Assistência e Seguro Viagem – Porque fazer

Fazer um seguro ou assistência viagem é tão importante quando comprar a passagem e reservar um local para ficar.

Sim, a gente acredita que é algo mandatório e não opcional. Não considere que essa segurança e tranquilidade para a sua viagem e da sua família algo que seja “jogar dinheiro fora”.

Existe uma diferença entre seguro viagem e assistência viagem. Nesse post a gente explica mais sobre isso, é só clicar.

Aqui vamos falar um pouco sobre os tipos de assistência de viagem e o que ela oferece.

Assistência Nacional

Mas porque fazer um seguro ou assistência para viajar dentro do Brasil? Precisa?

É claro que ninguém quer viajar e ter problemas de saúde, sofrer um acidente, ou qualquer outro contratempo. Afinal estamos de férias, passeando, é uma época em que tudo deve ser perfeito e maravilhoso.

Mas não estamos livres de imprevistos.

Para destinos nacionais pode não ser uma obrigatoriedade, mas se o seu plano de saúde é regional ou local, a assistência viagem vai te trazer mais tranquilidade e segurança. E vai garantir cobertura em caso de alguma eventualidade.

A assistência viagem nacional tem um custo bastante baixo e oferece cobertura de despesas médicas e odontológicas. Cobertura de despesas com medicamentos que sejam comprados em decorrência da emergência médica da viagem. Oferece cobertura de bagagem extraviada, regresso antecipado, assistência jurídica em caso de acidente de trânsito, até mesmo orientação em caso de perda de documentos.

A cobertura vai além de uma emergência médica.


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E quando viajamos para um lugar que ainda não conhecemos, onde sabemos onde ou como buscar um hospital numa emergência, nada melhor do que contar com uma assistência por telefone que vai te indicar como proceder.

Um custo que mais do que vale o benefício que oferece para tranquilidade da família numa viagem de férias. E se você não utilizar o seguro, melhor ainda, suas férias não tiveram tantos imprevistos, e você certamente tinha uma preocupação a menos na cabeça.

Assistência Internacional

O seguro viagem ou assistência internacional, além de trazer a segurança e tranquilidade de saber que você terá um suporte em caso de imprevistos e emergências, é obrigatória para vários destinos.

E aqui sempre tem alguém que pergunta: “Então vão me pedir algum documento na chegada ao país? Preciso comprovar que tenho o seguro?”

Não necessariamente. Aliás é até raro pedirem um documento comprovando o seguro ou assistência viagem nos aeroportos. Eu precisei mostrar seguro viagem apenas uma vez, provavelmente porque estava indo fazer um intercâmbio e minha estadia no país seria de 30 dias. Eu tinha a documentação do intercâmbio e seguro viagem tudo junto. Não tive problemas.

De resto, nunca precisei mostrar seguro viagem. As autoridades fazem esse controle de forma estatística, por amostragem. Você pode ser sorteado, mas entre tantos turistas entrando em tantos portos e aeroportos, a probabilidade é pequena.

Mas não se iluda. O seguro, obrigatório ou não, é sua melhor garantia de tranquilidade na viagem. Por isso nunca deixe de fazer o seguro.

Para Europa existe um tratado chamado Schengen, que requer o seguro viagem para qualquer turista que não seja cidadão europeu residente. São 26 países que fazem parte do tratado, e o valor de cobertura mínimo é de €30.000 (trinta mil euros).

Os seguros e assistências viagem oferecidos por boas empresas já oferecem produtos que atendem todas as exigências do tratado.

Outra pergunta comum: “E o que pode acontecer se eu não tiver o seguro e for “sorteado” para mostrar o documento?”Você pode ser mandado de volta para casa.

Em quais países da Europa o seguro é obrigatório pelo tratado de Schengen?

Atualmente, a lista de países do tratado de Schengen inclui: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Polônia, Portugal, República Tcheca, Suécia, Suíça.

Outras perguntas e dúvidas comuns:

Posso comprar um seguro depois de ter saído do Brasil?

Sim, pode. Mas você estará sujeito a análise da seguradora. Algumas pedem até 72 horas para avaliar a compra, para evitar fraudes (do tipo, preciso de um médico, já estou no destino, vou contratar o seguro agora. Não faça isso!). E durante esse período você continua descoberto.

É possível estender minha apólice?

Sim, é possível. Se você já está viajando e por qualquer motivo sua viagem foi estendida, entre em contato com a seguradora e peça a extensão da apólice. Algumas  seguradoras podem pedir o preenchimento de documentação complementar, mas não é um grande problema.

Em 2017 estávamos em Orlando no mês de setembro, e o furacão Irma fez com que nosso voo fosse cancelado. Acabamos ficando mais 6 dias na cidade. Eu enviei um e-mail para minha seguradora e a apólice foi estendida sem maiores complicações.

Existe alguma diferença para o seguro internacional de idosos e crianças?

