Bonito com crianças – Roteiro de viagem e Ecoturismo

Bonito foi uma das viagens de natureza mais bonitas que já fizemos. Com perdão do trocadilho! Mas o nome da cidade faz jus ao lugar, não há como negar.

Situada no Mato Grosso do Sul, há pouco mais de 300 quilômetros de Campo Grande em sentido sudoeste, Bonito é um destino famoso de ecoturismo.

Além disso a cidade é também conhecida como Paraíso da Águas. E esse apelido podemos entender muito bem quando passeamos pelos rios e nascentes que são de águas azuis e cristalinas.

Juntamente com os rios e nascentes, Bonito é um destino rico em cavernas e cachoeiras e com inúmeras atrações para viajantes de todos os gostos e de todas as idades.

Bonito com crianças – Roteiro de viagem e Ecoturismo

O que fazer em Bonito

Cachoeiras, rios, grutas e aventuras mais radicais. Em todos os passeios uma beleza impressionante.

O ideal é comprar o voo, hotel e passeio tudo junto em um pacote.  Caso já tenha o voo, vá com transfers, hotel e pelo menos dois passeios agendados com antecedência.  Se precisar de indicação da agência que eu utilizei para organizar minha viagem e outras que conheço que vendem ou fazem reservas de hotel e passeios nos envie mensagem para o e-mail [email protected] ou WhatsApp

Flutuação

Para quem gosta de snorkeling ou flutuação nos rios, a experiência é única. A correnteza nos leva enquanto podemos ver os cardumes de peixes e diversas espécies.

Lembro bem dos peixinhos neon nadando bem em frente ao meu óculos. Incrível. E no final do passeio, provavelmente para acrescentar um pouco de emoção, o guia perguntou se vimos a enorme cobra no meio do passeio. Eu não vi nada!

Os destaques na flutuação são o Rio da Prata, Rio Sucuri e Aquário Natural. Outra excelente opção é fazer a flutuação na Nascente Azul, que fica na Fazenda Rio Bonito. A propriedade conta com outras atrações além da flutuação.

Grutas

Percorrer trilhas para conhecer as grutas é outro passeio imperdível em Bonito. A Gruta do Lago Azul é a mais famosa e cartão postal de Bonito. E quando você chega perto para ver o lago, não há como não ficar impressionado. O azul é espetacular.

Nas Grutas de São Miguel o destaque é a formação das estalactites e estalagmites. Nos sentimos verdadeiros exploradores de cavernas durante o passeio, e pensar em como essas formações geológicas acontecem, faz crescer ainda mais a admiração pela natureza.

Cachoeiras

Cachoeiras é um capítulo à parte na viagem para Bonito. E não podem ficar de fora de forma alguma da sua aventura.

A Boca da Onça é a cachoeira mais alta do estado, com 156 metros de altura. Porém a trilha ecológica da Boca da Onça que tem 4 quilômetros, passa por 8 cachoeiras e 4 pontos de banhos.

E no complexo do Boca da Onça Ecoturismo, além das cachoeiras você pode se aventurar no rapel de 90 metros.

Parque das Cachoeiras tem outras seis cachoeiras para visitar com paradas para banho.

Outra opção é a Estância Mimosa, que faz o passeio em grupos pequenos, sempre com guia acompanhando. São 2,8 quilômetros de trilha para observar pássaros e outros animais.

No trajeto estão também as cachoeiras. São 10 ao todo com paradas para descanso e banho em piscinas naturais de uma beleza indescritível.

Para os aventureiros

Além das trilhas, cachoeiras e gutas que são aventuras mais tranquilas na viagem para Bonito, também tem muita diversão mais radical. Por isso para quem gosta de esportes radicais, Bonito é um destino ideal pois tem muita adrenalina.

Por exemplo, o Boca da Onça tem uma opção de rapel com 90 metros. A descida é feita em negativo, sem colocar os pés na pedra, deixando a aventura ainda mais emocionante!

Mais radical é o Abismo de Anhumas. Esse foi um passeio que eu não tive coragem de fazer. Mas é bem provável que eu me aventure da próxima vez!

Primeiro você passa por uma fenda bem estreita no chão para depois descer de rapel pro 72 metros de altura. No final um lago muito cristalino, onde é possível fazer flutuação ou mergulhar com cilindro. Esta segunda opção é somente para quem já é mergulhador certificado.

