Museu Catavento: Para curtir com as crianças no fim de semana

O Museu Catavento é mais um dos lugares especiais da cidade de São Paulo que contribui para que ela tenha tantas oportunidades de diversão, cultura, aprendizado e entretenimento. 

Museu Catavento

Depois da visita e das dicas da Ana publicados no blog em julho, foi minha vez de levar o filhote para conhecer e conferir as atividades do museu.

1-museu-catavento-no-palacio-das-industrias-copy

E realmente foi uma ótima surpresa, com muita diversão para o dia inteiro.

2-museu-catavento-sala-do-sol-copy

Afinal é bem mais divertido aprender sobre as leis da física, a evolução da tecnologia e sua importância, tendo seu cabelo arrepiado, fazendo enormes bolhas de sabão, brincando de gangorra ou numa sala de espelhos.

3-area-do-engenho-com-inumeras-experiencias-copy

A experiência já começa nos jardins do palácio, locomotivas e aviões fazem a festa das crianças, que adoram subir, explorar e tira fotos.

Uma árvore de Pau-Brasil lembra um pouco da nossa história e da riqueza natural desse país tão grande, mas também nos faz pensar sobre a fragilidade da natureza e de como devemos cuidar dos nossos recursos.

4-locomotiva-no-patio-do-palacio-copy 5-arvore-de-pau-brasil-copy

O museu está dividido em quatro áreas: Universo, Vida, Engenho e Sociedade. Cada uma com diversas exposições e temas como astronomia, viagem ao fundo do mar, luz e óptica, som e mecanismos, história e ecologia, e vários outros.

6-entre-na-bolha-muita-diversao-copy

Além das instalações o museu oferece oficinas interativas ao longo do dia. Nos fins de semana e férias escolares é preciso retirar uma senha para participar das oficinas que são distribuídas na bilheteria.

7-o-fundo-do-mar-copy 8-borboletario-copy

Nossa experiência com as oficinas foi com o Laboratório de Química e com a Viagem ao Fundo Mar. Nas duas tivemos muita diversão e aprendizado!

Laboratório de química. Divertidíssimo e participativo. O que é matéria? Como ela pode ser transformada? Como é possível misturar elementos e fazer remédios, combustível, gerar energia? Os monitores explicam, a plateia responde e participa, as crianças adoram!! E os pequenos são super corajosos com os experimentos!

9-laboratorio-de-quimica-copy

A Viagem ao Fundo Mar nos leva numa viagem saindo de São Sebastião até as profundezas do Oceano Pacifico, passando por Fernando de Noronha e pelo Ártico. A tripulação de jovens cientistas aprende sobre a vida marinha, seus mistérios e encantos, interagindo com o capitão do submarino e coletando dados e fotos para estudos.

Uma das oficinas mais procuradas é a Se Liga no Lego, e um dia inteiro é pouco para visitar tudo ou participar de todas as atividades. Ficou a vontade de voltar e explorar mais. Participar das outras oficinas e laboratórios.

10-oficina-de-lego-copy Principalmente porque o museu está sempre trazendo novas atrações. 11-area-do-engenho-copy

Faltou visitar o borboletário também que por causa do dia frio estava fechado (as borboletas não gostam de voar no frio!). Mas agora que a primavera está aí certamente iremos voltar.

Comidinhas

O ponto fraco do museu e a lanchonete. Há somente uma opção para comer, a lanchonete da lua, que tem somente salgados e lanches, não há opção de almoço, nem mesmo de lanches mais saudáveis. É possível levar um lanche de casa, e utilizar a lanchonete para sucos, café, água e uma guloseima. Mas realmente não espere muito em relação às opções de comida.

12-calor-que-faz-o-balao-subir-copy

Veja também o post com as Dicas para Visitar o Museu Catavento para saber outros detalhes para planejar sua visita. E não perca essa oportunidade. Se você está viajando para São Paulo com os pequenos, ou para quem é daqui, essa é uma ótima dica para um fim de semana!

Site oficial: www.cataventocultural.org.br

Compartilhe esta página..
Share on Facebook
Facebook
0Pin on Pinterest
Pinterest
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

Comente pelo Facebook

comentario(s)

Seguir Andrea:
Sou publicitária e amo viajar. Um grande objetivo: conhecer ao menos um lugar novo a cada ano. Trago aqui dicas e experiências que tive com essas viagens ao longo do tempo. Alguns lugares agora até se repetem, mas com a diferença de viajar na companhia do filhote pequeno.
Últimos Posts de