Dicas para as férias das crianças em São Paulo

As férias escolares chegaram, e agora? O que fazer com as crianças?

Tenho conversado com muitas mães que não vão viajar agora nas férias de julho com as crianças, e por isso fica a dúvida do que fazer para entreter os pequenos nesse período. A ideia é não ficar maluca dentro de casa. E principalmente não deixar que eles fiquem somente nos joguinhos eletrônicos ou na frente da televisão.

Por isso fizemos aqui uma seleção cultural para quem não quer ficar em casa conhecer os diversos museus que a cidade de São Paulo oferece.

Férias com diversão e cultura.

1. Museu Catavento

O Catavento é um dos museus mais divertidos para as crianças da cidade de São Paulo. E um dos meus preferidos. Tem oficinas de atividades, curiosidades, ciência, arte e cultura. Além de espaço para brincar.

O Museu fica na Av. Mercúrio s/n – Parque D. Pedro II, e abre de terças à domingo das 9h às 16h. Leia o post sobre a nossa visita ao museu.

2. Museu da Imigração

O Museu da Imigração tem um acervo fantástico para quem quer conhecer mais sobre o processo migratório que faz parte da história de São Paulo. Perfeito para as crianças que estão na quarta série do ensino fundamental, pois eles estudam essa matéria na escola. É um passeio divertido, lúdico e instrutivo ao mesmo tempo. O Museu fica no bairro da Mooca, na Av. Visconde de Parnaíba, 1316. Abre de terça à domingo das 9h às 17h.

3. MASP

O Museu de Arte de São Paulo, um dos símbolos da cidades está com a exposição Tarsila do Amaral, uma das mais importantes artistas brasileiras do modernismo. O museu fica na Av. Paulista e abre de terça a domingo das 10h às 19h. Leia o post sobre a nossa visita à exposição.

4. MAM

O Museu de Arte Moderna fica dentro do parque do Ibirapuera e tem diversas atividades para as crianças no período de férias. Vale a pena conferir. O museu abre de terça à domingo das 10h às 18h.

5. Centro de Memória do Corpo de Bombeiros da PMSP

Para os pequenos que querem conhecer um pouco mais sobre essa profissão e sua história que encanta tanto meninos como meninas. Para visitar entre em contato pelo telefone 3396 2596 para verificar o dia e horário mais conveniente. Endereço Rua Domingos de Morais, 2329 – Vila Mariana

6. MAC

O Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo ocupa o antigo prédio do Detran na Vila Mariana. O museu além da exposição do acervo oferece atividades educativas para todas as idades. Vale a pena conferir no site a programação para julho.

7. Planeta Inseto no Museu do Instituto Biológico

Um jardim zoológico de insetos para mostrar como esse pequenos bichinhos são parte importante do nosso ecossistema.

O museu fica na Av. Dr. Dante Pazzanese, 64 – Vila Mariana e abre de terça a domingo das 9h às 17h

8. Museu da Imaginação

O museu é um espaço de lazer para as crianças, com exposições de arte interativas e estações de atividades lúdicas para despertar a criatividade e a imaginação dos pequenos. O museu abre de terça à domingo. Durante a semana funciona em dois horários, das 10h às 13h e depois das 14h às 17h. Sábados e domingos o horário é das 10h às 18h.

9. Museu do Futebol

Não precisa ser apaixonado por futebol para se encantar com a exposição do Museu do Futebol. As histórias das copas, os números e curiosidades, a história de como o futebol chegou por aqui e se tornou tão popular. Tudo isso encanta as crianças. E durante as férias sempre tem programação especial. O museu do futebol fica no Estádio do Pacaembu e abre de terça à domingo das 9h às 17h. Leia aqui o post sobre o Museu do Futebol.

10. Pinacoteca do Estado

A Pinacoteca proporciona uma experiência diferente para as crianças, pois as mostras e exposições tem sempre uma proposta mais interativa. Além disso o prédio é lindíssimo, localizado num local histórico do centro da cidade. A Pinacoteca fica bem pertinho da Estação Luz do metrô e abre das 10h às 17h30. Fica fechados às terças feiras.

11. O Museu mais doce do Mundo

Com uma piscina de marshmallows e donuts gigantes, o museu mais doce do mundo é uma exposição temporária que fica em cartaz até 18 de agosto na Rua Colômbia. Leia aqui o post completo sobre a nossa visita.

