Conhecendo Viena com crianças

Viena é a capital da Austria e faz parte da União Européia.  Eu achava os museus Europeus lindos e super bem cuidados até chegar em Viena.  Lá eles são impressionantes. Também é uma cidade para ir com as crianças. Viena é a capital da dinastia Habsburg e foi a cidade mais influente da Europa.

Quando você pensa em Viena, você pensa em chocolates e valsa, mas prepare-se para ver O Beijo de Gustav Klimt por todo lado.  Originalmente é um quadro do pintor austriaco associado ao simbolismo. “O Beijo”  ou “Der Kuss” no original em alemão, basea-se no próprio autor e na sua amante Emilie e tornou-se o emblema da Secessão.

O Beijo de Gustav Klimt
O Beijo de Gustav Klimt

 

Há também muito chocolate e valsa, obviamente.   Além dos castelos e da Sissi, Viena é famosa pela cultura dos Cafés, da Ópera, da Música e arquitetura. O centro histórico de Viena está classificado como Patrimônio mundial da UNESCO.

O que ver em Viena

Viena é uma cidade imperial, então alguns passeios não podem ficar de fora do seu programa, mas na verdade, são muitos os lugares para se conhecer. Um mês em Viena é pouco!  Se tiver pouco tempo na cidade, algumas coisas são mais famosas e turísticas, segue a lista por ordem de prioridade.

  • Schonbrunn Palace e o parque
  • Hofburg Palace
  • Stephansdom – Catedral
  • Vienna State Opera House
  • Kunsthistorisches Museus
  • The Belvedere
  • Spanish Riding School Vienna
  • Passeio de barco no Rio Danubio
  • Hoher Markt Clock (Ankeruhr) ao meio-dia

 

Praticamente todos os passeios em Viena são pagos, e não são baratos.  Prepare-se.  No entanto, há muitos concertos grátis nas igrejas e são lindos!  Assistimos um na Igreja de São Pedro (Peterskirche) que foi divino.

Schonbrunn Palace e Parque Schonbrunn

Além do lindo palácio, quem mora próximo, aproveita o jardim e o parque para fazer caminhadas, cooper e pic nics.

Palácio de Schonbrunn (Schloss Schonbrunn)
Palácio de Schonbrunn (Schloss Schonbrunn)
Palácio de Schonbrunn (Schloss Schonbrunn)
Palácio de Schonbrunn (Schloss Schonbrunn)

 

Hofburg Palace

Não é um castiçal, são centenas deles. Peças de porcelanas? Milhares!!  Há também uma sala dedicada a Sissi, com sua vida, história, objetos pessoais, vestuário, etc. Tudo muito iluminado, moderno, dramático… adoramos.

Palácio Imperial de Hofburg
Palácio Imperial de Hofburg

 

Stephansdom – Catedral

Stephansdom, catedral dedicada a Santo Estevão, fica bem no centro de Viena. Junto a uma área comercial. Ótimo para passar durante a tarde.

Catedral de Santo Estêvão
Catedral de Santo Estêvão
Catedral de Santo Estêvão
Catedral de Santo Estêvão

 

Rathaus

Há uma biblioteca pública aberta a visitação. No natal, o mercado tradicional fica bem em frente a prefeitura, e o Ice Traum também.

Rathaus (Nova Sede da Prefeitura)
Rathaus (Nova Sede da Prefeitura)

 

Passeio de barco no Rio Danubio

Danube Canal
Canal do Danubio

 

Hoher Markt Clock (Ankeruhr)

Ao meio dia as figuras todas aparecem.

Hoher Markt Clock (Ankeruhr)
Hoher Markt Clock (Ankeruhr)

Viena com crianças

Veja nosso post do Icetraum Viena (clique aqui).  Ótimo programa para crianças, embora seja em apenas alguns meses do ano. Viena é uma cidade bastante plana, perfeita para andar com carrinho de bebê.  Há muitas atividades culturais e lindos museus.  Crianças adoram ver castelos e é o que não falta em Viena. Há também o centro da cidade, muito movimentado, com sorveterias e lojas.   Veja a lista de opções:

Rathaus (Nova Sede da Prefeitura)
Rathaus (Nova Sede da Prefeitura)

Há o Schonbrunn para crianças – http://www.kaiserkinder.at/ com material também em espanhol.  Visitando o museu você verá algumas crianças vestidas com roupas da época imperial circulando em grupo.  Há também o teatro de fantoches para as crianças.

Palácio de Schonbrunn (Schloss Schonbrunn)
Palácio de Schonbrunn (Schloss Schonbrunn)

O Museu de História Nacional com a sala de dinossauros, sempre um sucesso http://www.nhm-wien.ac.at/

Para as que falam inglês, há atividades no Belvedere http://www.belvedere.at e no Albertina www.albertina.at

O Museu da Tecnologia também é uma boa opção http://www.technischesmuseum.at/

Há o Zoom – KinderMuseum especial para crianças http://www.kindermuseum.at/

Catedral de Santo Estêvão
Passeio de Carruagem Catedral de Santo Estêvão

Música em Viena

 

Há o famoso show no Schonbrunn Palace, lindo, ingressos a venda em qualquer lugar de Viena.  Não tem como escapar.  Pode ser comprado também pela internet, assim como todos os tickets para os demais shows.

