Como usar o metrô em Nova York

postado em: Américas, Aplicativos, Dicas | 0

Como usar o metrô em Nova York? Uma dúvida comum para muitos viajantes, principalmente para quem está indo pela primeira vez. Será que é seguro? Como são as estações? E qual bilhete devo comprar? Preparamos um mini-guia com várias dicas para ajudar quem está planejando a viagem. E a primeira dica é: o metrô é uma ótima forma de se locomover pela cidade. Rápido e tranquilo!

Entendendo o metrô de Nova York

O metrô de Nova York talvez seja o melhor meio de transporte na cidade. Mas também pode ser um pouco assustador e complicado para quem visita a cidade pela primeira vez (ou pela segunda).

Confesso que na minha primeira visita a Nova York tive medo de usar o metrô.

Afinal são tantas linhas, tantas estações, algumas muito antigas, algumas muito sujas, que pode parecer mesmo bem complicado. E principalmente algumas são muito cheias em vários períodos do dia.

E você vai andar num metrô tentando entender o que está acontecendo e para que lado ir. Disputando com pessoas que estão com pressa, indo para o trabalho, e muitas vezes irritadas por ter um turista atrapalhando o caminho.

Mas a boa noticia é que não é assim tão difícil, nem mesmo assustador. Depois do primeiro choque, me senti bem a vontade. E hoje uso e abuso do metrô quando vou a cidade. Realmente é a forma mais rápida de se locomover e fugir do trânsito insano de Nova York.

Breve História do metrô (curiosidades)

Na segunda metade do século XIX Nova York, que até 1825 tinha aproximadamente 80.000 habitantes, passou a ter mais de 3 milhões. A locomoção das pessoas passou a ser um dos grandes problemas da cidade.

E em 1868 a primeira linha elevada do metrô foi inaugurada. Em 1869 houve a primeira tentativa de construção de uma linha subterrânea, bem abaixo da Broadway. Mas por diversas razões essa linha acabou sendo abandonada. E foi somente em 1904 que a primeira linha de metrô ligando City Hall com o bairro do Bronx começou a funcionar.

Hoje o metrô de Nova York é um dos maiores do mundo, com 369 quilômetros de linhas. Como comparação Chicago tem 360 quilômetros e foi inaugurado em 1892. Tóquio tem 328 quilômetros e foi inaugurado em 1927. Já nosso querido metrô de São Paulo foi inaugurado em 1974 e tem somente 87 quilômetros de linhas.

Curiosidades

– O metrô de Nova York carrega mais passageiros que todos os outros sistemas de metrô dos Estados Unidos combinados.

– É um dos quatro únicos sistemas no mundo a funcionar 24 horas por dia, 365 dias por ano

– O metrô realiza uma média de mais de 5 milhões de viagens nos dias de semana

– São 369 quilômetros de linhas e 1355 quilômetros de trilhos.

As linhas e estações

O metrô de Nova York tem hoje 469 estações espalhadas entre Manhattan, Queens, Brooklin e o Bronx. São 24 linhas identificadas por cores e números ou letras.

As estações têm o nome da rua ou o nome do lugar de destaque. Por exemplo Times Square-42nd Street ou 34th Street – Penn Station.

As linhas circulam, como em todo metrô, em dois sentidos. Ida e volta. Porém a identificação no metrô de Nova York fica por conta do seu padrão de alinhamento norte-sul. Assim você identifica a direção nos sentidos Downtown e Brooklin ou Uptown e Bronx.

É importante saber o sentido para poder escolher a plataforma. E também em muitas estações para saber onde entrar.

Muitas vezes não há uma interligação subterrânea na estação entre as plataformas que seguem para Downtown e Uptown, o que significa que se você entrou na plataforma errada, terá que sair da estação para entrar na outra que fica normalmente do outro lado da rua.

E irá pagar duas passagens.

Como saber se você está entrando do lado certo? Está escrito na entrada da estação quando ela vai somente em uma direção.

Como são as estações do metrô

Você pode identificar as estações do metrô facilmente pelo poste verde com uma luminária no topo, e a escadaria também verde. Algumas poucas estações, como a Times Square são mais visíveis, com letreiro bem grande.

As estações são simples. Algumas são mais sujas, ou mesmo encardidas, pois são muito antigas.

