Conhecendo Atenas

Quem visitou Atenas há alguns anos certamente terá surpresas. Tendo entrado para a Comunidade Europeia e sediado as Olimpíadas, a cidade de Atenas também passou por uma grande reforma e restruturação. Visitei a cidade recentemente e senti muito mais receptividade e segurança.

Veja a seguir algumas dicas para quem está conhecendo Atenas pela primeira vez ou pretende retornar em uma nova viagem.

 Acrópole

Conhecendo Atenas: Acrópole de Atenas
Acrópole de Atenas

A Chegada

Saindo do Brasil, pode-se ir para Atenas via Paris , Lisboa, Frankfurt e há ainda mais opções. Fomos via Lisboa e Istambul.  Por incrível que pareça, o trecho Istambul-Atenas (cerca de 1 hora), comprado individualmente, foi extremamente caro. Então é bom ser flexível quanto a datas e horários e tentar comprar um pacote caso tenha interesse em conhecer os dois lugares em uma única viagem.  A Aegean, companhia aérea Grega, faz parte da Star Alliance.

Vista da Acrópole de Atenas
Vista da Acrópole de Atenas (Grécia)

Sendo uma cidade da Europa, muitas informações estão em inglês. Nem todos dominam o idioma por lá. Um exemplo: Atenas? Leia-se Hellas.   Previna-se quanto ao idioma para desfrutar ao máximo esse local.

Táxi em Atenas
Táxi em Atenas
Atenas
Atenas (Grécia)

O que visitar

Quase tudo por lá é imperdível, mas se tiver pouco tempo dê uma volta completa no Ônibus de Turismo (open bus) que passa em frente a todos os pontos turísticos. Primeiro lugar a ir é a Acrópoles ( vá por conta própria mesmo),  a Syntagma Square, o bairro de Plaka e, se o tempo estiver bom, o Porto de Piraeus, um dos mais importantes do Mediterrâneo. Se estiver com tempo de sobra, vale a pena conhecer a arquitetura local, ver a enorme quantidade de navios e passear por uma área que foi povoada em 478 a.C.

Porto de Piraeus (Atenas/Grécia)
Porto de Piraeus (Atenas/Grécia)
Praça Syntagma (Atenas/Grécia)
Troca de Guradas na Praça Syntagma (Atenas/Grécia)

Praça Syntagma: No dia 25 de Março é comemorado o dia da independência (1821). É feriado nacional e há desfiles nas principais cidades. O desfile ocorre geralmente na parte da manhã e parte das ruas ficam bloqueadas. Mesmo que seu hotel fique em uma dessas ruas, dá-se um jeito para chegar ao aeroporto, mas é bom ficar atento.

Passeando pela cidade é impossível não perceber os doces, mais ainda pelo seu tamanho. São enormes, bem elaborados e deliciosos. Dividi o meu… e me arrependi. Também há a variedade de frutas frescas, secas e oliveiras por todo o lado, sem falar do Iogurte grego – o original.

Doces gregos (Atenas/Grécia)
Doces gregos (Atenas/Grécia)
Frutas de Atenas
Frutas de Atenas

 

Cachorro descansando em Atenas (Grécia)
ruas de  Atenas (Grécia)

Outra coisa que notei é que há muitos gatos e cachorros de rua bem grandes, porém tranquilos.

 Neste momento de crise, A Grécia é um destino perfeito para visitar. Atenas é uma cidade agradável e segura suas inúmeras ilhas são o sonho de muita gente.

Atenas longe do centro: Ainda há muita restauração a ser feita
Atenas longe do centro: Ainda há muita restauração a ser feita

Atenas com crianças

TicketsCom bebês e crianças com carrinho, é possível percorrer toda a cidade, que é bastante plana (exceto a visita a Acrópoles).  Há praças e parques muito agradáveis, cafés e restaurantes por toda parte e algumas atividades específicas como:

  • Hellenic Cosmos: Centro cultural sobre a fundação do mundo Helênico. – Museu ultramoderno com realidade virtual e exposições interativas.
  • Playground nos jardins de Zappeio.
  • Planetarium na Fundação Eugenides
  • Acrópoles e o Museu de Acrópoles.
  • Passeio de Metrô para ver as paredes forradas de história.

Se a criança tiver mais de 5 anos, explicando com um pouco de antecedência o que ela irá ver, a viagem pode ficar bem mais interessante. Atenas é uma cidade que pode ser visitada sozinha, em grupo ou em família, com bebês, crianças ou adolescentes.

Links recomendados:

Aeroporto de Atenas (Grécia)
Aeroporto de Atenas (Grécia)

No aeroporto, há um espaço para crianças, muito agradável, cheio de brinquedos e papéis.  Uma assistente recepciona as crianças que chegam (só não se pode entrar gripado) e pode-se ficar nessa sala o tempo que quiser, ou até a hora do embarque. Há também um pequeno museu. A espera fica bem agradável.

