmes e livros. Não tenho problema de ir ao mesmo lugar milhões de vezes ou de não sair do hotel. Adoro planejar a próxima viagem!