A Mole Antonelliana e o Museu Nacional do Cinema de Turim

A Mole Antonelliana é o símbolo da cidade de Turim. Cartões postais, ímãs de geladeira, chaveiros, canecas, e incontáveis bugigangas que adoramos ver tem a Mole como tema.

A construção da Mole se destaca numa rua de pedestres no Centro Histórico de Turim. Sua torre de 167 metros é um ponto de referência que pode ser visto de vários locais da cidade.

Nos 4 dias que ficamos em Turim estávamos hospedados bem pertinho da Mole, mais especificamente na mesma rua! Foi nosso primeiro passeio, e conhecer um pouco mais da sua história foi um dos pontos altos da viagem!

Uma história cercada de curiosidades e também de contratempos muitas vezes infelizes. Ainda assim uma construção com muito charme!

Seus 167 metros de altura já deram o título ao edifício de maior construção em alvenaria da Europa.

A história da Mole

Originalmente seu projeto era para abrigar uma sinagoga. O pré-projeto da sinagoga foi levado ao arquiteto Alessandro Antonelli, que propôs ima série de mudanças que acabaram elevando os custos da obra. Uma delas foi a elevação da cúpula dos 47 metros originais para 113 metros.

As obras foram iniciadas em 1863, mas foram interrompidas por falta de dinheiro seis anos depois. Em 1873 a prefeitura de Turim assumiu as obras num acordo com a comunidade judaica. Antonelli foi chamado para dar seguindo ao projeto, e novamente elevou a cúpula para os 167 metros que a construção tem hoje.

O arquiteto trabalhou na Mole até sua morte em 1888, mas não pode ver sua conclusão. As obras seguiram sob o comando de seu filho até 1897.

Contratempos na história da Mole

– Durante sua construção, uma espécie de elevador acionado por roldanas levava o arquiteto que já era idoso ao topo do edifício.

– Em 1887 um terremoto obrigou Antonelli a modificar o projeto para poder concluí-lo.

– Na extremidade do edifício havia um gênio alado, que era constantemente confundido com um anjo. Em 1904 ele foi derrubado por um tornado e substituído por uma estrela de quatro metros de diâmetro.

– Um outro tornado derrubou 47 metros da torre em 1953. Sua reconstrução aconteceu somente 8 anos depois.

A Mole como mirante

Já entre os anos de 1960 e 1990 a Mole era utilizada como mirante. O elevador nos leva a uma altura de 70 metros do nível do solo, e a vista 360 graus da cidade de Turim é linda.

O elevador que hoje sobe em apenas 59 segundos, é todo de vidro e está bem no centro da estrutura do prédio. A sensação é de estar subindo num elevador flutuante!

Dica: vá cedo para evitar as filas do elevador, que podem demorar até uma hora. Outra boa opção é adquirir o ingresso antecipado com a vantagem do “skip the line”.

Confira aqui as opções para comprar o ingresso e já planeje sua visita!

Iluminação

À noite a iluminação da Mole chama a atenção e gera curiosidade com uma sequência de números na cúpula.

Descobrimos depois que é uma instalação do artista Mario Merz, de 1998 chamada “O voo dos números”. A obra mostra os números do inicio da sequência de Fibonacci que prosseguem em sucessão em direção ao céu.

O Museu Nacional do Cinema na Mole

Desde 2000 a Mole Antonelliana abriga o Museu Nacional do Cinema. Uma exposição que encantou a família toda, afinal somos cinéfilos de carteirinha.

Falou em cinema aqui em casa a gente já gosta. Por isso fomos super animados para conhecer o Museu Nacional do Cinema em Turim. E valeu muito a pena.

O museu traz uma exposição muito abrangente, que começa com equipamentos óticos pré-cinematográficos como as “lanternas mágicas”. Uma descoberta para as crianças que já nasceram na era digital. Muita curiosidade para ver e aprender como era a tecnologia de “antigamente”!

Memorabilia e diversos itens de filmes italianos fazem parte da exposição, assim como posters, pinturas, fotografias e desenhos.

No centro um espaço com poltronas reclinadas para assistir aos trailers de filmes famosos enquanto descansa!

Ao redor do espaço central salas que se dedicam aos grandes gêneros do cinema.

Seguindo o percurso da exposição, a rampa ao redor faz um caminho que destaca filmes, atores, diretores e a história do cinema.

O acervo do museu está em constante movimento e crescimento. O museu ainda conta com uma biblioteca com centro de documentação sobre o cinema e a fotografia, que é uma das mais prestigiadas da Europa.

Um verdadeiro paraíso para os amantes da sétima arte.

Nós nos divertimos muito durante todo o passeio. E meu filho de 8 anos gosta cada vez mais de um museu. Afinal museu não significa “chatice e velharia”, mas sim cultura, arte, lazer, diversão, história, curiosidade, aprendizado!

E pode ser sempre muito, muito divertido.

 

Informações

O museu fica no Centro Histórico de Turim na Via Montebello 20.

Aberto de quarta a segunda das 9h as 20h. Aos sábados fecha as 23h, oportunidade para ver o sol se por e as luzes da cidade de Turim!

A entrada é permitida até 1 hora antes do fechamento, mas se você quiser fazer o combo da visita do museu e elevador panorâmico precisa de no mínimo 2 horas para a visita. Principalmente se o elevador tiver fila.

Visitas guiadas podem ser agendada pelo site, em inglês ou italiano.

Os ingressos custam de € 6,00 a € 15,00. E você pode optar por visitar somente o museu, subir no elevador panorâmico, ou comprar o combo com as duas entradas.

Clique aqui e veja opções de ingressos combinados para planejar sua viagem!

Quer saber mais e receber novidades e promoções? Inscreva-se!






 

 

B O O K     T H E     H O T E L

Comece a pesquisar preços e reserve com antecedência seu hotel  booking   

 

S H O P   T H E   T R I P

Clique nos itens e faça sua reserva garantindo os melhores preços

Booking.comInternet e chipSeguro viagem

Clicando nos links da página você ajuda a manter o blog, não paga mais por isso, tem a certeza de estar em um link seguro.


Gostou das informações que juntamos para você? Nosso post foi útil para seu planejamento de viagem?

Então deixe o seu like ou um comentário, a gente gosta muita da interação com o leitor! Sua opinião é muito importante para nós e nos ajuda a melhorar ainda mais o nosso conteúdo!

Acompanhe nossas viagens pelo Instagram @maripelomundo.blog e na nossa página do Facebook Mari Pelo Mundo.

E se você está planejando sua viagem confira nessa página os links dos nossos parceiros e páginas para reservar seus hotéis, alugar carro, pedir seu chip de internet, fazer o seguro de viagem e comprar passagens aéreas. Para roteiros personalizados que detalham dia a dia sua viagem com sugestões dos melhores pontos a serem visitados nos consulte pelo e-mail: [email protected]

Cada vez que você contrata um serviço usando os nossos links está ajudando a manter nosso blog. Procuramos sempre trazer novos destinos e experiências vividas por nós que poderão contribuir para que a sua viagem seja ainda melhor.

Compartilhe esta página..
Share on Facebook
Facebook
0Pin on Pinterest
Pinterest
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

Comente pelo Facebook

comentario(s)

Seguir Andrea:
Sou publicitária e amo viajar. Um grande objetivo: conhecer ao menos um lugar novo a cada ano. Trago aqui dicas e experiências que tive com essas viagens ao longo do tempo. Alguns lugares agora até se repetem, mas com a diferença de viajar na companhia do filhote pequeno.