6 Razões para conhecer a Vila da Maromba

A Vila da Maromba é um pequeno vilarejo no alto da montanha no município de Itatiaia no Rio de Janeiro .

Pertinho tanto do Rio como de São Paulo o lugar é um paraíso para o turismo de natureza, com suas trilhas e cachoeiras. Parte das atrações do local está dentro do Parque Nacional de Itatiaia.

Por que vale a pena visitar?

Natureza e cachoeiras

Imagine ficar sentado ao pé de uma cachoeira ouvindo o barulho da água. Mesmo gelada, coloque os pés na água, e deixe a correnteza levar todo o stress do dia a dia. Todo o cansaço do trabalho e da cidade grande.

Somente essa imagem já me faz querer voltar ao lugar!

Uma ressalva com relação as cachoeiras da Vila da Maromba. Já estivemos no lugar algumas vezes, mas essa foi a primeira em um feriado prolongado. Todas as pousadas estavam lotadas e as cachoeiras ficam bastante concorridas, principalmente entre 10h e 15horas.

Uma viagem no tempo

A Vila da Maromba sempre me deu a impressão de estar viajando no tempo. De volta ao passado, na época hippie, quando usávamos bata e roupas de inspiração indiana. Colares e bijuterias hippies, que você encontra de monte por ali.

Um tempo mais tranquilo. A Vila ainda é assim. E eu espero que não mude nunca.

Prepare-se para desligar e desconectar

Aqui um alerta para quem não consegue desconectar: a conexão de internet é muito ruim! Mesmo nos lugares que oferecem Wi-Fi, muitas vezes não funciona.

Postar uma foto no Instagram pode ser tarefa difícil!

Eu adorei isso! Desconectei, desliguei, descansei no final de semana, usando o celular por muito menos tempo!

Conheça gente nova

Como em toda cidade do interior, puxar conversa e conhecer novas pessoas na Vila da Maromba é muito fácil! E uma das atrações do lugar.

O dono da pizzaria era também o nosso contato para as chaves da casa que alugamos. E quando faltou água da rua, ele e outros moradores foram resolver o problema. No restaurante um flamenguista que mora por aí há 32 anos, mas que raramente entre nas águas da cachoeira, porque é muito gelada!

Um casal que morava na Flórida, ela brasileira e ele americano, fazem doces deliciosos e vendem na frente de casa. Uma casa de montanha daqueles que todo mundo quer morar!

No café uma paulista que resolver fugir da cidade grande.

Num lugar privilegiado em frente à cachoeira do Poção dos 7 metros, um Uruguaio que morou muitos anos em São Paulo, agora tem um bar com cervejas uruguaias e argentinas no cardápio!

Em cada lugar uma boa prosa e uma história!

Ouvir as histórias do local

Parar e ouvir as histórias do lugar e das pessoas que estão por ali é enriquecedor. Afinal isso é viajar. Conhecer, absorver, aprender sobre o lugar e as pessoas. E ali na Maromba todo mundo tem tempo para um bom papo!

Comidinhas e Comprinhas

Truta! Essa é a especialidade do lugar. A água gelada da montanha é ideal para criar truta, e em toda parte você tem essa opção nos cardápios e para levar para casa.

E como estamos na dívida com o estado de Minas Gerais, goiabada cascão, doce de leite, queijo minas e queijo meia cura não me deixaram fazer regime!

E não podem faltar as comprinhas hippies! Aqui é o lugar!

Quando ir

O não inteiro tem turismo na Vila da Maromba. O verão tem dias quentes e noites agradáveis. Mas pode ser muito chuvoso, o que deixa a estrada mais complicada.

No outono a temperatura depois que o sol vai embora requer um casaco na maioria das vezes. E o inverno é frio. Afinal é estamos na montanha.

A primavera tem dias mais quentes e noites bem agradáveis.

Nos feriados o lugar fica lotado. Na Páscoa estava muito mais cheio do esperávamos. Se você quer evitar multidão, fuja dos feriados prolongados.

Infelizmente a Vila ainda precisa de algumas regras e controle para ter um turismo mais sustentável e menos agressivo para a belíssima natureza do lugar. Pelo menos foi isso que sentimos dessa última vez.

Veja também onde ficar na Maromba.

Algumas dicas para ser um turista mais consciente

Como já coloquei antes no post, o lugar estava lotado no final de semana prolongado de Páscoa. E infelizmente nos deparamos com vários turistas mal-educados, e com pouca consciência.

Temos diversos destinos no Brasil que podem ser explorados no turismo ecológico, e que devem ser preservados. Parte dessa responsabilidade é nossa, dos turistas.

Por isso aqui algumas dicas do observei na falta de respeito e consciência de muitos.

– Não estacione em local proibido. A estrada para as cachoeiras na Vila da Maromba é estreita e de terra ainda em muitas partes. Para acessar as cachoeiras você pode deixar o carro em um dos estacionamentos da vila e fazer percurso a pé. São 2 quilômetros de caminhada e diversas opções de paradas. Muita gente quer chegar na última cachoeira, a cachoeira do escorrega de carro. Muitos estacionam pelo caminho, em local proibido. O trânsito fica horrível. Seja mais consciente. Aproveite a natureza e o exercício físico. É muito melhor!

– Não jogue lixo nas cachoeiras! O quê? Tem gente que joga lixo? Sim, infelizmente. Latas de cerveja, garrafas de plástico. Bem, não é preciso advogar muito sobre isso. Lixo, quanto menos a gente produzir melhor. E o que produz, descarte no lugar certo.

– Não fume. Pois é, estamos em busca de ar puro e fresco, num lugar lindo com natureza ao redor. Por que fumar? E ainda jogar bituca de cigarro no mato ou na água. Terrível, certo? Mas presenciei vários casos. Se você quer mesmo fumar, leve a bituca para jogar no lixo.

– Não corra na estrada. Ela é sinuosa, de terra e com buracos. Seja prudente na direção. Por você e pelos outros.

– Seja um bom turista.

Ajude a preservar esse destino que é para a família toda.

Leia aqui ONDE FICAR na Vila da Maromba.


Quer saber mais e receber novidades e promoções?




Clicando nos links da página você ajuda a manter o blog, não paga mais por isso, tem a certeza de estar em um link seguro.


PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO

🏨BOOKING.COM Veja melhores tarifas
🏨Hoteis.com
🏠Escolha um AirBnB
📱CHIP INTERNET ILIMITADA em 240 países
🚘ALUGUEL CARRO - cotação com várias empresas
🚌Compre sua passagem de ÔNIBUS
✈️ PASSAGENS aéreas em promoção
🎡Ingressos, tickets, passeios e transfer - cupom: MARIUNIVERSAL.
🚑SEGURO VIAGEM - cotação com várias empresas.
🎫PASSEIOS E EXCURSÕES Get Your Guide
🎟️INGRESSOS PARA JOGOS, SHOWS E TEATRO - EUA

 

Instagram @maripelomundo.blog    Facebook Mari Pelo Mundo

Dúvidas, solicitações e sugestões E-mail: [email protected]

 

Compartilhe esta página..
Share on Facebook
Facebook
0Pin on Pinterest
Pinterest
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

Comente pelo Facebook

comentario(s)

Seguir Andrea:
Sou publicitária e amo viajar. Um grande objetivo: conhecer ao menos um lugar novo a cada ano. Trago aqui dicas e experiências que tive com essas viagens ao longo do tempo. Alguns lugares agora até se repetem, mas com a diferença de viajar na companhia do filhote pequeno.
Últimos Posts de