Em todas as estações que usamos há uma máquina automática para comprar ou recarregar seu bilhete (o Metrocard – falo dele um pouco mais abaixo no post). Poucas são as estações com guichê e atendentes. Somente as maiores mesmo.

Entendendo a nomenclatura do metrô

Para entender melhor o mapa do metrô de Nova York é importante entender sua nomenclatura. Veja abaixo a legenda que está também disponível no site oficial da MTA.

Muitas linhas usam os mesmos trilhos e as mesmas plataformas. O que é bem diferente do que temos no metrô de São Paulo, por exemplo. Por isso pode parecer confuso no início.

Também por isso você precisa ficar atento ao número ou letra do trem que está se aproximando.

Outro item importante que você ficar atento são aos trens expressos. Algumas linhas não param em todas as estações. Prefira sempre o trem local.

Mas se errar, não se desespere! Nós pegamos um trem da linha A azul para ir até a 72 Street, e era um trem expresso. Resultado, passeamos de metrô até a 125 Street e depois voltamos!

No final virou uma história divertida para contar, afinal nunca tínhamos ido até Harlem!

Usando o metrô

Apesar do metrô ter tantas linhas e estações, a boa notícia é que para conhecer os principais pontos de Manhattan você terá muitas opções.

E uma dica ainda melhor, você não precisa decorar nada ou ficar tentando achar as estações no mapa. Só precisa usar o aplicativo!

Isso mesmo, o aplicativo NYC Subway está disponível para Android e IPhone e é gratuito (há opções de compra dentro do APP, mas você não irá precisar. As opções incluem mais detalhes sobre o serviço dos trens, ou sobre os melhores vagões para otimizar sua viagem. Mas é completamente dispensável para quem está turistando.

 

Aqui um exemplo das telas de uso do aplicativo. Escolha a estação de saída e de destino. Planeje a rota. Minha dica é sempre conferir o mapa. Ele assinala com um circulo piscando as duas estações e você vai poder ver a linha que vai utilizar. Inclusive no mapa pode verificar outras opções que atendem seu trecho.

O aplicativo é fácil de usar e foi muito útil nas duas últimas vezes que estivemos na cidade. Realmente recomendo porque funcionou comigo. Você vai precisar estar conectado na internet, e vale muito a pena. O aplicativo também compara tempo de viagem quando há mais de uma possiblidade de linha para usar.


Compre o chip no Brasil e já chegue no seu destino conectado. Clique aqui.


Quanto custa e como pagar o metrô em Nova York

Você tem duas opções de bilhete para usar o metrô em Nova York: bilhete único ou Metrocard.

A tarifa do bilhete único (single ride ticket) é de U$ 3.00. Já a tarifa de uma viagem única usando o Metrocard é de U$ 2,75.

Esses valores valem também para o transporte nos ônibus urbanos. A referência desses valores é de novembro de 2018. Há uma previsão de que as tarifas possam aumentar em 2019.

Para comprar o Metrocard você pode usar as maquinas automáticas disponíveis em todas as estações

Metrocard

O Metrocard é um cartão magnético recarregável e reutilizável com validade de 1 ano que você carrega com quantos dólares quiser.

O Metrocard é sem dúvida a maneira mais fácil de usar o metrô. Você pode comprar o Metrocard nas máquinas automáticas de vendas ou nos guichês de atendimento. A emissão do cartão tem o custo de U$ 1.00. Porém para recarregar não há nenhum outro custo adicional.

Tipos de Metrocard

Pay-per-ride

No pay-per-ride você carrega o seu Metrocard com o valor que achar suficiente, e paga por viagem. Cada vez que você passar o cartão na catraca ele irá debitar U$ 2.75 do seu cartão, até ficar sem créditos.

Recarga: as recargas são feitas em valores pré-determinados nas máquinas automáticas, a partir de U$ 5.50, e você recebe um bônus de 5% a cada recarga. Assim se escolher recarregar com U$ 10.00, vai pagar os U$ 10.00 e ter de crédito U$ 10.50 no seu cartão.

Unlimited Ride

Para quem vai usar bastante o metrô deve considerar o cartão Unlimited Ride. Eles são oferecidos para dois períodos diferentes.

