A lenda das Cataratas e Foz do Iguaçu

Atração turista “super recente”, dá para entender porque você ainda não conhece!  A formação geológica tem 150 milhões de anos e a formação do acidente geográfico das cataratas uns 200 mil anos.  Não se preocupe, ainda dá tempo.  Em guarani “y” significada água e “guasu” significa grande, ou seja, água grande.

Foz do Iguaçu é um lugar onde a natureza nos surpreende.  Apesar de ter muitas atividades e belos hotéis, o forte de Foz  são as cataratas.  Não precisava de mais nada, mas tem.

Cataratas do Iguaçu
Cataratas do Iguaçu
Foto: Mari

Os principais saltos são 19, cinco deles do lado brasileiro (Floriano, Deodoro e Benjamin Constant, Santa Maria e União) e os demais no lado argentino.  Então fique do lado brasileiro para se ter a melhor vista.

Se tiverem a mesma sorte que nós, ainda verão um lindo arco íris atravessando as quedas d´agua.

Cataratas do Iguaçu
Cataratas do Iguaçu
Foto: Mari

Em 1986, as cataratas e o Parque Nacional do Iguaçu, foram declarados Patrimônio Natural da Humanidade. No período das cheias, as Cataratas do Iguaçu são a terceira maior catarata do mundo.

O ponto mais alto de queda d’água chega a quase 85 metros de altura na área das quedas da Garganta do Diabo.

Cataratas do Iguaçu
Cataratas do Iguaçu
Foto: Mari
Cataratas do Iguaçu
Cataratas do Iguaçu
Foto: Mari

Assista o nosso vídeo

Cataratas do Iguaçu
Cataratas do Iguaçu
Foto: Mari
Cataratas do Iguaçu Foto: Mari
Cataratas do Iguaçu
Foto: Mari

Com crianças

 

É um passeio para crianças de qualquer idade.  O mais importante é verificar a temperatura e a época do ano.  Há períodos muito quentes e períodos em que há muita gente.   Nas férias costuma ficar lotado.  Descer o elevador das cataratas pode ser missão impossível.   Recomendo passar um final de semana em Foz, fora do período de férias.   Há épocas muito quentes, mas vai do gosto de cada um.  Junho é um mês bom.

Antes de ir leia este post e mostre o filme para as crianças, se quiser.  Assim, já vão preparadas.

 

A lenda das Cataratas

Conta-se que os índios Caigangues, habitantes das margens do Rio Iguaçu, acreditavam que o mundo era governado por M’Boy, um deus que tinha a forma de serpente e era filho de Tupã. Igobi, o cacique dessa tribo, tinha uma filha chamada Naipi, tão bonita que as águas do rio paravam quando a jovem nelas se mirava.

Devido à sua beleza, Naipi era consagrada ao deus M’Boy, passando a viver somente para o seu culto. Havia, porém, entre os Caigangues, um jovem guerreiro chamado Tarobá que, ao ver Naipi, por ela se apaixonou.

No dia da festa de consagração da bela índia, enquanto o cacique e o pajé bebiam cauim (bebida feita de milho fermentado) e os guerreiros dançavam, Tarobá aproveitou e fugiu com a linda Naipi numa canoa rio abaixo, arrastada pela correnteza.

Quando M’Boy percebeu a fuga de Naipi e Tarobá, ficou furioso. Penetrou então as entranhas da terra e, retorcendo o seu corpo, produziu uma enorme fenda, onde se formou a gigantesca catarata.

Envolvidos pelas águas, a canoa e os fugitivos caíram de grande altura, desaparecendo para sempre. Diz a lenda que Naipi foi transformada em uma das rochas centrais das cataratas, perpetuamente fustigada pelas águas revoltas.

Tarobá foi convertido em uma palmeira situada à beira de um abismo, inclinada sobre a garganta do rio. Debaixo dessa palmeira acha-se a entrada de uma gruta sob a Garganta do Diabo onde o monstro vingativo vigia eternamente as duas vítimas.

Fonte: http://www.cataratasdoiguacu.com.br/portal/paginas/226-lenda-das-cataratas.aspx

O filme

Os passeios

 

São vários, uns ótimos e uns mais ou menos.  Consulte o site do Parque para mais informações http://www.cataratasdoiguacu.com.br/  ou agências de turismo especializadas.

Cuidado:  Os quatis andam pelo parque por todo lado, são lindinho se fofinhos. Fotografamos e chegamos bem perto.  Na volta, o taxista nos falou que eles são bem perigosos.  Em busca de comida, atacam as pessoas, pulam nas mochilas e mordem ou arranham.  Então muito cuidado, não deixe as crianças chegarem perto, principalmente se estiverem comendo.    No parque das aves também.  Como é permitido entrar dentro das imensas gaiolas, os tucanos atacaram a torradinha que minha filha estava comendo e foi o maior susto da vida.  As unhas são imensas e machucam.

