Destinos de Natureza no Brasil

postado em: Américas, Brasil, Destinos, Ecoturismo 0

Os destinos de natureza no Brasil estão em alta. O ano de 2020 trouxe desafios e inúmeras mudanças na vida das pessoas. Um ano que vai entrar para a história pela luta contra a pandemia do coronavírus e por um novo estilo de vida.

O turismo mudou também. Por enquanto estamos em casa apenas sonhando com viagens. Conhecendo visualmente lugares ao redor do mundo. Mas também sonhando com destinos que possam fazer parte dos planos futuros.

Dessa forma vemos também uma oportunidade grande para conhecer os destinos que estão mais próximos. E principalmente os destinos de natureza no Brasil.

Por isso fizemos uma lista com 19 destinos incríveis no nosso país. Aproveite para atualizar sua lista de desejos de viagem e sonhar com destinos lindos que podemos conhecer mais para frente.

A lista em ordem alfabética e não em ordem de preferência! Porque fazer uma lista classificando os destinos poderia parecer injusta. Afinal são todos muito lindos e merecem ser visitados!

O ideal é comprar o voo, hotel e passeio tudo junto em um pacote.  Caso já tenha o voo, vá com transfers, hotel e pelo menos dois passeios agendados com antecedência.  Se precisar de indicação da agência que eu utilizei para organizar minha viagem e outras que conheço que vendem ou fazem reservas de hotel e passeios nos envie mensagem para o e-mail [email protected] ou WhatsApp

Alter do Chão

Localizada a 38 km da cidade de Santarém, na região turística do Tapajós, a vila de Alter-do-Chão é um dos locais mais visitados do Pará. Na vila é realizada uma das mais antigas e tradicionais festas amazônicas, o Çairé, cuja origem remete ao período colonial e ao sincretismo entre rituais indígenas e o religião Católica.

Conheça um pouco mais sobre Alter do Chão e a festa do Çaire clicando no link post.

Aparados da Serra – Cambará do Sul

O sul do país tem diversos destinos incríveis. Um deles é o Parque Nacional Aparados da Serra. A região é conhecida pelos cânions, desfiladeiros que chegam até 700 metros de altura. Trilhas e cachoeiras numa paisagem incrível. A cidade de Cambará do Sul fica apenas há 185 quilômetros de Porto Alegre.

 

Bonito

Situada no Mato Grosso do Sul, há pouco mais de 300 quilômetros de Campo Grande em sentido sudoeste, Bonito é um dos destinos mais famosos de ecoturismo no Brasil.

Além disso a cidade é também conhecida como Paraíso da Águas. E esse apelido podemos entender muito bem quando passeamos pelos rios e nascentes que são de águas azuis e cristalinas. A Natureza no Brasil é realmente linda.

Juntamente com os rios e nascentes, Bonito é um destino rico em cavernas e cachoeiras e com inúmeras atrações para viajantes de todos os gostos e de todas as idades.

Leia mais sobre Bonito no post.

 

 

 

Brotas

Brotas fica no interior do Estado de São Paulo, há 210 quilômetros da capital. É um destino famoso no ecoturismo e principalmente no turismo de aventura.

Trilhas, rafting, tirolesas, bóia-cross, rapel e várias outras atividades para curtir a natureza, a paisagem. Atividades com muito ou pouca adrenalina. Você escolhe.

No blog tem outros posts sobre o destino, com roteiro de final de semana e dicas para conhecer o destino em família e com crianças.

Saiba mais sobre Brotas nos posts do blog.

Canela

A Serra Gaúcha tem dois destinos famosos de muito charme: Gramado e Canela. São destinos famosos no turismo e muito procurados no inverno, pelo charme do frio, possibilidade de neve, gastronomia e natureza.

Canela tem diversos passeios para curtir a natureza. O Parque Estadual do Caracol e o Parque da Ferraduras talvez sejam os maiores destaques e também cartão postal da cidade.