12. Museu Afro Brasileiro

O Museu Afro Brasileiro tem uma mostra que destaca a influência africana na formação da cultura brasileira e do nosso patrimônio. O museu fica no Parque do Ibirapuera e abre de terça à domingo das 10h às 17h. O ingresso custa R$ 6,00. Aproveite o dia para fazer um passeio cultural e ao mesmo tempo curtir também o parque do Ibirapuera, deixando os pequenos correr e brincar.

13. Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo

Considerado um centro de referência na pesquisa sobre biodiversidade, o MZUSP está com a exposição “Biodiversidade – Conhecer para Preservar”. Um ótimo passeio com as crianças para mostrar o quanto é importante cuidar do nosso planeta e respeitar sua biodiversidade. Afinal sem ela não há vida no planeta terra.

O museu fica no bairro do Ipiranga, na Av. Nazaré, 481. Abre de quarta à domingo das 10h às 17h, e a entrada custa R$ 10,00. Porém temporariamente o museu está oferecendo entrada gratuita.

14. Museu da Casa Brasileira

O acervo mostra móveis e artigos típicos das casas brasileiras. Desde objetos de comunidades indígenas até outros que ainda estão presentes no nosso dia a dia, em casa. Em alguns finais de semana o jardim da casa recebe feirinhas de artesanato e comida. A programação de julho ainda não foi publicada, mas vale a pena conferir no site, pois o museu é um ótimo espaço para passar uma tarde com as crianças nas férias. O museu fica na Av. Brigadeiro Faria Lima, 2705 e abre de terça a domingo das 10h às 17h. www.mcb.org.br

15. Memorial da América Latina

Além de uma programação cultural bastante diversificada, o Memorial é um local que faz parte da história da arquitetura de São Paulo e do Brasil. Com projeto de Oscar Niemeyer, o Memorial tem uma área verde de mais de 12 mil metros quadrados com árvores nativas e silvestres. O Memorial fica na Barra Funda, bem pertinho da estação do metrô. Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664. Horário de funcionamento da Galeria é de terça à domingo das 9h às 18h.

Centros Culturais

Os centros culturais estão em todos os bairros de São Paulo, sempre com programação diversa para todas as idades

O Unibes Cultural em julho terá o programa “Kids que Arrebentam”, com atividades que incluem oficinas de criatividade, teatro, shows, videogame, fotografia, e muito mais.

Centro Cultural São Paulo na Vergueiro. O lugar tem uma gibiteca para deixar qualquer criança entretida por várias horas. Vale a pena conhecer. Leia aqui o post com mais detalhes.

O Centro Cultural Fiesp está localizado na Av. Paulista, e tem uma programação bastante diversificada o ano todo. O destaque para as férias das crianças é o espetáculo infantil Tatá – o Travesseiro.

Gostou das dicas? Compartilhe com os amigos. E bom passeio com as crianças!


Ouça também as nossas dicas no Podcast Mari Pelo Mundo


Leia também


Quer saber mais e receber novidades e promoções?




Clicando nos links da página você ajuda a manter o blog, não paga mais por isso, tem a certeza de estar em um link seguro.

 

S H O P   T H E   T R I P

Clique nos itens e conheça os programas especiais dos nossos parceiros

Cidadania Portuguesa e ItalianaCooking in PortugalServiços de Brasileiros no exterior

S H O P   T H E   L O O K 

Clique nos itens e faça sua compra online


Fast Shop

Sestini

Amazon

 


PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO

🏨BOOKING.COM Veja melhores tarifas
📱CHIP INTERNET ILIMITADA em 240 países
🚘ALUGUEL CARRO - cotação com várias empresas
✈️ PASSAGENS aéreas em promoção
🎡Ingressos, tickets, passeios e transfer - cupom: MARIUNIVERSAL.
🚑SEGURO VIAGEM - cotação com várias empresas.
🎫PASSEIOS E EXCURSÕES Get Your Guide
🎟️INGRESSOS PARA JOGOS, SHOWS E TEATRO - EUA
🏨Hotels.com

 

Instagram @maripelomundo.blog    Facebook Mari Pelo Mundo

Dúvidas, solicitações e sugestões E-mail: [email protected]

Compartilhe esta página..
Share on Facebook
Facebook
0Pin on Pinterest
Pinterest
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

Comente pelo Facebook

comentario(s)

Seguir Andrea:
Sou publicitária e amo viajar. Um grande objetivo: conhecer ao menos um lugar novo a cada ano. Trago aqui dicas e experiências que tive com essas viagens ao longo do tempo. Alguns lugares agora até se repetem, mas com a diferença de viajar na companhia do filhote pequeno.