Berlim com crianças: Conhecendo Berlim em 10 Passeios

Marcela M. Litjens da Alemanha para o blog Mari pelo Mundo

A cidade de Berlim é muito rica em cultura, história, ciências, arquitetura e muito mais.  E Berlim com crianças é uma viagem bem interessante.

Não é difícil ouvir alguém falando outra língua que não seja o idioma alemão e os turistas conseguem se virar facilmente na cidade. A cidade possui 3,5 milhões de habitantes dentre os quais inúmeros estrangeiros.

A rede de transporte é bem completa com fácil acesso por trem, metrô e trem de superfície (S-Bahn) ligando os pontos principais da cidade.

Se precisar de indicação de agências de viagem, reservas de hotel, roteiros e passeios nos envie um e-mail [email protected]

Conhecendo Berlim em 10 passeios
Conhecendo Berlim em 10 passeios

Não há como negar a importância de Berlim na história mundial. A cidade tornou-se capital desde o Império da Prússia e, após a 2a guerra, foi dividida em dois setores.

A partir de 1961 o setor ocidental passou a ser completamente isolado do setor oriental por um muro com um rigoroso controle de acesso. O muro permaneceu até 1989 e, a partir de 1990 com a unificação alemã, a cidade tornou-se a capital do país.

Onde ficar

Há inúmeras opções de hotéis com preços bem razoáveis em comparação com outras cidades alemãs.

Nós optamos pelo Novotel, (clique aqui) uma escolha clássica para as famílias já que oferece quartos com a possibilidade de acomodar duas crianças (algo raro de conseguir em um hotel alemão).

Foto booking.com

Uma opção interessante é o Radisson (clique aqui) que conta com um grande aquário interno.

foto Booking.com

O que fazer

Há tanto a ser visto…. Nós andamos por todo o lado através de transporte público. A cidade conta com uma rede de transporte bastante eficiente. Compramos bilhetes diários que valiam muito a pena.

A seguir uma lista das principais atrações:

Portão de Brandemburgo

Um dos monumentos símbolo da cidade, o Portão de Brandemburgo foi inaugurado em 1791 e concebido como um símbolo do triunfo da paz sobre as armas. Após a Segunda Guerra Mundial assinalava o acesso entre as partes ocidental e oriental, permanecendo assim até a construção do muro, quando ficou fechado por cerca de 30 anos. Hoje em dia o acesso é liberado e é um ponto importante da cidade.

Muitas manifestações escolhem esse local para ocorrer.

Memorial do Judeus mortos na Europa

Próximo ao portão de Brandeburgo foi construído esse memorial para as vítimas do Holocausto em 2004. Projetado pelo arquiteto americano Peter Eisenmann, o memorial é constituído por blocos de concreto sobre um terreno ondulado.

No subterrâneo existe um local de informações com todos os nomes conhecidos dos judeus mortos na Segunda Guerra.

Edifício sede do Bundestag, o Parlamento alemão

Também conhecido como Reichtag, o prédio do Parlamento alemão é uma visita obrigatória, principalmente à sua cúpula. Você pode fazer o agendamento prévio da visita gratuita através do site ou pode ir até lá e escolher um dos horários (sempre com no mínimo 3 horas de antecedência).

Link para o  agendamento no site

Você recebe fones de ouvido com diversas opções de idioma. O áudio é ativado automaticamente a medida que se sobe a rampa e são fornecidas explicações sobre o prédio e sobre a vista da cidade.

Potsdamer Platz

Trata-se de uma praça rodeada por prédios modernos construídos após a unificação alemã. A praça foi um importante ponto da cidade e marcava a entrada para a estrada que dava acesso à cidade de Potsdam.

Severamente destruída durante a segunda guerra, acabou por ser cortada pelo muro e abandonada durante a guerra fria. Hoje possui alguns painéis do muro em exposição, diversos restaurantes e lojas.

Avenida Unter den Linden e ilha dos museus

A avenida é uma das principais de Berlim, ligando o Portão de Brandemburg na Pariser Platz até a Schlossbrücke (onde antes existia a palácio real). Após a ponte começa a ilha dos museus.

Você pode comprar ingresso para um ou até todos os museus através de um passe diário. Nós visitamos o Museu Novo (neues Museum) com um acervo de pinturas impressionistas e expressionistas em sua maioria e o Museu Antigo (altes Museum) com um acervo de peças histórias egípcias.

No museu antigo as crianças recebem fones de ouvido e tem que achar as peças descritas, uma espécie de caça ao tesouro informativa que torna a visita muito interessante. Uma pena que só exista a opção em alemão.