Mas há diversas outras atrações como o Ecoparque Sperry, um parque ecológico com trilhas e cachoeiras. Ou ainda o Parque das Cachoeiras e o Parque das Sequóias. Todos para ficar bem próximo à natureza.

Chapada dos Guimarães

A Chapada dos Guimarães fica no estado do Mato Grosso. Outro destino bastante famoso para o ecoturismo nacional. São 46 sítios arqueológicos na região, 2 sítios paleontológicos; 59 nascentes; 487 cachoeiras; 3.300 km² de Parque Nacional, 2.518 km² de Área de Proteção Ambiental, duas reservas estaduais, dois parques municipais, 157 km de paredões. Uau!! Muita natureza, muita trilha, muita paisagem para conhecer, fotografar e renovar energias.

Além de tudo isso o artesanato local é uma das referências na cidade. Um verdadeiro paraíso da natureza.

Chapada dos Veadeiro

Na Chapada dos Veadeiros em Goiás está o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros que é uma unidade de conservação de proteção integral à natureza. São 65 514 hectares de cerrado de altitude.

Além das trilhas dentro do parque, as belezas da natureza também se destacam no Vale da Lua com as rochas esculpidas pelo rio São Miguel. E para quem gosta de água vai poder curtir as cachoeiras Almécegas, que ficam próximas ao centro de Alto Paraíso. E para juntar água e adrenalina o destino é Raizama, um conjunto de cachoeiras mais usadas para canyoning e rapel.

Veja aqui no link mais informações do que fazer na Chapada dos Veadeiros

Fernando de Noronha

Fernando de Noronha é um pedaço do paraíso no Brasil! Segundo os próprios moradores, antes de chegar ao Brasil, os portugueses atracaram na ilha, e, com certeza tiveram a mesma reação que eu: “UAUUUU…”. O espanto é tão comum ao se deparar com a beleza local, que os nativos chamam este deslumbre de “euforonha”, uma mistura de euforia + Noronha.

Situada a 545 Km de Recife e por volta de 300 Km do Rio Grande do Norte, o arquipélago já foi palco de uma prisão até se transformar em uma referência para o desenvolvimento de um sistema de preservação ambiental, com quase 100% da população envolvida.

Leia mais sobre Fernando de Noronha no post.

 

Foz do Iguaçu

As cataratas do Iguaçu formam uma das paisagens mais belas da natureza. Com mais de 270 quedas d’água do rio Iguaçu, está localizada entre o Parque Nacional de Iguaçu no Paraná, e o Parque Nacional Iguazu no lado Argentino das quedas.

A área dos dois parques é considerada Patrimônio Natural da Humanidade.

O turismo no local recebe mais de um milhão de pessoas todos os anos. Um espetáculo para todas as idades que nunca mais esquecemos!

Leia mais no post com dicas para ir com as crianças.

 

Gramado

Já falamos de Canela na serra gaúcha, agora é a vez de Gramado. Um dos destinos de maior destaque no Brasil e o maior polo turístico do estado do Rio Grande do Sul. O Parque do Caracol, com suas trilhas e cachoeiras é o grande destaque da natureza. Assim como os lagos Negro e Joaquina Rita Bier.

Mas Gramado também é um importante destino para diversos festivais e eventos ao longo do ano. Dos mais conhecidos estão o Festival de Cinema de Gramado e o Natal Luz que lota a cidade todos os anos.

 

Ilhabela

Ilhabela fica no litoral de São Paulo. São várias praias na ilha. Uma mais bela do que a outra. Algumas praias têm acesso apenas por caminhada ou barco, dependendo das condições da maré.

A ilha é refúgio para quem gosta de navegar e tem barco. Assim como para quem quer fugir das praias mais lotadas no verão paulista.

Leia mais sobre Ilhabela no post.

 

Ilha Grande

 

Para quem curte uma ilha, lindas praias, sossego, trilhas e aquela fugida no final de semana, nada melhor do que Ilha Grande no Estado do Rio de Janeiro .

