Descubra Bayonne (Baiona)

A cidade de Baiona ou Bayonne não é um destino muito conhecido pela maioria dos brasileiros que viajam para a França, mas é uma cidade que vou todos os anos há mais de 15 anos. Amo demais e conheço bastante.. Alguns até podem se lembrar do famoso Jambón de Bayonne e se localizar. Bayonne fica próximo à fronteira com a Espanha e, junto com mais outras pequenas cidades da região, contam com cerca de 200.000 habitantes.

Descubra Bayonne (Baiona)

Como chegar à Bayonne? talvez esta seja a principal razão de não ser um destino tão popular, mas na verdade é bem fácil e vale muito a pena. Para se chegar a Baiona de avião, não adianta procurar o aeroporto de Bayonne.

Como a região é pequena, o aeroporto é dividido entre Biarritz, Anglet e Bayonne (BIQ). Cada cidade fica a cerca de 10 km uma da outra. Isso já é uma das principais vantagens. Com um único voo, chega-se a 3 lugares lindos! Há voos diários e os passes não são caros.

Bayonne e o Rio Nive Foto: Mari
Bayonne e o Rio Nive
Foto: Mari

Aqui já começam nossas dicas: Em qual das cidades ficar? Biarritz é uma cidade linda, chique e cheia de lojas, mas a noite e fora de temporada é mais vazia. Bayonne é isso tudo o ano todo, mas não tem a praia e Anglet tem lindas praias. Como as três são ligadas por uma ótima linha de ônibus, a 1 euro o trajeto e a menos de 15 minutos, vai do gosto de cada um.Mesmo assim, Bayone tem mais opções de restaurantes a noite.

O ideal é comprar o voo, hotel e passeio tudo junto em um pacote.  Caso já tenha o voo, vá com transfers, hotel e pelo menos dois passeios agendados com antecedência.  Se precisar de indicação da agência que eu utilizei para organizar minha viagem e outras que conheço que vendem ou fazem reservas de hotel e passeios nos envie mensagem para o e-mail [email protected] ou WhatsApp 

Cada uma das três cidades vale muitos posts que virão em breve aqui no blog.

Sobre Bayonne

Bayonne está localizado no Pais Basco Francês e esta é uma das razões que faz a visita valer a pena. Os habitantes falam espanhol, francês e basco, ou os três idiomas. Quase todas as placas, menus e impressos estão escritos em francês e basco. E, para quem quiser andar um pouquinho mais de ônibus, trem ou carro, há ótimas opções ao redor, como San Sebastian, Bilbao e Pamblona, no Pais Basco Espanhol.

Prédios no estilo Basco Foto: Mari
Prédios no estilo Basco
Foto: Mari

O rio Nive divide a cidade em Grande Baiona e Pequena Baiona, que se ligam por cinco pontes. As casas ao redor são exemplos da arquitetura Basca. Na Grande Baiona é onde se encontra o centro comercial com pequenas ruas para pedestres com inúmeras lojas, incluindo a Galerie Lafayette, Catedral e Hôtel de Ville. Um pouco fora do centro há grandes lojas como ToysRus, Zara Home, Fnac, Carrefour entre outras, também acessíveis pelas linhas de ônibus.

Bayonne Foto: Mari
Bayonne
Foto: Mari

Como andar pela cidade

Em Bayonne o carro não é necessário e deve ser evitado. A cidade é toda planejada e organizada e possui dois grandes estacionamentos, um de cada lado da cidade, onde os visitantes estacionam e de lá pegam a Navette gratuita para qualquer ponto da cidade. Há táxis à vontade e, como as distâncias são pequenas, os valores são razoáveis. Pode-se conhecer Bayonne em um dia, visitando os principais pontos, a Catedral, o Hotel de Ville, o mercado antigo e os restaurantes e lojas.

bayonne

No entanto, acho que quanto mais tempo se ficar na cidade, mais vontade a gente tem de ficar. Mesmo ficando um mês, é possível encontrar muitas coisas para se fazer e há dá para conhecer todas as cidades da região.

Bayonne com crianças

São várias opções. Como em todas as cidades da França, há a Mediateque, ou seja, uma biblioteca com sala separada para crianças, muitos livros para todas as idades, almofadinhas no chão para os pequenos. Programação de contação de historia (em Francês ou Basco). Há livros em Francês, Espanhol, Basco e Inglês, mas para os pequenos que ainda não sabem ler, isso não é um empecilho. Não moradores podem frequentar, mas não podem retirar os livros.