Mergulho com cilindro é mais uma opção de passeio para quem já tem prática. Eles são feitos na Lagoa Misteriosa.

Outra opção que também agrada muito aos aventureiros é o rafting nos rios.

Buraco das Araras

O Buraco das Araras fica na cidade de Jardim, vizinha de Bonito. São aproximadamente 53 quilômetros até o local. E o passeio é imperdível.

O buraco é uma enorme cratera de arenito, uma formação geológica resultante do colapso de rochas, criando essa enorme cavidade de cerca de 500 m de circunferência e mais de 100 m de profundidade. É algo impressionante.

E observar as araras no seu habitat natural é algo único. Portanto um dos passeios que eu acho imperdível na viagem.

Entre todos os passeios é bem difícil eleger o que mais se destaca. É realmente imperdível fazer um pouco de cada.

Definitivamente Bonito é um destino para todas as idades, que tem muita contemplação e contato com a natureza o tempo todo.

Dica sobre os passeios em Bonito – Roteiro de viagem 

Lembre-se que Bonito é um destino de ecoturismo, e por isso o número de pessoas em cada passeio por dia é controlado. Isso ajuda a proteger o meio ambiente e preservar a belíssima natureza da região. Assim, reserve os passeios com antecedência, pois principalmente na alta estação, há risco de não haver vaga nos principais passeios.

Como ir a Bonito

Bonito está no estado do Mato Grosso do Sul. Distante 312 quilômetros de Campo Grande. A cidade tem aeroporto que recebe voos da Azul saindo de Campinas, com escala em Corumbá.

Outra opção é ir até Campo Grande com outras opções de voo, transfer ou carro alugado.

Quando ir a Bonito

Bonito tem turismo o ano todo. Porém a melhor época é da seca, entre junho e agosto, porque é quando se aproveita mais os passeios de  flutuações.

A cidade também tem um Festival de Inverno em julho que vale a pena conferir.

Entre dezembro e janeiro, durante as férias escolares de verão, as cachoeiras ficam mais volumosas por causa da chuva. Isso também pode deixar a água mais turva. Consequentemente a visibilidade pode ser menor, mesmo assim não tira a beleza dos mergulhos e flutuações.

Certamente a procura pelos passeios na época de férias escolares é maior, por isso deve ser uma viagem com planejamento ainda mais detalhado. E que também deve ser feito com maior antecedência.

Onde ficar em Bonito

Assim como outros destinos, Bonito tem hotéis e pousadas de todos os estilos e para todos os bolsos. A maioria fica no centro da cidade, o que é bom pela proximidade de restaurantes e lojas.

O hotel mais top da cidade certamente é o Zagaia Eco Resort. Com uma área de mais de 600.000 m2, o hotel é all inclusive, tem trilhas e passeios dentro da própria propriedade do hotel.

Além disso, o hotel tem uma agência de turismo que pode ajudar com outros passeios que você queira incluir na viagem.

Clique aqui para fazer sua reserva no Zagaia Eco Resort.

Zagaia Ecoresort

Hotel Paraíso das Águas

Localizado no centro de Bonito, o hotel Paraíso das Águas tem piscina, oferece café da manhã e quartos com opção para hospedar até 4 pessoas. Fica bem pertinho de restaurantes e lojas.

Pousada Olho d’Água

A pousada fica um pouco distante do centro, cerca de 3 quilômetros. Mas está numa área verde de mais de 65.000 m2. A pousada tem quartos grandes com varanda.

Pousada Olho D'Água

Hotel da Praça

O Hotel da Praça Fica na principal rua de Bonito. O hotel tem piscina e serve um ótimo café da manhã. Os quartos são pequenos, contudo bem confortáveis.

Há várias outra opções, confira aqui a página de hotéis em Bonito no Booking.

Comidinhas em Bonito

A comida em Bonito também é bastante variada. E tem de tudo. Dá para comer o tradicional, já que muitos lugares oferecem um cardápio de culinária internacional. Mas também há diversos pratos típicos da região que vale a pena experimentar.

Acima de tudo coloque no topo da lista comer peixe. Piraputanga, pacu, pintado e dourado são peixes da região e estão em quase todos os cardápios pela cidade. Escolha a forma como você mais gosta de peixe e aproveite. Pois são muito saborosos.

Para provar algo diferente peça carne de jacaré. Nós experimentamos e é bem gostosa.