O acesso só se da por meio de barco, saindo de Angra dos Reis ou Mangaratiba. Então esqueça o carro, o trânsito e o caos e mergulhe em Ilha Grande, o lugar perfeito para relaxar.

Leia mais sobre a Ilha Grande no post.

Ilha do Mel

 

A Ilha do Mel fica no litoral do Paraná. Um paraíso com pouco mais de 1200 habitantes. As praias são lindas, algumas intocadas, pois há lugares na ilha em que não é permitida a circulação de pessoas.

 

A ilha faz parte do município de Paranaguá, e é administrada pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP). São quatro pontos turísticos de destaque: Ao norte a  Fortaleza , no centro Nova Brasília e o Farol das Conchas e ao Sul  Encantadas.

 

Jericoacoara

 

Jericoacoara é uma praia localizada no município de Jijoca de Jericoacoara, no estado do Ceará, localizada a 300 km a oeste da capital Fortaleza.

Um lugar de beleza ímpar. E reconhecido mundialmente. Em 1994 Jeri foi  eleita pelo jornal The Washington Post uma das dez praias mais bonitas do planeta. E em 2014, o Huffington Post colocou o destino como sendo a quarta melhor praia da Terra.

Leia mais sobre Jericoacoara no post.

 

Manaus – Floresta Amazônica

 

Não há como falar de destinos de natureza sem pensar na Amazônia. Afinal é a maior floresta tropical do planeta. A importância da fauna e da flora da floresta é única para todos. Mas o local também é um importante destino turístico.

 

Turismo para todas as idades. Um lugar onde pode-se viver a natureza e aprender sobre o maior bioma do Brasil.

 

Veja no post as dicas para visitar o destino.

 

Pantanal

 

O Pantanal mato-grossense fica no Centro Oeste do Brasil. Destino visitado por amantes da natureza e do turismo de observação. A fauna do lugar, com seus pássaros, onças, jacarés e inúmeras outras espécies é um dos grandes destaques do lugar.

 

É ótimo também para quem gosta de pesca. O turismo de pesca no Pantanal é bem controlado e as regras impostas preservam os rios e espécies.

 

Um lugar para se conectar com a natureza e a família.

 

Ponta Grossa – Vila Velha

 

No município de Ponta Grossa na região de Campos Gerais no Paraná está o Parque Estadual de Vila Velha. Um local lindíssimo de natureza única no mundo com suas formações geológicas. Clique aqui para ver as fotos e o post do parque de Vila Velha.

Outro destaque na região de Campos Gerais está no distrito de Itaiacoca que abrigava um mosteiro de padres jesuítas que meditavam próximos da belíssima cachoeira que hoje leva o nome de Buraco do Padre.

Leia mais sobre a região e o que fazer em Ponta Grossa.

 

Socorro

A Estância hidromineral de Socorro, está localizada na Serra da Mantiqueira, a 132 km de São Paulo. A cidade é conhecida como um destino de aventura e ecoturismo.

Leia as dicas sobre o que fazer em socorro no link do post.

 

Há definitivamente muita Natureza no Brasil para se conhecer.

Visconde de Mauá e Vila da Maromba

A região de Visconde de Mauá está situada em área de proteção ambiental no alto da Serra da Mantiqueira na divisa com o Parque Nacional de Itatiaia.

Cachoeiras, rios, piscinas naturais, trilhas na mata nativa, ar puro, boa comida, hospitalidade e charme nas pousadas e hotéis. Esses são os ingredientes deste lugar bucólico entre Rio e São Paulo, que merece ser visitado e revisitado. A região tem 3 vilas principais: Visconde Mauá, Maringá – que é dividida entre Maringá de Minas e Maringá do Rio e a Vila de Maromba.

Leia o post sobre a região e veja outras dicas de como aproveitar e onde ficar.

