A bela Sintra em Portugal

Localizada a 30 km a nordeste de Lisboa está a bela cidade de Sintra. Embora os mouros tenham sido os primeiros a fortificarem suas colinas, a cidade começou a ganhar notoriedade com a presença dos reis e aristocratas portugueses durante os meses de verão. O clima é mais fresco do que Lisboa e suas colinas são povoadas por belos palácios. A leste da cidade, à margem do oceano Atlântico, está situado o Cabo da Roca, o ponto mais ocidental da Europa. A oeste, a cidade de Queluz com seu belo palácio (Confira o post sobre o Palácio de Queluz).

Sintra

O que ver

A cidade é um charme por si só. Comece passeando pelo centro, conferindo as lojinhas de artesanato com seus azulejos e seus pratos de cerâmica com desenhos de sardinha. A visita aos diversos palácios pode ser comprada em separado ou combinada, oferecido um pequeno desconto e a vantagem de escapar das filas.

Palácio da Pena
Palácio da Pena

Alguns palácios são localizados no alto das colinas e o acesso de carro é complicado pois os bolsões de estacionamento são escassos. O bilhete de ônibus ida e volta que sai de frente do palácio Nacional e segue para o Palácio da Pena custa 5 euros. Outras opções são os Tuk Tuks, o ônibus Hop on Hop off e o aluguel dos pequenos carros elétricos. A caminhada do centro até o alto no Palácio da Pena leva cerca de 1 hora e meia.

  • Palácio da Pena – considerado um dos 10 castelos mais bonitos do mundo, o palácio da Pena foi construído sobre o antigo Monastério de Nossa Senhora da Pena por ordem de Fernando II, consorte de Maria II. Em suas torres coloridas percebe-se a influência da arquitetura árabe. Era usado pelos últimos reis de Portugal durante o verão e para ele foi exilada a Rainha Amália quando a república foi proclamada em 5 de outubro de 1910. Nos dias claros de sol pode-se ver até o mar bem como o Castelo dos Mouros.
Palácio da Pena
Palácio da Pena
  • Castelo dos Mouros – o castelo foi erguido pelos mouros no século IX como fortificação militar durante a invasão árabe à peninsula ibérica. Foi tomado pelos portugueses quando D. Afonso Henriques expulsou os mouros em 1147.
Castelo dos Mouros
Castelo dos Mouros
  • Palácio Nacional de Sintra – O palácio Nacional, construído por volta do século XIV, situa-se no centro de Sintra. É o único palácio português que ainda resta da Idade Média. Os ambientes, ricamente decorados, possuem breves descrições dos elementos em portugês e inglês. A cozinha na parte inferior é encimada por uma grande chaminé. Em um dos quartos D. Afonso VI foi encarcerado por 9 anos pelo seu irmão, até a ocasião de sua morte.
Palácio Nacional
Palácio Nacional
  • Quinta da Regaleira – o palácio e quinta da Regaleira foram construídos para o magnata brasileiro António Augusto Carvalho Monteiro no século XX. Ao redor do palácio, o belo jardim já garante a visita. Caminhos subterrâneos conectam diversos pontos do jardim sendo o mais emblemático deles a torre invertida construída na forma de poço. A quinta conta também com diversos espetáculos culturais que podem ser consultados através do site regaleira.pt.
Quinta da Regaleira
Quinta da Regaleira
  • Parque de Monserrate – no centro do parque situa-se o Palácio de Monserrate, construído pelo visconde de Monserrate, sir Francis Cook e foi habitado mais tarde pelo novelista William Backford. O palácio ainda está em processo de restauro mas a riqueza de detalhes de sua construção pode ser admirada. Os jardins contam com um lago e uma pequena cascata.
Parque de Monserrate
Parque de Monserrate

E tem mais:

  • Cabo da Roca – localizado na Serra de Sintra, o cabo da Roca é o ponto mais ocidental de toda a Europa. Se quiser dar uma paradinha para tomar uma bebida vá até o Moinho Dom Quixote, um bar situado no alto do Cabo com uma linda vista da Praia do Guincho de Cascais.
Cabo da Roca
Cabo da Roca
  • Palácio de Queluz – O palácio, inspirado em Versalhes, foi o local onde nasceu e morreu D. Pedo I. A cozinha do palácio foi convertida em um restaurante. Confira o post sobre o Palácio.
Palácio Nacional de Queluz
Palácio Nacional de Queluz

Chegando lá

A viagem de carro a partir de Lisboa leva 25 minutos. A partir de Cascais e Estoril leva 15 minutos. Existem ainda opções de trem saindo de Lisboa ou de ônibus saindo de Lisboa ou Cascais. O trem em direção à Sintra sai da Estação do Rossio.

Para comer

Nossa dica: Evite visitar Sintra em uma quarta-feira pois é o descanso semanal de muitos restaurantes. No resto da semana eu aconselho o restaurante Tacho Real. Situado pouco acima da área povoada pelos turistas, este restaurante é um belo exemplo de um restaurante típico português com pratos da culinária tradicional muito apetitosos. O polvo a lagareiro é uma boa pedida, acompanhado pelo vinho da casa. Para a sobremesa prefira voltar próximo ao largo do Palácio Nacional e visitar o café Piriquita, tradicional fabricante do famoso doce “travesseiro”. Aviso aos que não conhecem os doces portugueses, são realmente doces.

Passeio em Sintra

Onibus de turismo em Sintra (preço e reserva)

 

marcela boli
Marcela M. Litjens.  Arquiteta e mãe de duas menininhas sapecas. Vivo em Portugal há um ano e, mesmo passeando sempre, acho que nunca irei conhecer todos os lugares incríveis que existem no país.

Clicando nos links da página você ajuda a manter o blog, não paga mais por isso, tem a certeza de estar em um link seguro.

 

S H O P   T H E   T R I P

Clique nos itens e faça sua reserva garantindo os melhores preços

Booking.comInternet e chipSeguro viagem
Cooking in PortugalServiços de Brasileiros no exterior

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO

🏨BOOKING.COM Veja melhores tarifas
🏨Hoteis.com
🏠Escolha um AirBnB
📱CHIP INTERNET ILIMITADA em 240 países
🚘ALUGUEL CARRO - cotação com várias empresas
🚌Compre sua passagem de ÔNIBUS
✈️ PASSAGENS aéreas em promoção
🎡Ingressos, tickets, passeios e transfer - cupom: MARIUNIVERSAL.
🚑SEGURO VIAGEM - cotação com várias empresas.
🎫PASSEIOS E EXCURSÕES Get Your Guide
🎟️INGRESSOS PARA JOGOS, SHOWS E TEATRO - EUA

 

Instagram @maripelomundo.blog    Facebook Mari Pelo Mundo

Dúvidas, solicitações e sugestões E-mail: [email protected]

Compartilhe esta página..
Share on Facebook
Facebook
0Pin on Pinterest
Pinterest
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

Comente pelo Facebook

comentario(s)

Seguir Mari pelo Mundo:
As colaboradoras e as Friends Connection de Mari Pelo Mundo compartilham o olhar e as experiências, contribuindo com o planejamento de viagens de pessoas que adoram se jogar nesse mundo.