Curitiba: Conhecendo a cidade com a Linha Turística

Curitiba, capital do Paraná, uma belíssima cidade com muito verde, construções históricas, ótima gastronomia e muita cultura.


A cidade foi eleita uma das melhores para morar e trabalhar no Brasil. Passamos um delicioso fim de semana por aqui conhecendo um pouco de tudo o que a cidade tem para oferecer.


Fizemos o passeio com a linha Turística da cidade. O ônibus de dois andares circula por uma região bem abrangente passando por cerca de 25 pontos turísticos importantes de Curitiba. 


Achei o passeio excelente. O próprio ônibus já é uma atração à parte e vale a pena percorrer todo o percurso com ele, que leva em média 2 horas e meia.


Começamos nosso passeio pela Rua 24 horas, famosa na cidade por ter sido pioneira na proposta de um centro de lazer e gastronomia funcionando 24 horas por dia. A rua teve seu auge quando foi inaugurada em 1991. Passou um período fechada, mas com a revitalização e reabertura em 2011 voltou a ser ponto de referencia para moradores e turistas. Aqui fica o espaço Curta Curitiba, uma central de atendimento ao turista. 

Seguindo a ordem do ônibus passamos pelo Museu Ferroviário, o prédio da antiga estação de trem que passou por reformas e hoje abriga um museu e está bem ao lado do Shopping Estação.

Próxima parada: Teatro Paiol. Construído em 1906 era originalmente um depósito de pólvora. Foi restaurado e modificado para se transformar num teatro de arena, conservando os traços arquitetônicos romanos em forma circular.


Durante todo o trajeto a gravação em português, espanhol e inglês fala um pouco sobre cada um dos pontos turísticos que estamos vendo. 

Jardim Botânico de Curitiba

Na quarta parada, em relação a nossa saída, está o Jardim Botânico com sua estufa que lembra o antigo Palácio de Cristal de Londres e é um dos cartões postais mais conhecidos da cidade, e uma das atrações mais visitadas em Curitiba. Isso não é à toa. O lugar é mesmo lindíssimo, e aqui turistas e moradores locais aproveitando o verde, as flores, a paisagem e exposições.  


As próximas paradas incluem o Mercado Municipal, Universidade Federal do Paraná, Paço da Liberdade, prédio de 1916 que já serviu de sede para a Prefeitura de Curitiba, Passeio Publico, Memorial Árabe e Centro Cívico.

MON – Museu Oscar Niemeyer

O Museu Oscar Niemeyer é outra parada da linha. Conhecido como “Museu do Olho”, pela forma elíptica e paredes de vidro do novo anexo projetado em 2001. O prédio principal foi projetado por Niemeyer em 1967 e o museu abriga mais de 2000 obras de diversos artistas.

Uma sala dedicada a Oscar Niemeyer mostra diversas maquetes das obras desse gênio da arquitetura.


Curitiba é uma cidade muito verde, são mais de 30 parques! E agora é a vez do ônibus passar pelos mais conhecidos da cidade. Bosque João Paulo II, Bosque Alemão, Bosque Zaninelli e Universidade Livre do Meio Ambiente, Parque São Lourenço, Pedreira Paulo Leminski e Opera de Arame, Parque Tanguá e Parque Tingui.


Vontade de descer em cada um deles, passear e aproveitar a natureza e o lindo dia de sol que nos acompanhou nesse passeio!!

Mas a fome bateu então fomos até Santa Felicidade! Bairro italiano de Curitiba, conhecido como centro gastronômico pois são vários restaurantes de comida italiana por aqui, além de lojas de artesanato, vinícolas e cafés.

Parque Barigui

O Parque Barigui, o maior da cidade fica logo depois na rota da Linha Turismo. É o mais concorrido da cidade nos finais de semana, e foi o único lugar onde pegamos transito na cidade!

A Torre Panorâmica é um mirante de 109,5 metros de altura que permite uma visão de 360 graus da cidade. É possível ver o contorno da Serra do Mar. Nos finais de semana a fila é geralmente longa para entrar. A vista vale muito a pena, mas prepare-se para ficar algumas horas por aqui.


De volta a área central está a parada do setor histórico da cidade. A Praça Tiradentes e a Catedral de Curitiba, e a Rua da Flores, que é o calçadão de comércio e serviços.

Assista o vídeo

 

A linha funciona de terça a domingo com ônibus saindo da Praça Tiradentes a cada 30 minutos a partir das 9:00 da manhã até as 17:30. Esse é o ultimo horário para pegar o ônibus na saída inicial e dar a volta inteira. Porém o horário em cada parada pode variar bastante.

O passeio custa R$ 45,00 por pessoa. Isso que dá direito ao embarque inicial e mais 4 reembarques na linha no ponto que você quiser. (Valor de referência de Agosto de 2017).

O site oficial da linha turismo é www.turismo.curitiba.pr.gov.br/conteudo/linha-turismo/10.

Um excelente passeio, ótimo para conhecer a cidade. As crianças se divertem passeando no andar de cima, e o trajeto tem muitas atrações para ver e conhecer.

 

Nota: Agradecemos ao Instituto Municipal de Turismo de Curitiba que convidou o blog Mari Pelo Mundo para o passeio com a Linha Turismo em Agosto de 2017. Este post não é patrocinado, a opinião sobre o passeio é pessoal e tem o objetivo de compartilhar com nossos leitores a experiência do que achamos interessante. 

Veja outros passeios para fazer a partir de Curitiba.


Quer saber mais e receber novidades e promoções?




Clicando nos links da página você ajuda a manter o blog, não paga mais por isso, tem a certeza de estar em um link seguro.


PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO

🏨BOOKING.COM Veja melhores tarifas
📱CHIP INTERNET ILIMITADA em 240 países
🚘ALUGUEL CARRO - cotação com várias empresas
✈️ PASSAGENS aéreas em promoção
🎡Ingressos, tickets, passeios e transfer - cupom: MARIUNIVERSAL.
🚑SEGURO VIAGEM - cotação com várias empresas.
🎫PASSEIOS E EXCURSÕES Get Your Guide
🎟️INGRESSOS PARA JOGOS, SHOWS E TEATRO - EUA

 

Instagram @maripelomundo.blog    Facebook Mari Pelo Mundo

Dúvidas, solicitações e sugestões E-mail: [email protected]


Gostou das informações que juntamos para você? Nosso post foi útil para seu planejamento de viagem?

Então deixe o seu like ou um comentário, a gente gosta muita da interação com o leitor! Sua opinião é muito importante para nós e nos ajuda a melhorar ainda mais o nosso conteúdo!

Compartilhe esta página..
Share on Facebook
Facebook
0Pin on Pinterest
Pinterest
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

Comente pelo Facebook

comentario(s)

Seguir Andrea:
Sou publicitária e amo viajar. Um grande objetivo: conhecer ao menos um lugar novo a cada ano. Trago aqui dicas e experiências que tive com essas viagens ao longo do tempo. Alguns lugares agora até se repetem, mas com a diferença de viajar na companhia do filhote pequeno.
Últimos Posts de