Para idosos o que vai mudar são os valores e as coberturas. A Safety Card, por exemplo, tem um acréscimo de 50% nos valores para pessoas acima de 85 anos. Para crianças, algumas seguradoras oferecem preços com descontos.

Para os Estados Unidos o seguro é obrigatório?

Não. Obrigatório realmente não é. Porém é mais do que recomendado. Não viaje para os Estados Unidos sem um seguro. O custo da saúde é muito alto, e qualquer eventualidade que você tiver na sua viagem pode ter uma dívida por um longo período da sua vida.

Vamos a alguns exemplos

Em 2009 meu marido foi para Las Vegas numa viagem de lançamento de produtos da empresa para quem ele trabalha. No terceiro dia teve uma irritação muito forte nos olhos. Era uma conjuntivite fortíssima, e ele foi parar no pronto atendimento (ER). Depois que ele voltou recebemos em casa uma conta para pagar de U$ 1,200 dólares pelo atendimento! Isso mesmo o hospital mandou a conta aqui para casa! Ele tinha seguro de viagem, eu acionei o seguro aqui, enviei para eles o documento de cobrança e eles cuidaram de tudo. Não pagamos nada.

Em março desse ano fomos para Nova York , meu filho entrou em crise de asma. E apesar de ser prevenida e ter levado a bombinha dele, o remédio acabou. E bombinha de asma não se compra nos Estados Unidos sem receita. Passamos numa consulta – coberta pelo seguro de saúde. Uma consulta simples, num dos centros de atendimento que a cidade de Nova York oferece num sistema de walk-in. Ou seja, qualquer pessoa pode consultar. Eles também atendem seguro de viagem internacional. O valor da consulta U$ 125.00. Até nem parece muito. Mas o valor do seguro de viagem para o meu filho pelos 9 dias de viagem foi de U$ 54.00. Menos da metade. E se ele precisasse de algum outro exame ou um atendimento mais específico o valor poderia chegar a U$ 350.00. Imagine o quanto isso custa se for uma emergência de pronto atendimento ou uma internação.

Poderia listar outros inúmeros casos. E já usei o seguro de viagem mais umas 3 ou 4 vezes. E conheço casos mais graves, como de um amigo que quebrou o joelho esquiando e precisou de resgate de helicóptero. Além de internação e traslado para casa antecipado. Tudo coberto pelo seguro dele.


Convencido de que vale a pena?

Veja aqui quanto custa a sua tranqüilidade. Não é caro!


Posso usar o seguro do cartão de crédito?

Alguns cartões de crédito tops oferecem uma cobertura de seguro viagem quando você compra as passagens aéreas com ele. Verifique se é o caso do seu cartão e qual a cobertura que ele oferece. Verifique a apólice entrando no site dos cartões ou ligando para o atendimento telefônico. O tipo de cobertura pode variar para cada cartão.

Qual a diferença entre um seguro do cartão de crédito a assistência de viagem comprada de seguradora?

A grande diferença é que os seguros de cartão de crédito geralmente trabalham com reembolso. Ou seja, você tem que pagar todas as despesas e depois apresentar os comprovantes para pedir reembolso. Se você precisar de atendimento médico no exterior vai pagar por tudo e depois receber do seguro.

Com a assistência do seguro viagem das seguradoras elas vão indicar um local para você ser atendido e você não vai precisar desembolsar nada.

Lembra do exemplo acima, quando recebemos uma fatura de U$ 1,200 do atendimento do meu marido no pronto socorro? Pois se fosse pelo cartão eu teria pago a conta e solicitado reembolso depois. Como usei assistência de viagem da seguradora, eu mandei a conta e eles pagaram diretamente e se incumbiram de providenciar também a documentação de que estávamos com tudo quitado com relação ao atendimento médico no hospital.

Em caso de precisar de atendimento, como aciono meu seguro?

Quando você compra o seguro recebe uma apólice e junto dela os telefones de contato para caso de emergência. Geralmente é um telefone no 0800 (ligação gratuita). Quando precisei utilizar fiz a ligação através da Embratel e não paguei nada. Mas você vai precisar ligar de um telefone fixo. Use o telefone do hotel. Algumas empresas já disponibilizam aplicativos para o contato ou um número de WhatsAPP. É o caso da Safety Card. Mesmo o primeiro contato pode ser feito através de mensagem.

Ficou alguma dúvida? Entra em contato com a gente que ficaremos felizes em ajudar.

Ouça também o Podcast sobre Seguro de Viagem nacional e internacional. Conversamos com quem conhece sobre o assunto é você pode ouvir a qualquer momento! Clique nos links abaixo!

 

https://open.spotify.com/episode/3LGi5tUfNhBvB2n9p04m7j?si=PMFXDYDyRHydr_1VK6zoxQ

 


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Seguir Andrea:
Sou publicitária e amo viajar. Um grande objetivo: conhecer ao menos um lugar novo a cada ano. Trago aqui dicas e experiências que tive com essas viagens ao longo do tempo. Alguns lugares agora até se repetem, mas com a diferença de viajar na companhia do filhote pequeno.