Filmes e Viagens: Viena – Antes do Amanhecer

Viena é uma cidade encantadora, cheia de história, lembra música, cultura, arquitetura. Mas que tal um roteiro diferente em Viena seguindo dois jovens que se apaixonam na cidade num lindo romance de cinema?

Roteiro Antes do amanhecer em Viena

Então venha com a gente se inspirar na historia de Jesse e Celine. O primeiro filme da trilogia dirigido por Richard Linklater e escrito por Kim Krizan e Linklater completou 20 anos desde seu lançamento.

Viena

Viena – Antes do Amanhecer

No filme Jesse (interpretado pelo charmoso Ethan Hawke) é um jovem americano viajando de trem pela Europa depois de uma desilusão amorosa. No trem indo para Viena ele conhece Celine (interpretada pela também lindíssima Julie Delpy). Ela é uma estudante francesa voltando para casa depois de visitar sua avó. Os diálogos cheios de vida e paixão, hora cômicos, hora trágicos.

Começam ainda no trem e seguem por Viena durante um fim de tarde e uma noite até o amanhecer do dia seguinte. Os diálogos envolvem o jovem casal em uma paixão crescente. Mas o tempo que eles têm é curto, pois ela deve ir para Paris e ele voltará aos Estados Unidos.

Trem em Viena

De trem pela Europa

Viajar de trem pela Europa é uma excelente opção para inúmeros roteiros. E é aqui que o filme começa numa viagem de Budapeste a Viena, quando Jesse e Celine começam a conversar ainda no trem. E ele a convence de descer em Viena para passar o dia ao seu lado.

vienna

Viena

O primeiro lugar por onde passam Jesse e Celine depois de desembarcarem na estação de trem de Viena é a Ponte Zollamtssteg. Essa bela ponte sustentada por dois grandes arcos de ferro que passa sobre o Rio Wien. Um dos afluentes do Rio Danúbio que faz a ligação entre duas importantes vias da cidade: a Schallautzerstraße e a Vorderer Zollamsstraße. Embaixo dela, há uma segunda ponte pela qual passam os trens de uma das linhas de metrô de Viena (U-Bahn). A ponte fica a aproximadamente 4,5 km da estação de trem de Westbahnhof. 

vienna

Em seguida eles pegam o bonde e enquanto conversam é possível ver no caminho as duas torres da Votivkirche, uma igreja de arquitetura gótica situada na rua Rooseveltplatz 8, 1090. A igreja foi erguida após tentativa de assassinato do Imperador Francisco José da Áustria, em 1853, como forma de agradecimento a Deus pela salvação da vida do Imperador.

Catedral de Santo Estêvão

A próxima parada no filme é na Teuchtler Schallplattenhandlung. Um nome difícil de pronunciar, mas trata-se de uma loja tradicional de discos na cidade. Aberta desde 1948, o local oferece as mais diversas opções de discos de vinil e CDs, e é descrita como sendo um “tesouro para colecionadores”. Fica na rua Windmühlgasse 10, 1060

Dica:

Para um roteiro mais pratico, a loja fica no meio do caminho entre a estação Westbahnhof e a ponte Zollamtssteg, então inverta a ordem feita por Jesse e Celine. Divirta-se na loja por alguns minutos ou horas se você é fã de discos, e depois siga para a ponte. 

Vista da riesengard
Vista da riesengard


A Praça Maria Theresien (Maria Theresien-Platz) que aparece como cenário no passeio de Jesse E Celine é uma grande praça pública em Viena onde se encontram a estátua da Imperatriz Maria Teresien, e dois grandes museus da cidade: o Museu de História Natural (Naturhistorisches Museum) e o Museu de História da Arte (Kunsthistorisches Museum).