Sucos diferentes: guavira e jaracatiá são frutas típicas da região que fazem sucos deliciosos, e também servem de recheio para bombons. Definitivamente experimente! Você vai querer repetir.

Para fazer um roteiro e escolher os passeios na sua viagem, conte com a gente. Entre em contato pelo email ou pelo WhatsApp. E boa viagem!

Agradecemos as fotos cedidas pelo Carlos Arakaki que mora em Bonito e trabalha com turismo.


Leia também


Dicas com crianças

  • Evite alta temporada. Caso não seja possível, faça passeios em horários alternativos e bairros menos concorridos.
  • Compre todos ingressos com antecedência e de preferência com prioridade na fila.
  • Fique em hotéis centrais para evitar muitos deslocamentos.
  • Leve sempre uma garrafa de água, chapéu, filtro solar e casaco.
  • Em primeiro lugar não deixe de viajar sem seguro viagem. É importantíssimo e imprescindível se estiver com criança.  Verifique as opções e valores e compre com antecedência. Clique aqui para cotar com a Seguro Promo – cotação de várias empresas de seguro (Mapfre, April, GTA, Travel Ace, Assist Card, Assist Trip, Intermac, Affinity, Assist Med). Mesmo para viagens nacionais
  • Viaje conectado para poder se comunicar com taxi, hotel e seguro e para poder usar os aplicativos de museus, passeios e mapas. (Veja as opções de chip e internet no exterior)

Planejando a viagem

Você tem duas opções – Planejar sozinho sua viagem ou comprar com assistência de agência. Em qualquer uma dessas hipóteses, se estiver viajando com crianças ou quiser um roteiro personalizado para ajudar no dia a dia ou indicação de agência para pacotes ou aéreo e hotel, nos avise. Envie mensagem para o e-mail [email protected] ou WhatsApp

Se quiser planejar sozinho, aqui no post há várias dicas e links dos sites oficiais de vendas de passagem, hospedagem e todos os serviços que você vai precisar.

 

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO

🏨BOOKING.COM Veja melhores tarifas
🏨Hoteis.com
🏠Escolha um AirBnB
📱CHIP INTERNET ILIMITADA em 240 países
🚘ALUGUEL CARRO - cotação com várias empresas
🚌Compre sua passagem de ÔNIBUS
✈️ PASSAGENS aéreas em promoção
🎡Ingressos, tickets, passeios e transfer - cupom: MARIUNIVERSAL.
🚑SEGURO VIAGEM - cotação com várias empresas.
🎫PASSEIOS E EXCURSÕES Get Your Guide
🎟️INGRESSOS PARA JOGOS, SHOWS E TEATRO - EUA

 


Para fazer passeios guiados com guia brasileiro também podemos indicar um parceiro se vocês tiverem interesse. Envie um email para [email protected]

Deixe seu email para receber dicas de transfers e tours em Português na cidade. Por enquanto, minhas dicas são de  Dubai , Portugal (Lisboa, Porto), França ( Paris e redondezas), São Paulo e Itália (Milão, Roma e redondezas)  Clique aqui. Agora já posso acrescentar mais um a lista: Roma. Estes transfers eu conheço, testei, gostei e são serviços de Brasileiros pelo mundo. Fácil de agendar, confirmar e pagar. Clique aqui para solicitar orçamento de transfer


Passagens aéreas promocionais. Pesquise aqui sua próxima viagem! 


Receba mais informações e valores





Clicando nos links da página você ajuda a manter o blog, não paga mais por isso, tem a certeza de estar em um link seguro.

 

S H O P   T H E   T R I P

Clique nos itens e conheça os programas especiais dos nossos parceiros

Cooking in PortugalServiços de Brasileiros no exterior

S H O P   T H E   L O O K 

Clique nos itens e faça sua compra online


Fast Shop

Sestini

Amazon

 

Instagram @maripelomundo.blog    Facebook Mari Pelo Mundo

Dúvidas, solicitações e sugestões E-mail: [email protected]

 

 

Compartilhe esta página..
Share on Facebook
Facebook
0Pin on Pinterest
Pinterest
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

Comente pelo Facebook

comentario(s)

Seguir Andrea:
Sou publicitária e amo viajar. Um grande objetivo: conhecer ao menos um lugar novo a cada ano. Trago aqui dicas e experiências que tive com essas viagens ao longo do tempo. Alguns lugares agora até se repetem, mas com a diferença de viajar na companhia do filhote pequeno.
Últimos Posts de