Os passeios dentro do parque

  • Macuco Safari
  • Rafting
  • Passeio de Helicóptero
  • Trilha do poço preto
  • Trila das bananeiras

Agora, se você quiser passar o ano inteiro por lá, até dá.  Não sei se são todos bons, na verdade alguns não são nada interessantes, mas tem para todos os gostos.   Recomendo levar as crianças no Parque das Aves, é pertinho, cheio de aves e bem gostosinho de caminhar por ele.  Aproveitar bem a vista das cataratas e toda a natureza.   Quanto as compras, já me falaram que não vale muito a pena, só se realmente sobrar tempo.

Cataratas do Iguaçu- Parque das Aves
Cataratas do Iguaçu- Parque das Aves
Foto: Mari
Cataratas do Iguaçu
Cataratas do Iguaçu- Parque das Aves
Foto: Mari

Os passeios fora do parque

  • Parque das Aves
  • Compras no Paraguai
  • Passeio em Iguaçu e Duty Free
  • Cataratas lado argentino
  • Vale dos Dinossauros
  • Porto Kattamaram
  • Itaipu Binacional
  • Museu de Cera
  • Paraquedismo
  • Shopping del este
  • Mesquita Muçulmana
  • Templo Budista
  • Marco das 3 fronteiras
  • Passeio das águas
  • Refúgio Bela Vista
  • Eco museu
  • Polo Astronômico
  • Minas de Wanda na Argentina
  • Pesca Esportiva
  • Restaurantes, churrascarias e Taj Bar

Onde ficar

Há ótimos hotéis fora do parque com uma infra-estrutura perfeita para as crianças. Muitas piscinas, parquinhos e monitores.  Há hotéis com cozinha, há hotéis pequenos, há hotéis de todos os tipos.    Recomendo hotéis do lado brasileiro.  Embora haja bastante oferta de hotéis do lado argentino, a vista mais bonita é do lado brasileiro e a maioria das atividades, também são do lado brasileiro.

O Hotel das Cataratas é o único dentro do parque e é belíssimo.  Fizemos um post separado com mais informações.  Vale a pena.

Vista Aerea Hotel das Cataratas-Foz do Iguacu, Brasil
Vista Aerea Hotel das Cataratas-Foz do Iguacu, Brasil

Como chegar e se locomover

Há diversos voos que chegam em Foz, clique o banner da TAM na lateral da página para fazer a cotação. Há outras empresas também que voam para lá. Chegando na cidade, a forma mais prática de se locomover é de taxi.  Dentro do Parque há um ônibus que circula por toda a área.   O único táxi que entra no parque é os que levam os hospedes até o Hotel das Cataratas.

Cataratas do Iguaçu
Cataratas do Iguaçu
Foto: Mari

 

O Mapa

O mapa do parque.  A esquerda pode-se ver a entrada principal. Paga-se uma taxa para entrar. O ônibus faz o circuito inteiro. O parque está muito bem organizado, sinalizado e conservado.  É bonito e bem cuidado.  O Hotel das Cataratas fica próximo a Parada de Ônibus Trilha das Cataratas, (onde vê-se o onibus azul).

Cataratas do Iguaçu - Mapa do Parque
Cataratas do Iguaçu – Mapa do Parque

 

Continue lendo aqui..

Guia completo de viagem a Foz do Iguaçu

Mais informações

Se precisar de indicação de uma agência de viagem para organizar sua viagem – bilhete aéreo, hotel e/ou passeios – nos contate por e-mail maripelomundo@gmail.com

Para ver mais da agência Combo Iguassu clique nos links.

Consulte o Booking – Foz do Iguaçu   ou neste link Hoteis.com) para buscar mais opções de hotel.

 

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO

🏨BOOKING.COM Veja melhores tarifas
📱CHIP INTERNET ILIMITADA em 240 países
🚘ALUGUEL CARRO - cotação com várias empresas
✈️ PASSAGENS aéreas em promoção
🎡Ingressos, tickets, passeios e transfer - cupom: MARIUNIVERSAL.
🚑SEGURO VIAGEM - cotação com várias empresas.
🎫PASSEIOS E EXCURSÕES Get Your Guide
🎟️INGRESSOS PARA JOGOS, SHOWS E TEATRO - mundo todo.

 

Instagram @maripelomundo.blog    Facebook Mari Pelo Mundo

Comente pelo Facebook

comentario(s)

Seguir Mari Christine:

Editora

Sou formada em Comunicação e Turismo. Adoro viajar pelo mundo ou através de filmes e livros. Não tenho problema de ir ao mesmo lugar milhões de vezes ou de não sair do hotel. Adoro planejar a próxima viagem!