Jesse e Celine seguem seu passeio por Viena visitando o Cemitério dos Sem Nome (Friedhof der Namenlosen). Entre os 55 cemitérios de Viena este é provavelmente o mais incomum e triste. Ali foram enterrados os corpos de pessoas não identificadas que na sua maioria morreram afogadas no rio Danúbio, e eventualmente tiveram seus corpos trazidos a margem do rio. É um cemitério pequeno e que sempre foi pouco visitada, até que se tornou cenário desde filme romântico. Hoje muitos fãs do filme fazem este passeio, mesmo sendo afastado do centro da cidade. É possível chegar lá de metrô (U-Bahn), embarcando na linha U3 rumo à última estação da linha, Simmering. O endereço é rua Albern, 1110, em Simmering,

Viena Prater e o primeiro beijo

Já está anoitecendo e o casal agora se dirige ao Viena Prater, o parque de diversões de Viena, com mais de 250 atrações, e que diverte todas as idades. O parque fica afastado da cidade, mas tem fácil acesso tem fácil acesso pelo metrô, linhas U1 e U2, estação Praterstern Bf.i

Prater

O parque fica aberto diariamente na temporada de 15 de março a 31 de outubro das 10:00 as 24:00 horas, e tem entrada gratuita. As atrações têm horários variados e os preços variam de €1,00 a €5,00.

Wiener Riesenrad

É aqui uma das cenas mais lembradas e românticas do filme, o primeiro beijo entre Jesse e Celine acontece ao por do sol dentro da cabine da roda gigante do parque. E esta não é uma roda gigante comum! A Wiener Riesenrad (Vienna Giant Ferris Wheel) é a mais antiga roda-gigante do mundo, construída em 1897. A roda gigante é um símbolo da cidade de Viena e proporciona uma linda vista do rio Danúbio.

Para uma viagem romântica é possível agendar um jantar a dois num dos vagões de luxo. Clique aqui para comprar com antecedência.  Esse é meu cenário preferido do filme na cidade, e realmente a volta na roda gigantes é um passeio imperdível.  E o passeio pode ser feito de forma muito romântica a dois, ou como um programa bem família, pois as crianças também irão adorar!

 Riesengard vagão restauranteRiesengard vagão restaurante

Centro Histórico de Viena

Depois de passearem no parque de diversões, Jesse e Celine seguem para a Praça de Innere Stadt, onde fica o centro histórico de Viena. O local também é conhecido como cidade velha. O nome do local é uma referência a Igreja Franciscana (Franziscanerkirche) construída no século XVII. A igreja mistura o estilo renascentista com elementos góticos.

A praça é lugar de lojas, bares e restaurantes e cafés, entre eles o Kleines Café. O local é bastante popular onde se pode aproveitar um momento de tranquilidade em uma das mesas colocadas em frente ao pequeno Café. É numa dessas mesas que o casal é abordado por uma vidente que lê a mão de Celine.

Ruas de Viena

Pelo metrô, chega-se à praça por meio das linhas U1 ou U3, descendo na estação Stephansplatz.

Poesia no Canal do Danúbio

Em seguida Jesse e Celine visitam uma das igrejas mais antigas de Viena, a Maria am Gestade que foi construída entre os anos de 1394 e 1414, e também apresenta elementos góticos em sua arquitetura. Fica situada na rua Salvatorgasse 12.

O Donaukanal ou Canal do Danúbio tem 17,3 km de extensão e, diferentemente do próprio rio Danúbio ele margeia o centro da cidade de Viena no 1º distrito de Innere Stadt.

No filme, é às margens do Canal que um poeta de rua é desafiado por Jesse a escrever um poema com a palavra “milkshake”.

Os personagens passeiam a beira do canal próximo à estação Schwedenplatz do metrô. Em Schwedenplatz é possível embarcar em passeios de barco pelo Canal. Para maiores informações sobre passeio no Canal Danúbio e no rio Danúbio acesse www.ddsg-blue-danube.at.

Arena é um tradicional complexo de arte alternativa em Viena. Construído há mais de 30 anos onde antes existia um matadouro. O lugar é palco para apresentação de bandas de punk, pop e mesmo de grandes nomes de musica jovem internacional. São quatro auditórios, sendo que, no verão, é montado um cinema ao ar livre. Fica na rua Baumgasse 80, na zona artística de Erdberg e para chegar as estações de metrô mais próximas são Erdberg e Gasometer (ambas da linha U3).

http://www.wien.info/en/lifestyle-scene/nightlife/live-locations/arena

danubio

De volta ao Centro Histórico

Jesse e Celina retornam ao centro histórico de Viena. O cenário agora é a Mölker Bastei. O local se estende desde o anel viário (Ringstrasse de Viena) com o Monumento Liebenberg em frente à Universidade de Viena, no sul até Schottengasse ao norte. Aqui está uma das casas onde viveu Beethoven, além de prédios que datam dos séculos 18 e 19.

