Dia Internacional dos Museus

No dia 18 de maio comemoramos o Dia Internacional dos Museus.

E hoje em dia os museus têm se tornado mais dinâmicos, interativos e atuais. Ao redor do mundo eles têm um papel muito importante para a cultura e educação. Os museus pesquisam, expõe e preservam a nossa história.

E eu acredito que não importa o tamanho do museu e do seu acervo, mas se o lugar tem uma história para contar vale a pena ser visitado. E vale a pena incentivar sua existência.

Ir ao museu é um programa muito divertido. E muitas vezes um programa barato. Mundo a fora os grandes museus têm um dia de entrada gratuita. Todos contam com programações diversas para diferentes idades.

Em meio a tanta diversidade é quase impossível não encontrar um museu que agrade a família, e que fale sobre aquilo que você mais gosta.

Museu de arte, do futebol, do café, do chocolate, da batata frita, de móveis, de plantas, animais, objetos variados. Museu de história, museu de diversão, curiosidades, do livro, do vidro, do brinquedo. A lista é imensa. Aqui e no mundo todo.

E para comemorar o dia internacional dos museus há várias exposições acontecendo e eventos nos museus da cidade de São Paulo. Um programa para divertir os paulistanos e quem vem visitar a nossa bela cidade.

Aqui uma pequena lista do que pode ser visto em São Paulo.

MASP

Símbolo da cidade com seu prédio inconfundível na Avenida Paulista. Uma belíssima obra de arquitetura que se destaca na paisagem.

O MASP está com a exposição das obras da Tarsila do Amaral até dia 28 de julho de 2019. Uma exposição imperdível com a obra de uma das maiores artistas brasileiras do século 20, e do movimento modernista.

O MASP abre todos os dias, e às terças feiras a entrada é gratuita.

Neste final de semana dos dias 18 e 19 de maio, São Paulo também é palco da Virada Cultural, e muitos museus participam dessa festa. O MASP terá eventos no vão livre com música e cinema.

MIS

O Museu da Imagem e do Som abriga exposições temporárias sobre diversos temas. Até dia 26 de maio o museu abriga a exposição Quadrinhos, contando a história da 9 arte através de revistas, quadros e itens raros das histórias em quadrinhos que fazem parte da cultura mundial.

Entre as 22h do dia 18 de maio e no domingo dia 19, a entrada é gratuita para a exposição, como parte do evento da Virada Cultural na cidade de São Paulo.

Além desse final de semana, o MIS tem entrada gratuita também as terças feiras.

 

MuBE

O Museu Brasileiro da Escultura e Ecologia fica ao lado do MIS. Um programa conjunto para conhecer dois museus numa única tarde.

Pinacoteca do Estado

Uma das coisas que mais me encanta na Pinacoteca do Estado de São Paulo é o seu edifício. Instalado num edifício de 1900, projetado para ser o Liceu de Artes e Ofícios no centro da capital paulistana, a Pinacoteca é um dos mais importantes museus do Brasil e o mais antigo museu de arte de São Paulo.

A Pinacoteca é um exemplo da modernização e evolução dos museus. Muitas exposições interativas e novos artistas acontecem por ali. Aos sábados a entrada é gratuita. Durante a semana o ingresso custa somente R$ 10,00 e R$ 5,00 para quem tem direito a meia entrada.

 

Museu do Futebol em São Paulo

Mesmo para quem não é fã de futebol, o museu conta a história desse importante esporte na nossa cultura. Como chegou aqui, quem jogava e como. Há cento e poucos anos era um esporte muito diferente do que é hoje. E conhecer a história da nossa cultura é uma das grandes atrações de qualquer museu. Instalado no Estádio do Pacaembu em São Paulo, o museu do Futebol tem entrada gratuita as terças feiras.

No dia internacional dos museus, o Museu do Futebol vai promover um debate com o tema Ações Afirmativas na Cultura do Futebol à partir das 10h. O final de semana será marcado também com atividades educativas.

MAM

O Museu de Arte Moderna de São Paulo fica no Parque do Ibirapuera e além do importante acervo com obras de artistas modernos e contemporâneos, o museu traz diversas exposições temporárias.

O museu tem entrada gratuita aos sábados.

Museu da Casa Brasileira

O Museu da Casa Brasileira tem seu acervo dedicado a moradia brasileira. Com objetos de design, fotos e maquetes mostra um pouco da nossa arquitetura, design e modo de vida.

A entrada é gratuita, e nos finais de semana os jardins do museu recebem eventos diversos. Um programa para a família toda.

Museu Catavento

Um museu para levar as crianças, onde elas se divertem aprendendo, Curiosidades, interatividade e oficinas de brincadeiras. Aulas de química e física, tudo de uma forma bastante divertida.

Às terças feiras a entrada no Museu Catavento é gratuita.

Museu da Imigração

O Museu da Imigração preserva a história e a memória das pessoas que chegaram ao Brasil e fizeram a nossa diversidade. Mas também continua estudando e promovendo o conhecimento sobre a imigração contemporânea.

Um passeio que vale por uma aula de história, geografia, cultura e ainda emociona com a história dos nossos antepassados.

O Museu tem entrada gratuita aos sábados.

Casa das Rosas

A Casa das Rosas está numa mansão na Avenida Paulista que teve sua construção concluída em 1935. Faz parte da história da avenida nos tempos em era o endereço dos barões do café.

Reinaugurada em 2004 como Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura, a Casa das Rosas oferece cursos, oficinas de criação e crítica literárias, palestras, ciclos de debates, lançamentos de livros, apresentações literárias e musicais, saraus, peças de teatro, exposições ligadas à literatura, e diversas exposições.

A Casa das Rosas abre todos os dias e as inscrições para os cursos e palestras podem ser feitos pessoalmente ou na página oficial do museu.

Japan House

A Japan House também está na avenida Paulista. É um projeto criado pelo governo japonês para difundir a cultura japonesa na comunidade internacional. Juntamente com Londres e Los Angeles, São Paulo foi escolhida como um dos locais para receber essa iniciativa.

Porque visitar os museus?

Acredito que sobram motivos para sair de casa em São Paulo nos finais de semana e visitar um museu. A programação é sempre intensa, e seja para celebrar o dia internacional dos museus ou em qualquer outro dia, visitar um museu é sempre um ótimo programa.

Leia também




Clicando nos links da página você ajuda a manter o blog, não paga mais por isso, tem a certeza de estar em um link seguro.


PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO

🏨BOOKING.COM Veja melhores tarifas
📱CHIP INTERNET ILIMITADA em 240 países
🚘ALUGUEL CARRO - cotação com várias empresas
✈️ PASSAGENS aéreas em promoção
🎡Ingressos, tickets, passeios e transfer - cupom: MARIUNIVERSAL.
🚑SEGURO VIAGEM - cotação com várias empresas.
🎫PASSEIOS E EXCURSÕES Get Your Guide
🎟️INGRESSOS PARA JOGOS, SHOWS E TEATRO - EUA
🏨Hotels.com

 

Instagram @maripelomundo.blog    Facebook Mari Pelo Mundo

Dúvidas, solicitações e sugestões E-mail: [email protected]

Compartilhe esta página..
Share on Facebook
Facebook
0Pin on Pinterest
Pinterest
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

Comente pelo Facebook

comentario(s)

Seguir Andrea:
Sou publicitária e amo viajar. Um grande objetivo: conhecer ao menos um lugar novo a cada ano. Trago aqui dicas e experiências que tive com essas viagens ao longo do tempo. Alguns lugares agora até se repetem, mas com a diferença de viajar na companhia do filhote pequeno.

Continue lendo nossos posts