De Buenos Aires a El Calafate pela Rota 3: Road trip Patagônia Argentina

Road Trip pela Patagônia para quem ama e para quem quer começar a amar! Temos uma opção para chegar a El Calafate pela Rota 3.  Ou seja, a Rota Nacional (RN) 3 que une Buenos Aires a Ushuaia (fim do mundo), clique aqui para ver o mapa

A vantagem de fazer a Rota da Patagônia de carro é que você pode ir desde algum ponto do Brasil até Buenos Aires e dali, seguir em frente. Ou ir de avião até Buenos Aires, alugar uma 4×4 e cair na estrada.

Um carro 4×4 é ideal para percorrer as estradas. Você pode fazer o trajeto com um carro que não seja 4×4, mas o ideal é que seja.  Faça as contas se vale a pena ir com o seu próprio carro (desgaste, condições atuais, tamanho, etc.) ou alugar um.  Clique aqui para fazer a cotação de aluguel de carros em El Calafate, Argentina

De Buenos Aires a El Calafate pela Rota 3

Esse trajeto é o mais rápido, embora não seja considerado o mais bonito (como a Rota 40).  No entanto, a Rota 3 é o caminho que permite que você faça uma parada em Puerto Madryn.  A Rota cruza as cidades de Puerto Madryn, Trelew, Comodoro Rivadavia, Puerto San Julián e Río Gallegos até chegar em El Calafate.

Quem quiser, pode seguir de Rio Gallegos direto para Ushuaia, sem passar por El Calafate (o que não recomendo, a menos que já conheça).

De Buenos Aires a Bahía Blanca

São 636 Km, que são feitos em aproximadamente 7 horas e meia. É um trecho que pode ser feito sem nenhuma parada.  Há um posto de combustível YPF em Azul, praticamente na metade deste trecho e tem também um Shell um pouco mais a frente.    Não são muitos pelo caminho, então seja precavido.

Bahía Blanca não é uma cidade turística, então a parada só vale a pena se quiser descansar. Há um Shopping Bahía Blanca Plaza e hotel.  Pode ser uma opção de pernoite também para seguir até a próxima parada.

De Bahia Blanca até Comodoro Rivadavia são 1000 Km. Cerca de 13 horas de estrada.  Mas nossa sugestão é parar em Puerto Madryn que fica a 663 km de Bahia Blanca. Cerca de 7 horas e meia.    De Bahia Blanca para frente, a quantidade de transito já cai bastante. A paisagem muda e o vento é mais forte.

Passeios em Madryn

Veja aqui o que fazer em Madryn

e segue uma lista de passeios que valem a pena.

A empresa Brasileiros em Ushuaia é uma agência especializada nesse destino e oferece várias opções de passeios em El Calafate e Ushuaia – a vantagem é poder comprar parcela do no cartão de crédito em reais e ter assistência em Português.

De Madryn a Comodoro Rivadavia

São 440 Km, cerca de 6 horas de viagem. Mapa 

Comodoro Rivadavia possui vários hotéis e pousadas, então é a opção mais escolhida para descanso e pernoite.

Onde ficar na Patagônia – melhores hotéis

Onde ficar em El Calafate – para três tipos de orçamentos

De Comodoro Rivadavia a Río Gallegos, há poucos postos de gasolina, estrada sem acostamento e asfalto de pedrisco.

Para simular rotas de acordo com suas preferências, clique aqui.

Para consultar o estado de conservação das vias, acesse o site da Direção Nacional de Estradas do Ministério dos Transportes.

É importante abastecer antes de sair e sempre que encontrar um posto.  Normalmente os viajantes fazem o trajeto em um único dia. Comandante Luís Piedra Buena é a opção de parada no caminho.

Para os que tem mais receio, lembre-se que vários viajantes fazem o trajeto de moto, e alguns mais aventureiros, de bicicleta. Ou seja…

Até Rio Gallegos

Mais 240 Km e três horas até Rio Gallegos.  Você vai passar perto do Parque Nacional Monte León. Fica a 20km da Rota 3. Se resolver parar, fique dois dias. Há falésias lindas e camping (e pinguins dependendo da época)  Mas consulte antes de ir.

A paisagem é assim o tempo todo. É importante tomar alguns cuidados na estrada.  Os guanacos e lebres na estrada. Fique bem atentos.

De Rio Gallego a El Calafate

São 300 km e era a rota oficial para quem voava de El Calafate para Buenos Aires e é um trajeto bastante comum dos residentes da região.  Veja o trajeto.

Um carro 4×4 é ideal para percorrer as estradas, ou um carro compacto se preferir ficar circulando pela cidade.

Clique aqui para fazer a cotação de aluguel de carros em El Calafate, Argentina

Para informações sobre leis de trânsito e equipamentos de segurançaclique aqui.

Em El Calafate

O ideal é comprar o voo, hotel e passeio tudo junto em um pacote.  Caso já tenha o voo, vá com transfers, hotel e pelo menos dois passeios agendados com antecedência.  

Se precisar de indicação da agência que eu utilizei para organizar minha viagem e outras que conheço que vendem ou fazem reservas de hotel e passeios nos envie mensagem para o e-mail [email protected] ou WhatsApp

Onde ficar na Patagônia – melhores hotéis

Por ser  passeios de grande procura e ter um número limitado de vagas, aconselhamos a compra antecipada para garantir a data desejada.    Estes são alguns dos passeios que a agência parceira oferece.

Porque fazer o Mini Trekking

Podcast – Áudios com roteiros e dicas completas para organizar sua viagem

Grupos de viagem

Clique aqui para deixar seu interesse para Grupo de viagem para a Patagônia acompanhada pelo blog.

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO

🏨BOOKING.COM Veja melhores tarifas
🏨Hoteis.com
🏠 Guias de Viagem PDF - Campos do Jordão, Penedo, Foz
🎟️GRUPOS PARA DUBAI
🎟️GRUPOS PARA PATAGONIA
📱CHIP INTERNET ILIMITADA em 240 países
🚘ALUGUEL CARRO - cotação com várias empresas
🚌Compre sua passagem de ÔNIBUS
✈️ PASSAGENS aéreas em promoção
🎡Ingressos, tickets, passeios e transfer - cupom: MARIUNIVERSAL.
🚑SEGURO VIAGEM - cotação com várias empresas.
🎫PASSEIOS E EXCURSÕES Get Your Guide
🎟️INGRESSOS PARA JOGOS, SHOWS E TEATRO - EUA

 

Instagram @maripelomundo.blog    Facebook Mari Pelo Mundo

Dúvidas, solicitações e sugestões E-mail: [email protected]

Compartilhe esta página..
Share on Facebook
Facebook
0Pin on Pinterest
Pinterest
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

Comente pelo Facebook

comentario(s)

Seguir Mari pelo Mundo:
As colaboradoras e as Friends Connection de Mari Pelo Mundo compartilham o olhar e as experiências, contribuindo com o planejamento de viagens de pessoas que adoram se jogar nesse mundo.