Jesse e Celine agora fazem uma divertida brincadeira ao telefone. E o cenário é o Café Sperl, um dos cafés mais tradicionais de Viena inaugurado em 1880. Fica localizado ao sul da Praça Maria Theresien, na rua Gumpendorfer Straße 11, no 6º distrito de Viena, Mariahilf. A estação de metrô mais próxima é Museumsquartier (linha U2). No site oficial, é possível fazer um tour virtual pelos arredores do café e também por seu interior. (www.cafesperl.at)

Inaugurado em 1880, trata-se de um dos cafés mais tradicionais de Viena, onde o casal protagonista do filme faz a divertida cena da brincadeira do telefone.

Mais um café, dessa vez a bordo do barco Johann Strauss, permanentemente ancorado no Donaukanal perto da Schwedenplatz. Aqui Jesse e Celine concordam em nunca mais se encontrarem e já se despedem para evitar um longo adeus e promessas que não serão cumpridas na estação de trem.

Image15

Baladas

O Roxy Club é o próximo ponto de parada de Jesse e Celine. O bar foi inaugurado nos anos de 1960. E é um tradicional ponto de encontro para quem gosta de Disco, Hip Hop e Soulful House. Esse último um estilo de House com forte influência da Soul Music. Descendo as escadas você irá encontrar um porão nostálgico, onde a decoração usa muito couro vermelho, luz vermelha e madeira. Meio escondido por uma porta discreta. O bar fica na rua Operngasse 24, próximo à estação Karlsplatz (linhas U2 e U4), no 1º distrito (Innere Stadt).

Depois de passar o restante na noite no parque, a última parada de Jesse e Celine tem como cenário o Museu Albertina. Aqui está um dos mais importantes acervos de obras de arte do mundo. A arquitetura do prédio é uma reprodução de antigas construções de arquitetura neoclássica que existiam na região, datadas do século XVII.

O endereço do museu é a praça Albertinaplatz 1, situada no final da rua Augustinerstraße. Acesso pela estação de metrô Museumsquartier, que fica a uma distância de 10 minutos de caminhada. (www.albertina.at)

Museu Albertina
Museu Albertina

Despedida

E com o sol amanhecendo Jesse e Celine estão de volta a estação Westbahnhof. Agora com a promessa de se encontrarem novamente em 6 meses naquele mesmo lugar.

Bem, para quem assistiu o filme em 1995 foi preciso esperar 9 anos e não apenas 6 meses para saber o desfecho dessa promessa. Mas agora você já pode pular diretamente para o roteiro do segundo filme. Antes do entardecer dá sequência aos passos de Jesse e Celine, em outra cidade de sonho e romance: Paris!


Seguro Viagem Internacional

Agora que você tem um roteiro de filme para fazer em Viena, uma dica muito importante. E que serve para qualquer viagem que você esteja planejando. Não esqueça de contratar o Seguro Viagem InternacionalAlém de ser obrigatório para países da Europa, é uma segurança para qualquer eventualidade na viagem da sua família.


 


Quer saber mais e receber novidades e promoções?




PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO

🏨BOOKING.COM Veja melhores tarifas
🏨Hoteis.com
🏠Escolha um AirBnB
📱CHIP INTERNET ILIMITADA em 240 países
🚘ALUGUEL CARRO - cotação com várias empresas
🚌Compre sua passagem de ÔNIBUS
✈️ PASSAGENS aéreas em promoção
🎡Ingressos, tickets, passeios e transfer - cupom: MARIUNIVERSAL.
🚑SEGURO VIAGEM - cotação com várias empresas.
🎫PASSEIOS E EXCURSÕES Get Your Guide
🎟️INGRESSOS PARA JOGOS, SHOWS E TEATRO - EUA

 

Instagram @maripelomundo.blog    Facebook Mari Pelo Mundo

Dúvidas, solicitações e sugestões E-mail: [email protected]

Compartilhe esta página..
Share on Facebook
Facebook
0Pin on Pinterest
Pinterest
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

Comente pelo Facebook

comentario(s)

Seguir Andrea:
Sou publicitária e amo viajar. Um grande objetivo: conhecer ao menos um lugar novo a cada ano. Trago aqui dicas e experiências que tive com essas viagens ao longo do tempo. Alguns lugares agora até se repetem, mas com a diferença de viajar na companhia do filhote pequeno.