Maringá de Minas e Maringá do Rio de Janeiro

Eu já escrevi aqui no blog sobre a região de Visconde de Mauá, Maringá e Vila da Maromba no Rio de Janeiro .

E eu gosto tanto do lugar, e continuo querendo voltar que resolvi escrever mais um pouco sobre essas vilas, de maneira separada, para poder contar todos os detalhes do que descobri. E tenho certeza de que ainda há outras descobertas a fazer!

Maringá

Maringá não é cidade, mas sim uma vila, na divisa de três cidades e dois estados!

Resende e Itatiaia no estado do Rio fazem divisa na região. E do outro lado do Rio Preto está o município de Bocaina de Minas em Minas Gerais.

Vila de Maringá

Maringá tem um pedaço no Rio de Janeiro e outro em Minas Gerais. Do lado do Rio é conhecida como Maringá somente e do lado de Minas Gerais, como Maringá de Minas. A divisa é feita pelo Rio Preto que corta a região, inclusive com inúmeras quedas d’agua é lindas cachoeiras que são pontos turísticos.

Bem no centro da vila uma ponte de pedestres separa os dois estados. Formando duas vilas com algumas características únicas de cada lado.

Maringá Rio de Janeiro

Do lado carioca muitos restaurantes, lojas de artesanato, roupa, sapatos. Lojas de guloseimas, supermercado, farmácias. A impressão é que o centro comercial é bem aqui mesmo. Tudo o que você precisar é aqui que vai encontrar.

Os bares são movimentados e muitas pousadas ficam nessa região central bem agitada. Estão pertinho de tudo.

Maringá de Minas

Do lado mineiro tudo parece mais calmo. Aqui também tem restaurante, bares e pousadas. Algumas lojas de artesanato. Lojas de chocolate e produtos mineiros. Passeio a cavalo, passeios com 4×4 e trilhas de caminhadas.

Mas o agito mesmo fica do outro lado da ponte.

O que fazer em Maringá

Cachoeiras

Um dos grandes destaques da região são as cachoeiras. A lista é longa! Todas lindas com águas cristalinas e geladas!!!

Cachoeira Véu de Noiva, Cachoeira do Escorrega, Poção dos 7 metros, Cachoeira da Santa Clara, Poço dos Duendes, Cachoeira dos macacos, Cachoeira águas claras, Cachoeira do Grito, Poço das Fadas. Só para citar algumas das mais famosas na região.

O Rio Preto que separa os estados de Minas e Rio de Janeiro concentra muitas dessas cachoeiras e piscinas naturais.Ele nasce na Serra da Mantiqueira no município de Bocaina de Minas perto do Pico das Agulhas Negras.

Cachoeira e Vale do Alcantilado

Algumas cachoeiras e atrações estão dentro de propriedades privadas. É o caso do Vale do Alcantilado. Aqui uma das propriedades é a Corredeira do Alcantilado que tem atividades como arvorismo e tirolesa para todas as idades. E também o Museu Duas Rodas.

Uma trilha com várias cachoeiras pode ser acessada pelos Sítio Cacheiras do Alcantilado. São 1500 metros de trilhas com várias quedas no caminho e a Cachoeira do Alcantilado no final. O sítio tem um bar e pastelaria e pode ser um programa par ao dia todo.

Lojinhas e afins

Uma das atrações na Vila de Maringá são as compras em lojinhas de artesanato, roupas e acessórios, além de queijos, doces e guloseimas típicos da região.

Tenho duas lojas que são queridinhas: A Arte Chapéu e a Reserva da Mata.

Adoro usar chapéu, influência do meu pai que usou chapéu a vida inteira. Acho um acessório charmoso e no quase indispensável no frio! Por isso toda vez que vamos a Maringá eu acabo comprando um chapéu nessa loja que é uma gracinha.

Os chapéus da Arte Chapéu são feitos a mão por Cristina Vieira que aprendeu essa arte com sua mãe, Dona Dulce. A loja fica do lado mineiro de Maringá, bem pertinho da ponte de pedestres. Dessa vez comprei um chapéu com tecido mais leve, para usar mesmo no verão ou nos dias de outono! Mas tenho outros 2 chapéus para inverno!

Na Reserva da Mata, loja de roupas, calçados e acessórios, eu adoro os sapatos! Sapatos feitos a mão também, de salto, sem salto, com design de sapato de boneca e botas lindas de cano longo e cano curto! Não resisto!

Mas não faltam lojas para todos os gostos entre Maringá de Minas e Maringá do Rio, com artesanato, roupas, acessórios e guloseimas como os deliciosos chocolates da região.

Restaurantes

A gastronomia é outro ponto forte do turismo na região. Para quem gosta de peixe, a truta é o prato típico. As águas geladas e limpas do Rio Preto são ótimas para a criação desse peixe se carne branca e saborosa.

Em Maringá de Minas a Casa de Pedra é ótima para comer uma pizza. O restaurante Mauro e Júnior tem um jeitinho mais romântico. E o um destaque para quem quer comer com entretenimento é o jantar medieval na Taberna Medieval, com hambúrguer e pizza artesanais.

Em Maringá do Rio ótimas opções na cantina italiana ao lado da ponte.

Comidinhas

Mas as delícias da gastronomia em Maringá também podem ser encontradas nos doces, queijos o sorveterias. Impossível resistir!

Leia também onde ficar na Vila da Maromba – RJ

 

Quando ir

A região de Maringá em Itatiaia vive do turismo o ano inteiro, por isso qualquer época é boa para aproveitar. O inverno é frio. Um frio que gela as noites da montanha e convida para um bom fondue é uma taça de vinho.

O verão é a melhor época para aproveitar as cachoeiras, pois a água é gelada!

Feriados prolongados lotam a cidade e as pousadas. Reserve com antecendência ou evite os feriados.


Quer saber mais e receber novidades e promoções?




Clicando nos links da página você ajuda a manter o blog, não paga mais por isso, tem a certeza de estar em um link seguro.


PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO

🏨BOOKING.COM Veja melhores tarifas
🏨Hoteis.com
🏠Escolha um AirBnB
📱CHIP INTERNET ILIMITADA em 240 países
🚘ALUGUEL CARRO - cotação com várias empresas
🚌Compre sua passagem de ÔNIBUS
✈️ PASSAGENS aéreas em promoção
🎡Ingressos, tickets, passeios e transfer - cupom: MARIUNIVERSAL.
🚑SEGURO VIAGEM - cotação com várias empresas.
🎫PASSEIOS E EXCURSÕES Get Your Guide
🎟️INGRESSOS PARA JOGOS, SHOWS E TEATRO - EUA

 

Instagram @maripelomundo.blog    Facebook Mari Pelo Mundo

Dúvidas, solicitações e sugestões E-mail: [email protected]

 

 

 

Compartilhe esta página..
Share on Facebook
Facebook
0Pin on Pinterest
Pinterest
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

Comente pelo Facebook

comentario(s)

Seguir Andrea:
Sou publicitária e amo viajar. Um grande objetivo: conhecer ao menos um lugar novo a cada ano. Trago aqui dicas e experiências que tive com essas viagens ao longo do tempo. Alguns lugares agora até se repetem, mas com a diferença de viajar na companhia do filhote pequeno.
Últimos Posts de