Assunto polêmico. Ir ou não ir aos shows nos castelos ou no show vendido pelos rapazes vestidos de Mozart espalhados por toda a cidade…

Concerto em Viena
Concerto em Viena

Testamos o show dos rapazes vestidos de Mozart para podermos contar se vale ou não a pena.  O valor não é dos mais caros, pode-se gastar cerca de 40 euros por pessoa.  Se esse for seu budget, é uma opção.   O show é um pot-pourri de música clássica, dança e canto, muito bem tocado e dançado.  Vale a pena.  O local é uma escola antiga, não é um auditório ou teatro, mas é bastante confortável e próximo ao metro.  Conclusão, é uma boa opção, mesmo porque não queríamos ir novamente ao Schonbrunn e voltar a noite pelas ruas com criança.  Este outro fica no centro de Viena.

Não achamos que jogamos dinheiro fora como muitos dizem na internet. O importante é saber o que está comprando.

https://www.viennaconcerts.com/

http://www.viennaticketoffice.com/

https://www.vienna-concert.com/

Chegando em Viena

Há voos diretos ou com escala nas principais capitais, então fica fácil de escolher o melhor voo e a melhor tarifa do momento.   Também há trens de praticamente toda a Europa para “Wien”, e trens de alta velocidade vindos de Munique , Praga, Budapeste e Zurique.

Chegando no aeroporto, há opção de S-Bahn, City Airport train ou taxi para o centro da cidade.  Todos funcionam bem.

Viena
Viena

Circulando em Viena

A cidade é bastante grande, o que torna impossível conhece-la a pé.  O metro funciona muito bem.  Os tickets são comprados nas estações, nas máquinas, que possuem opção em várias línguas.   Nem todas as estações tem três para ambas as direções, então verifique se está na direção certa antes de validar o bilhete do lado de fora do vagão.   Há aplicativos ótimos para celular, com mapa e indicação de metro, ônibus ou a pé.  Vale a pena descarrega-los.

Icetraum Wien
Icetraum

Idioma

A língua falada em Viena é o alemão ou o dialeto Austro-Bavario mas com um inglês básico é possível sobreviver em Viena. Como é uma cidade muito turística, estão acostumados.  Decore as principais palavrinhas Guten Tag (bom dia), Bitte (por favor) e Danke (thank you).

Onde ficar

Testamos e aprovamos o Hotel Mercure Josefshof.  Bem localizado principalmente se a idéia é ir no Icetraum, fica a poucos passos da prefeitura (Rathaus).  O Hotel tem o club accor com uma ala separada e mais exclusiva.    Há muitos hotéis em Viena e praticamente todas as grandes redes hoteleiras estão presentes na cidade.

Hotel Josefshof Viena
Hotel Josefshof Viena – Fachada
Hotel Josefshof Viena
Hotel Josefshof Viena – Quarto
Hotel Josefshof Viena
Hotel Josefshof Viena – Banheiro

 

http://www.josefshof.com/en/hotel 

http://www.accorhotels.com/it/hotel-2806-hotel-mercure-josefshof-wien-am-rathaus/index.shtml

O que comer

Tem de tudo, não se preocupe.  Restaurante de todos os generos e nacionalidades. Também de todos os preços.  Batata frita para todos os lados.  Ótimas docerias e cafés. Lindos restaurantes, tradicionais e modernos.

Kebab, como em muitos paises da Europa, para todo o lado. Eu não me arrisco, mas quem gosta, vai se deliciar.  Mas para jantares memoráveis em restaurantes estrelados (Michelin), os top 5 são:

 

  • STEIRERECK – único duas estrelas Michelin com cozinha internacional e pratos vienenses. Uma ótima carta de vinhos.
  • FABIOS –  Contemporânio e com cozinha mediterrânea.
  • GLACIS BEISL – Restaurante contemporâneo, moderno e público descolado, com cozinha local.
  • NOVELLI – Cozinha mediterrânea premiada e estrelada.
  • WALTER BAUER – Pratos tradicionais, restaurante também tradicional e localizado em uma área calma de Viena.

Comidinhas

Também achamos vários mercados finos com deliciosos produtos. E tendo saudades de casa…

Comidinhas em Viena
Comidinhas em Viena

 

 

Compartilhe esta página..
Share on Facebook
Facebook
0Pin on Pinterest
Pinterest
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

Comente pelo Facebook

comentario(s)

Seguir Mari Christine:

Editora

Sou formada em Comunicação e Turismo. Adoro viajar pelo mundo ou através de filmes e livros. Não tenho problema de ir ao mesmo lugar milhões de vezes ou de não sair do hotel. Adoro planejar a próxima viagem!