Parquinho Infantil em Bayonne Foto: Mari
Parquinho Infantil em Bayonne
Foto: Mari

Há parquinhos, praça, jardim botânico (ver horário – depende da estação), museus e estádio para patinação no gelo.

Bayonne com crianças
Jardim Botânico de Bayonne
Foto: Mari

Onde se hospedar em Bayonne

Hôtel Mercure Bayonne Centre Le Grand Hotel já foi um hotel local, depois foi Best Western e agora é da rede Mercure. Possui uma boa localização, conforto, bom custo benefício e é um hotel bonito. Clique aqui para reservar um quarto neste hotel

Opção express:   Ibis Bayonne Centre – Localizado a 5 minutos a pé do centro de Bayonne, este hotel ibis está situado às margens do Rio Adour, a apenas 600 metros da estação de trem. Categoria econômica para quem vai passar pouco tempo no hotel e não quer gastar muito. A localização é boa. Clique aqui para reservar um quarto neste hotel

Opção moderna:  Okko Hotels Bayonne Centre – Situado a 700 metros do centro da cidade e da Catedral Ste Marie. Bem novo e com decoração moderna. Bayonne é uma cidade Medieval, e a experiência de ter o chão rangendo e a porta não fechando direito também conta, mas se quiser um quarto clean, essa é a melhor opção do momento. Clique aqui para reservar um quarto neste hotel

Opção romântica – Hôtel des Basses Pyrénées – a cerca de 200 metros da Catedral de Santa Maria e a 11 minutos a pé do Parque Ansot, apresenta acesso Wi-Fi gratuito. A propriedade também possui um terraço e um restaurante.  Meio medieval, meio glamour, meio hotel francês. Clique aqui para reservar um quarto neste hotel

O que comer

Para desespero dos vegetarianos, toda alimentação é a base de carne, presunto e muitos outros animais. Há também ótimos peixes, saladas, pizzas e massas e se nada agradar, o que é praticamente impossível, há pequenos mercados pertinho do hotel.

Pelas redondezas

Bayonne é perto de muitos lugares incríveis. Veja nosso post de ROTEIROS COMBINADOS que você pode fazer quando estiver por lá.  Um dos meus preferidos é Lourdes. Para os católicos que quiserem rezar e agradecer pela bela viagem, não muito longe de Bayonne pode-se visitar o famoso Santuário de Lourdes, que é emocionante.

Santuário de Lourdes em Baiona

 

Links importantes

Site da cidade de Baiona: www.bayonne.fr/

O ideal é comprar o voo, hotel e passeio tudo junto em um pacote.  Caso já tenha o voo, vá com transfers, hotel e pelo menos dois passeios agendados com antecedência.  Se precisar de indicação da agência que eu utilizei para organizar minha viagem e outras que conheço que vendem ou fazem reservas de hotel e passeios nos envie mensagem para o e-mail [email protected] ou WhatsApp

Leia mais sobre o País Basco

Agendar passeios com antecedência

 


Quer saber mais e receber novidades e promoções?




Clicando nos links da página você ajuda a manter o blog, não paga mais por isso, tem a certeza de estar em um link seguro.

 

 

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO

🏨BOOKING.COM Veja melhores tarifas
📱CHIP INTERNET ILIMITADA em 240 países
🚘ALUGUEL CARRO - cotação com várias empresas
✈️ PASSAGENS aéreas em promoção
🎡Ingressos, tickets, passeios e transfer - cupom: MARIUNIVERSAL.
🚑SEGURO VIAGEM - cotação com várias empresas.
🎫PASSEIOS E EXCURSÕES Get Your Guide
🎟️INGRESSOS PARA JOGOS, SHOWS E TEATRO - EUA
🏨Hotels.com

 

Instagram @maripelomundo.blog    Facebook Mari Pelo Mundo

Dúvidas, solicitações e sugestões E-mail: [email protected]

 

 

Compartilhe esta página..
Share on Facebook
Facebook
0Pin on Pinterest
Pinterest
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

Comente pelo Facebook

comentario(s)

Seguir Mari Christine:

Editora

Sou formada em Comunicação e Turismo. Adoro viajar pelo mundo ou através de filmes e livros. Não tenho problema de ir ao mesmo lugar milhões de vezes ou de não sair do hotel. Adoro planejar a próxima viagem!