Artesanato Alentejano, a cortiça e os encantos de Évora

A cortiça é um produto típico do alentejo, as árvores podem ser vistas por toda a região.  São os sobreiros, e é da casca que se produz a cortiça.   Portugal é responsável por 50% da produção mundial de cortiça.

Há até um Hotel revestido em cortiça !! (hotel de cortiça – link).  Não só no Alentejo, mas em todos os lugares onde vir souvenirs para vender, vai encontrar os souvenirs de cortiça, e são lindos.

Artesanato Alentejano: a cortiça

Em Évora há muitas lojas como essa da foto.

 

Artesanato Alentejano
Artesanato Alentejano – Cortiça

 

Artesanato Alentejano: as pinturas

Além dos artesanatos de cortiça, há também os pratos pintados.  São todos lindos e gostaria de poder trazer vários, mas o peso é um problema para os viajantes.  Trouxe um pequenino.

Artesanato Alentejano
Artesanato Alentejano

 

Os encantos alentejanos: flores e plantas

Além dos artesanatos, o que encanta em Évora é a luminosidade, o sol (quando há, obviamente) e o verde das plantas.  Vimos muitas flores e esse foi meu souvenir de Évora, a lembrança de um lindo sol batendo nas flores.   Há também muita castanheira, e as castanhas no chão chamam a nossa atenção.

Há também muito alecrim.  Uma delícia de se ver e cheirar.

Encantos em Évora
Encantos em Évora
Castanhas em Évora
Castanhas em Évora
Flores em Évora
Flores em Évora

Compartilhe esta página..
Share on Facebook
Facebook
0Pin on Pinterest
Pinterest
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

Comente pelo Facebook

comentario(s)

Seguir Mari Christine:

Editora

Sou formada em Comunicação e Turismo. Adoro viajar pelo mundo ou através de filmes e livros. Não tenho problema de ir ao mesmo lugar milhões de vezes ou de não sair do hotel. Adoro planejar a próxima viagem!