 


Dicas com crianças

  • Evite alta temporada. Caso não seja possível, faça passeios em horários alternativos e bairros menos concorridos.
  • Compre todos ingressos com antecedência e de preferência com prioridade na fila.
  • Fique em hotéis centrais para evitar muitos deslocamentos.
  • Leve sempre uma garrafa de água, chapéu, filtro solar e casaco.
  • Não deixe de viajar sem seguro viagem. É importantíssimo e imprescindível, principalmente se estiver com criança. Verifique as opções e valores e compre com antecedência. Clique aqui para cotar com a Seguro Promo – cotação de várias empresas de seguro (Mapfre, April, GTA, Travel Ace, Assist Card, Assist Trip, Intermac, Affinity, Assist Med). Mesmo para destinos no Brasil, caso seu plano de saúde não tenha cobertura nacional, consulte um dos planos de seguro saúde. Os valores são baixos e isso pode trazer mais segurança para sua viagem.
  • Viaje conectado para poder se comunicar com taxi, hotel e seguro e para poder usar os aplicativos de museus, passeios e mapas. (Veja as opções de chip e internet no exterior)

Planejando a viagem

Você tem duas opções – Planejar sozinho sua viagem ou comprar com assistência de agência. Em qualquer uma dessas hipóteses, se estiver viajando com crianças ou quiser um roteiro personalizado para ajudar no dia a dia ou indicação de agência para pacotes ou aéreo e hotel, nos avise. Envie mensagem para o e-mail [email protected] ou WhatsApp

Se quiser planejar sozinho, aqui no post há várias dicas e links dos sites oficiais de vendas de passagem, hospedagem e todos os serviços que você vai precisar.


PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO

🏨BOOKING.COM Veja melhores tarifas
🏨Hoteis.com
📱CHIP INTERNET ILIMITADA em 240 países
🚘ALUGUEL CARRO - cotação com várias empresas
✈️ PASSAGENS aéreas em promoção
🎡Ingressos, tickets, passeios e transfer - cupom: MARIUNIVERSAL.
🚑SEGURO VIAGEM - cotação com várias empresas.
🎫PASSEIOS E EXCURSÕES Get Your Guide
🎟️INGRESSOS PARA JOGOS, SHOWS E TEATRO - EUA

 


Para fazer passeios guiados com guia brasileiro também podemos indicar um parceiro se vocês tiverem interesse. Envie um email para [email protected]

Deixe seu email para receber dicas de transfers e tours em Português na cidade. Por enquanto, minhas dicas são de  Dubai , Portugal (Lisboa, Porto), França ( Paris e redondezas), São Paulo e Itália (Milão, Roma e redondezas)  Clique aqui. Agora já posso acrescentar mais um a lista: Roma. Estes transfers eu conheço, testei, gostei e são serviços de Brasileiros pelo mundo. Fácil de agendar, confirmar e pagar. Clique aqui para solicitar orçamento de transfer 


Passagens aéreas promocionais. Pesquise aqui sua próxima viagem! 


Receba mais informações e valores





Clicando nos links da página você ajuda a manter o blog, não paga mais por isso, bem como tem a certeza de estar usando um link seguro.

 

S H O P   T H E   T R I P

Clique nos itens e conheça os programas especiais dos nossos parceiros

Cidadania Portuguesa e ItalianaCooking in PortugalServiços de Brasileiros no exterior

S H O P   T H E   L O O K 

Clique nos itens e faça sua compra online


Fast Shop

Sestini

Amazon

 

Instagram @maripelomundo.blog    Facebook Mari Pelo Mundo

Dúvidas, solicitações e sugestões E-mail: [email protected]

Compartilhe esta página..
Share on Facebook
Facebook
0Pin on Pinterest
Pinterest
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

Comente pelo Facebook

comentario(s)

Seguir Andrea:
Sou publicitária e amo viajar. Um grande objetivo: conhecer ao menos um lugar novo a cada ano. Trago aqui dicas e experiências que tive com essas viagens ao longo do tempo. Alguns lugares agora até se repetem, mas com a diferença de viajar na companhia do filhote pequeno.