Fernsehturm, a torre de televisão

A torre de televisão é uma das mais altas da Europa (Fernsehturm em alemão) e está localizada na Alexanderplatz, uma praça movimentada e rodeada pro lojas. A praça fica em frente a uma estação de trem e também na praça encontra-se o prédio vermelho da Prefeitura, a Rathaus.

Do topo da Fernsehturm você tem acesso a uma vista de 360 graus da cidade e a um restaurante giratório. As filas para comprar o ingresso podem ser longas, por isso chegue logo no começo do dia.

East Side Gallery

Em uma área preservada do muro de Berlim, ao longo do rio Spree, está localizada essa galeria de arte a céu aberto. Uma das obras mais famosas é o Mein Gott hilf mir, diese tödliche Liebe zu überleben que mostra o beijo entre dois líderes soviéticos.

Checkpoint Charlie

Diversos turistas agrupam-se para conhecer essa área que antes marcava um acesso entre as partes da cidade ocupadas pelos soviéticos e pelos americanos. A cabine localizada no meio da rua é uma réplica da cabine original assim como a placa existente. No local existem diversos museus relacionados ao muro, sendo um deles dedicado às diversas tentativas de fuga da Alemanha Oriental.

No chão pode-se ver uma linha de tijolos com o traçado original do muro. A loja de souvenirs do museu vende também partes de concreto do muro que chegam a 280 reais.

Topografias do Terror

Trata-se de um museu interno e externo com partes do muro expostas. O prédio do museu está posicionado onde antes existia a sede da SS e da Gestapo (completamente destruída na 2ª guerra).

Tiergarten e Siegensäule, a torre da vitória

O parque Tiergartem era originalmente uma área de caça dos reis da Prússia. No meio dele encontra-se o Siegensäule, a estátua da vitória. Localizada originariamente na frente do Parlamento, a torre foi relocada pelos nazistas. Isso acabou por preservá-la já que sua localização original foi praticamente destruída por um bombardeio.

A estátua foi usada como cenário no filme de Wim Wenders e também aparece no vídeo da música Stay do U2. É possível subir até o topo através dos seus 285 degraus. A vista é interessante e o local tem a vantagem de não ser tão turístico, mas a subida, confesso, é bastante cansativa

Se precisar de indicação de agências de viagem, reservas de hotel, roteiros e passeios nos envie um e-mail [email protected]

marcela boli

Marcela M. Litjens.  Arquiteta e mãe de duas meninas.  Morei em Portugal e agora vivo na Alemanha, mesmo passeando sempre, acho que nunca irei conhecer todos os lugares incríveis que existem pelo mundo.

Leia outros posts da Marcela:

Mais hotéis em Berlim

Escolha seu hotel em Berlim – clique aqui

Foto: Booking.com – Radisson Berlim

Planeje os passeios com antecedência


Clicando nos links da página você ajuda a manter o blog, não paga mais por isso, tem a certeza de estar em um link seguro.

 

S H O P   T H E   T R I P

Clique nos itens e conheça os programas especiais dos nossos parceiros

Cidadania Portuguesa e ItalianaCooking in PortugalServiços de Brasileiros no exterior

S H O P   T H E   L O O K 

Clique nos itens e faça sua compra online


Fast Shop

Sestini

Amazon

 

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO

🏨BOOKING.COM Veja melhores tarifas
🏨Hoteis.com
📱CHIP INTERNET ILIMITADA em 240 países
🚘ALUGUEL CARRO - cotação com várias empresas
🚌Compre sua passagem de ÔNIBUS
✈️ PASSAGENS aéreas em promoção
🎡Ingressos, tickets, passeios e transfer - cupom: MARIUNIVERSAL.
🚑SEGURO VIAGEM - cotação com várias empresas.
🎫PASSEIOS E EXCURSÕES Get Your Guide
🎟️INGRESSOS PARA JOGOS, SHOWS E TEATRO - EUA

 

Instagram @maripelomundo.blog    Facebook Mari Pelo Mundo

Dúvidas, solicitações e sugestões E-mail: [email protected]

Compartilhe esta página..
Share on Facebook
Facebook
0Pin on Pinterest
Pinterest
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

Comente pelo Facebook

comentario(s)

Seguir Mari pelo Mundo:
As colaboradoras e as Friends Connection de Mari Pelo Mundo compartilham o olhar e as experiências, contribuindo com o planejamento de viagens de pessoas que adoram se jogar nesse mundo.