Onde ficar

Minha colega Ateniense recomendou os seguintes hotéis:

Electra Palace, NJV Athens Plaza, New Hotel, Hotel Grande Bretagne e Amalia Hotel, devido à localização e conforto. | consulte com Hotéis.com

Optamos pelo NJV Athens Plaza (com janelas amarelas), fica em frente à praça Syntagma (Constitution Square). As fotos do site são bem mais bonitas e a Acrópoles pode ser vista do último andar, que é uma área restrita para eventos. O hotel atende às expectativas, tem um valor razoável com localização e atendimento perfeitos.

NJV Athens Plaza
NJV Athens Plaza

Compras em Atenas

Uma lembrança bacana são as pintura das ilhas (sem moldura, claro), as cerâmica e os CD de músicas típicas.

Recomendações

Fique atento com os taxistas. As distâncias são próximas, então não se deixe enganar.  Há inúmeras recomendações a este respeito em diversos sites de viagem e já ouvi isso de amigos também. Um mapa na mão é sempre bom.

Mapa do centro de Atenas
Mapa do centro de Atenas
Mapa dos ônibus de Atenas
Mapa dos ônibus de Atenas

 

Dicas com crianças

  • Evite alta temporada. Caso não seja possível, faça passeios em horários alternativos e bairros menos concorridos.
  • Compre todos ingressos com antecedência e de preferência com prioridade na fila.
  • Fique em hotéis centrais para evitar muitos deslocamentos.
  • Leve sempre uma garrafa de água, chapéu, filtro solar e casaco.
  • Não deixe de viajar sem seguro viagem. É importantíssimo e imprescindível se estiver com criança.  Verifique as opções e valores e compre com antecedência   Clique aqui para cotar com a Seguro Promo – cotação de várias empresas de seguro (Mapfre, April, GTA, Travel Ace, Assist Card, Assist Trip, Intermac, Affinity, Assist Med)
  • Viaje conectado para poder se comunicar com taxi, hotel e seguro e para poder usar os aplicativos de museus, passeios e mapas. (Veja as opções de chip e internet no exterior)

Planejando a viagem

Você tem duas opções – Planejar sozinho sua viagem ou comprar com assistência de agência. Em qualquer uma dessas hipóteses, se estiver viajando com crianças ou quiser um roteiro personalizado para ajudar no dia a dia ou indicação de agência para pacotes ou aéreo e hotel, nos avise. Envie mensagem para o e-mail [email protected] ou WhatsApp

Se quiser planejar sozinho, aqui no post há várias dicas e links dos sites oficiais de vendas de passagem, hospedagem e todos os serviços que você vai precisar.

 

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO

🏨BOOKING.COM Veja melhores tarifas
🏨Hoteis.com
📱CHIP INTERNET ILIMITADA em 240 países
🚘ALUGUEL CARRO - cotação com várias empresas
🚌Compre sua passagem de ÔNIBUS
✈️ PASSAGENS aéreas em promoção
🎡Ingressos, tickets, passeios e transfer - cupom: MARIUNIVERSAL.
🚑SEGURO VIAGEM - cotação com várias empresas.
🎫PASSEIOS E EXCURSÕES Get Your Guide
🎟️INGRESSOS PARA JOGOS, SHOWS E TEATRO - EUA

 

 

Para fazer passeios guiados com guia brasileiro também podemos indicar um parceiro se vocês tiverem interesse. Envie um email para [email protected]

Deixe seu email para receber dicas de transfers e tours em Português na cidade. Por enquanto, minhas dicas são de  Dubai , Portugal (Lisboa, Porto), França (Paris e redondezas), São Paulo e Itália (Milão, Roma e redondezas)  Clique aqui  Agora já posso acrescentar mais um a lista: Roma.    Estes transfers eu conheço, testei, gostei e são serviços de Brasileiros pelo mundo.  Fácil de agendar, confirmar e pagar.  Clique aqui para solicitar orçamento de transfer 


Passagens aéreas promocionais. Pesquise aqui sua próxima viagem! 


 

Quer saber mais e receber novidades e promoções?




Clicando nos links da página você ajuda a manter o blog, não paga mais por isso, tem a certeza de estar em um link seguro.

 

S H O P   T H E   T R I P

Clique nos itens e conheça os programas especiais dos nossos parceiros

Cidadania Portuguesa e ItalianaCooking in PortugalServiços de Brasileiros no exterior

S H O P   T H E   L O O K 

Clique nos itens e faça sua compra online


Fast Shop

Sestini

Amazon

 

Instagram @maripelomundo.blog    Facebook Mari Pelo Mundo

Dúvidas, solicitações e sugestões E-mail: [email protected]

Compartilhe esta página..
Share on Facebook
Facebook
0Pin on Pinterest
Pinterest
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

Comente pelo Facebook

comentario(s)

Seguir Mari Christine:

Editora

Sou formada em Comunicação e Turismo. Adoro viajar pelo mundo ou através de filmes e livros. Não tenho problema de ir ao mesmo lugar milhões de vezes ou de não sair do hotel. Adoro planejar a próxima viagem!