30-Day Unlimited Ride. Você pode usar de forma ilimitada o metro e os ônibus urbanos com um valor único de U$121.00 num período de 30 dias.

7-Day Unlimited Ride. Nessa opção o Metrocard dá direito as viagens ilimitadas no metrô e ônibus por um período de 7 dias. O valor é de U$32.00.

No cartão Pay-per-ride você pode optar por utilizar um único cartão para até 4 pessoas.

No caso de optar pelo cartão ilimitado ele é individual. Há um limite de tempo para poder passar o cartão novamente. Porém para quem vai fazer mais de 13 viagens numa semana o 7-Day Unlimited é a melhor opção.

Você pode ter as duas modalidades num mesmo cartão. Comprar o Unlimited Ride e também carregá-lo com créditos. A prioridade será sempre do Unlimited Ride. Acabando o tempo dele você passa a usar o cartão como Pay-per-ride.

Metrô com as crianças

Até 3 crianças com altura menor que 1,12 metros não pagam a passagem no metrô e ônibus locais, desde que acompanhados por um adulto pagante.

A criança terá que passar por baixo da catraca.

Dica para quem viaja com crianças

Sempre segure a mão das crianças ao entrar e sair do metrô. As portas podem ser traiçoeiras, e você não quer se separar do seu pequeno.

Caso isso aconteça, tenha um plano B em mente. Nunca me aconteceu, mas uma vez eu entrei no metrô com meu filho e o marido ficou para traz! Isso fez com que criássemos uma regra nas viagens (ou mesmo em São Paulo).

Para entrar e sair dos vagões SEMPRE de mão dada. E se alguém fica para traz, quem entrou no metrô desce na próxima estação e espera.

Não gosto nem mesmo de pensar na ideia do meu filho ficar para traz, por isso a regra da mão SEMPRE. Mas como ele está crescendo e aprendendo a cada viagem, um plano B bem combinado (que não pretendemos usar nunca) mas que pode dar um pouco mais de segurança vale a pena.

Onde comprar o Metrocard

Você pode comprar seu MetroCard nas bilheterias das estações do metrô, nas máquinas automáticas de venda (MVMs) ou ainda em bancas de jornal e redes de farmácia.

Nas máquinas de autoatendimento você pode pagar com dinheiro ou com cartão de crédito. São aceitas cédulas de $1, $5, $10, $20 ou $50 e moedas a partir de 5 centavos.

 

Ficou alguma dúvida? Espero ter ajudado. E se tiver algum comentário ou pergunta estamos aqui para tentar responder!


Planeje sua viagem para Nova York

Compre os ingressos das principais atrações.


Leia também:

Onde ficar em Nova York

Broadway para crianças: os melhores shows em cartaz! 

CityPASS Nova York, porque vale a pena.


Clicando nos links da página você ajuda a manter o blog, não paga mais por isso, tem a certeza de estar em um link seguro.


PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO

🏨Reserve seu HOTEL com o BOOKING. CLIQUE AQUI e confira as promoções
📱CHIP INTERNET ILIMITADA. Fique conectado durante toda a sua viagem. CLIQUE PARA COMPRAR.
🚘ALUGUE AQUI. Clique no link e confira o e-book com as dicas para quem aluga.
✈️PASSAGENS AÉREAS. Clique no link e faça sua pesquisa.
🎡ORLANDO E NOVA YORK - ingressos e tickets para dois dos destinos mais procurados no mundo. Aproveite o desconto especial nos parques da Universal. Utilize o cupom: MARIUNIVERSAL.
🚑SEGURO VIAGEM. Faça sua cotação e confira os melhores preços.
🎫PASSEIOS E EXCURSÕES. Clique aqui e consulte os passeios em diversas cidades do mundo todo.

 

Instagram @maripelomundo.blog    Facebook Mari Pelo Mundo

Dúvidas, solicitações e sugestões E-mail: contato@maripelomundo.com.br

Comente pelo Facebook

comentario(s)

Seguir Andrea:
Sou publicitária e amo viajar. Um grande objetivo: conhecer ao menos um lugar novo a cada ano. Trago aqui dicas e experiências que tive com essas viagens ao longo do tempo. Alguns lugares agora até se repetem, mas com a diferença de viajar na companhia do filhote pequeno.