Inti Raymi: o Peru celebra a Festa do Sol

No dia 24 de Junho, a cidade de Cusco comemora o Inti, que é uma celebração ao Deus-Sol.   Ontem o blog Mari pelo Mundo foi convidado para participar da festa Inti Raymi que ocorreu na casa Rey Castro em São Paulo.

Maria Augusta Amorim

Maria Augusta Amorim foi conferir a festa organizada pelo PromPeru e mostrou no snapchat.   O evento contou com uma estação de Ceviche, comida típica do Peru, elaborada pelo chef Felipe Bellim e o chef Peruano Christian Báscones do Restaurante Huaco.  Também teve Pisco e drinks típicos do Peru preparado pela Pisco Vargas além de shows de Horácio Camarco e Banca Coconut.   A Casa Rey Castro é um local todo decorado com motivos latinos e bem confortável.

Drinks Peruanos

Pisco Sour Peruano O Chile e o Peru brigam pela autoria do Pisco mas, segundo os Peruanos, o Pisco é típica do Peru.  No Peru, há uma cidade denominada Pisco, que é onde fabricam a bebida.  E leva clara de ovo em pó para ficar cremoso!!

drink peruano

Esta outra bebida Peruana é a famosa Inka Cola. O refrigerante preferido dos peruanos. Doce e amarelo neon.

Rey Castro
Guta

Maria Augusta Amorim é modelo e foi no evento acompanhada de Sabrina Ruhoff, também modelo (instagram  @gutasamorim e @binaruhoff)

Música Peruana

O Inti Raymi no Peru

A cada 21 de junho, quando o Sol se situa sobre o Trópico de Câncer, começa o inverno no Hemisfério Sul e o verão no Hemisfério Norte. Porém, esse acontecimento não marca apenas o início de uma nova estação, mas também é nesta noite mais longa do ano em que se renovam as histórias andinas e milenares, a noite que antecede a grande festa do Sol: o Inti Raymi.

O festival reúne mais de 750 artistas que cantam, encenam, dançam e celebram o império incaico.

O último Inti Raymi aconteceu provavelmente em 1535, antes de ser proibida. A celebração só voltou a acontecer em 1944, já não mais pelos incas e nem na mesma data, mas no dia 24 de junho.

A festa conserva seu caráter simbólico para muitos dos moradores locais, além de ser um grande atrativo turístico.

Aguas Calientes, gastronomia, 5 de Diciembre 2011. Foto: Pilar Olivares/Promperu

Veja os detalhes de como acontece a festa no Peru

A encenação começa com uma invocação ao Sol, em frente ao Qoricancha, onde funciona o Convento de Santo Domingo. Depois, o Inca e sua comitiva segue para a praça de Armas da Cidade de Cusco. Neste local fica um altar montado especialmente para a festa. Nele, o Inca fala com o Deus Sol e com o povo para, em seguida, finalmente caminhar até o Parque Arqueológico de Sacsayhuamán (que em castelhano “falcão satisfeito”).

Heinz Plenge Pardo (Copy)

Durante a cerimônia, o ator que interpreta o papel do Inca chama os governantes das quatro regiões em que se dividia o império incaico para que o informem sobre a situação de seus povos. Os governantes, cada um à sua vez, oferecem ao Inca alimentos e frutos de suas terras, da mesma maneira como se fazia antigamente. Por fim, embalado por músicas e danças típicas, o Inca se retira, saudando a multidão de gente.

Heinz Plenge Pardo 3 (Copy)

Na sua versão original, de acordo com as crônicas do Inca Garcilaso de la Vega, a festa durava nove dias e o povo de Cusco se preparavam três dias antes com uma estrita dieta à base de milho e ervas. O evento, que era o ponto de partida do novo ano, acontecia na atual praça de Armas (antes chamada de Auqaypata ou Plaza del Guerrero). E eram levadas para este lugar as múmias dos nobres ancestrais, para que eles também pudessem participar da celebração ao Deus-Sol.

 

 

 

Fotos e detalhes da festa de: Pilar Olivares & Promperu

Convite: Boaventura comunicação

Rey Castro

Compartilhe esta página..
Share on Facebook
Facebook
0Pin on Pinterest
Pinterest
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

Comente pelo Facebook

comentario(s)

Seguir Maria Augusta Amorim:
Maria Augusta Amorim (Guta)Sou modelo desde 2007 e agora tenho este espaço para contar um pouco das minhas viagens, os lugares legais que eu conheço por aí e um pouco da minha vida de modelo pelo mundo. Um pouco de tudo para inspirar vocês a viajarem também. Looks, Lifestyle e viagens.